Chocolate da morte

Em Barão do Triunfo, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, um menino de oito anos passou mal em uma escola após comer bolinhas semelhantes a chocolate e morreu após ser transferido para a capital. A suspeita é de que o garoto teria ingerido "chumbinho", veneno que, apesar de ser proibido, ainda é usado para matar ratos. O material havia sido levado à escola por um colega do menino; o pai deste teria achado uma sacola com o suposto veneno na rua.
Produtos perigosos devem ser mantidos fora do alcance das crianças (já o "chumbinho" nem deve ser adquirido, já que é ilegal). São muito comuns os casos de mortes por ingestão de "chumbinho" já que este é muito tóxico e não tem antídoto. Quem tem problemas com ratos em casa deve usar venenos legalizados, registrados na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Apesar de demorarem para fazer efeito, estes são mais eficazes e seguros.
Apesar de sua aparência "milagrosa", o "chumbinho" não funciona. O rato que come o veneno  morre na hora próximo à "comida" e os outros animais acabam rejeitando o produto. Portanto, além de arriscar a própria vida e a de seus familiares e animais domésticos, quem compra isso acaba jogando dinheiro fora.
Atenção leitor! Se você conhece algum estabelecimento que comercializa "chumbinho", denuncie! Você estará salvando muitas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve