Susto e prejuízos

Neste sábado uma enorme erosão destruiu casas, estabelecimentos comerciais e veículos no bairro São João, em Abaetetuba, no Pará. Outras construções correm risco de desabar. Não houve  mortos nem feridos, mas muitas  famílias perderam a casa e os pertences. A região fica próxima ao rio Maratauíra. As vítimas foram levadas ao ginásio de esportes da cidade. Uma campanha está sendo realizada para arrecadar doações, como alimentos, roupas e produtos de higiene. De acordo com Paula Pinheiro, engenheira ambiental da Universidade Federal Rural da Amazônia, o solo da região onde ocorreu o acidente é de várzea e não suportou o peso das construções.
Os culpados por esse desastre são os governos (tando municipal quanto estadual ou federal), que não tomaram medidas eficazes para evitar que a população ocupe áreas de risco, assim como nos casos de deslizamentos de terra que ocorrem na região Sudeste.
Agora é hora de a população de Abaetetuba se juntar para ajudar os mais necessitados. O governo também tem que fazer sua parte nesse sentido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve