Focos de degeneração na oposição da Justiça para com os injustos

Primeiro um, e logo depois o outro filho da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges tiveram as respostas a seus ultrajes à lei sob suspeita colocadas por setores da Justiça sul-matogrossense e nacional em contrariedade à incomum lida de outra parte do judiciário regional frente aos padrões de abordagem de ocorrências do tipo. Sorte motivadora para a exigência pela sociedade e a mídia de melhor calibramento da balança julgadora é que a prole da presidente do nosso Tribunal Regional Eleitoral conseguira benesses disputadas por mais descedentes de magistrados!

Como é de praxe, há de se lamentar a escolha dos filhos de Tânia pela guinada rumo ao mesmo caminho lastimante para tantas outras famílias. Tanto vigor tendo adquirido ao longo do tempo por efeito do relaxamento da luta do governo (incluindo entre as esferas do qual aquela onde atua a genitora dos rapazes), mídia e instituições sociais não públicas (tipo a família) para evitar que seduzam os cidadãos em formação, as drogas e as condutas violentas a que levam adentraram muito agilmente aquele lar sem impedimentos pela "muralha de dinheiro e poder" que o estaria contornando. O conhecimento popular da história se apoiou no modo como a juíza de segunda instância tentara remediar a pendenga, indigno, porém, de respaldo solidário.

Em maior parte a notabilidade do enredo se ancora na recente responsabilização criminal de Breno Solon Borges similar à de seu irmão Bruno, 12 anos antes. A recompensa ao primeiro por tráfico de armas e drogas e fornecer ajuda a um bastante perigoso membro de facção criminosa recuou da prisão desde 8 de abril a uma internação psiquiátrica servível no tratameento de sua dependência química, mesmo singelo destino que com o qual o segundo foi agraciado depois de em 2005 roubar a mão armada em associação com um amigo um carro no intuito de aplacar igual vício.

Pouca coisa não era o obstáculo cuja driblagem inseriu Bruno no caminho da "pena alternativa", e, melhor ainda, cumprida fora do estado, imune a um eventual desfecho que ponha as coisas no lugar. O juiz de Água Clara autor do mandado de prisão que fora cumprido contra o empreesário, junto com a namorada e um funcionário de sua serralheria, e o homólogo em Três Lagoas responsável por uma segunda solicitação de tal natureza acatando pedido da Polícia Federal percebiam no meliante uma certa imputabilidade resistente às perturbações patológicas dele. Por que desanimar, contudo, tendo-se uma mãe atuante adicionalmente no tribunal de justiça do estado? Defronte à excepcionalidade do caso o TJMS não descansou, no literal sentido, sem conseguir findar em parte o impasse. Na madrugada do dia 21 do mês passado saía o veredicto do desembargador plantonista José Ale Ahmad derrubando os mandados de encarceramento e determinando hapeas corpus ao duplo empreendedor (nos negócios lícitos e no mundo paralelo) para sua internação, antes exigida por outro similar juiz daquela corte, Ruy Celso Florence.

À encrenca obtida por Breno acabou se aglutinando para a visibilidade pública o antigo débito jurídico penal de Bruno. Como solicitado pela seccional sul-matogrossense da OAB, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) submete a análise o posicionamento de Tânia ante ambos os momentos de vexame de origem interna à família. Ideal passo seguinte agora é assegurar que o poder superior federal dê conta da matéria segundo sua fatídica complexidade.

O julgamento da consistência das penalidades ofertadas aos irmãos, que à mãe pode custar o cargo, é hora crucial para aplicar-lhe os rigores da lei referentes à recusa no empenho pelo respeito a esta fora do tribunal e sem exceções subjetivas. O grau de facilidades materiais em que teve início e se desenvolveu a vida dos sujeitos não ameniza a importância que tiveram dentro de todo o populacho criminoso que inflige medo e prejuízos a grande parte dos majoritários bons brasileiros. Nada ligado à dinâmica dos crimes, além do mais, provando diferenças nos níveis de risco que eles e que seus comparsas representaram às vítimas, têm fortemente no que serem esclarecidos os caminhos em que os fatos desembocaram conduzindo o cúmplice de Bruno para a cadeia, onde quitou nos corretos padrões sua dívida social, como estará acontecendo aos "plebeus" que jaziam com Breno, companhia errada, na hofa e no lugar incorretos. E, com a perda pela desembargadora das blindagens relativas a seu labor ao ser ela afastada, a caixa preta da controvérsia se encontrará em completo estado de abertura, expondo como mais um tema para inquérito o conhecimento pela jurista anterior à exposição pública de todo o escândalo do uso de um carro seu por Breno nas empreitadas ilícitas e a reação dela a isso.

Uma rápida consulta pelo Jornal de Domingo ao site do TJMS localizou mais cinco processos envolvendo pedido de internação psiquiátrica para familiares de servidores judiciários. Está à vista, assim, majestoso alvo para fiscalizações visando aferir a obediência das tramitações aos limites que conferem à lei isonomia na punibilidade a todos que a violarem, de modo que seu peso só esteja ajustado ao potencial ofensivo dos desacatos. A depender do que for encontrado de inaceitável, se estabelecerá para os virtuosos operadores de nossos entes judiciários o compromisso em remodelar os princípios de funcionamento daquele poder susceptíveis a que deles se valham para fugirem da força da lei quando ela for direcionada merecidamente aos mesmos ou pessoas ao seu redor.

O engajamento na luta teve sua importância ajustada ao patamar a que declina a credibilidade da justiça penal no estado, seguindo a média nacional. Como se fosse pouco deixar na mão, em parceria com os poderes legislativo e executivo e os organismos extraoficiais influentes sobre as massas, a demanda por bases para eficientes políticas contra o banditismo, o parentesco de agressores da ordem social com membros da Justiça agora a torna uma potencial redentora barata dos delinquentes. Avante, em prol de afastar o risco de a toga se voltar contra todos nós, numa inversâo de seu papel, ao dispor bandidos de estimação para candidatarem-se a guias fortalecedores do poder paralelo!

(Referências:
http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/outro-filho-de-desembargadora-tambem-trocou-presidio-por-clinica/309026/

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/cnj-investiga-beneficio-a-outro-filho-de-desembargadora/309207/

https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/oab-pede-afastamento-de-presidente-do-tre-apos-acusacoes-de-beneficios

http://m.jd1noticias.com/geral/desinformacao-cnj-nao-tem-sessao-esta-semana/38783/

http://m.jd1noticias.com/geral/internacao-de-filho-de-desembargadora-nao-e-fato-novo/38116/

https://www.campograndenews.com.br/cidades/tj-libera-e-filho-de-desembargadora-preso-por-trafico-vai-para-clinica-em-sp

http://m.topmidianews.com.br/policia/desembargador-derruba-ate-mandado-da-policia-federal-e-manda-filho/73143/

http://www.ojacare.com.br/2017/07/21/no-plantao-tj-ignora-pf-dois-juizes-e-manda-internar-filho-de-desembargadora/

http://www.ojacare.com.br/2017/07/20/pf-mela-plano-para-salvar-doente-que-usava-carro-em-nome-da-mae-presidente-do-tre-para-levar-droga/

http://www.ojacare.com.br/2017/07/18/tj-concede-hc-e-interna-filho-de-presidente-do-tre-acusado-de-trafico-e-de-vender-armas-faccao/

http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-faz-um-desembargador/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve