Arruaceiros causam pânico e prejuízos em escola

Nesta terça-feira, a escola estadual Benevenuto Madureira, em Santos, no litoral paulista, foi palco de tumulto e atos de vandalismo. A confusão se iniciou durante o recreio, quando alunos vândalos começaram a provocar pequenos incêndios na escola e destruir objetos como cadeiras, canecas, lixeiras, bebedouros etc. Parentes de estudantes receberam ligações para buscá-los. A polícia teve de ser chamada para conter os distúrbios. Dois adolescentes suspeitos de envolvimento na bagunça foram encaminhados à Delegacia da Infância e da Juventude (DIJU) e depois liberados; enquanto os garotos eram levados à delegacia, um deles, que já havia sido apreendido por roubar uma bicicleta, ameaçou a vice-diretora dizendo: "Você vai morrer". Segundo a Diretoria Regional de Ensino de Santos, a escola possui um professor-mediador, profissional existente na rede estadual de ensino para ajudar alunos na resolução de conflitos.
Como se pode ver, com adolescentes infratores não se brinca! As autoridades devem parar de tratá-los como inofensivas crianças, pois eles podem ser tão ou até mais perigosos que os criminosos adultos! Um dos bandidos mirins que teriam avacalhado o espaço e os materiais da escola até ameaçou a vice diretora! E o moleque já havia aprontado! Se nada for feito para afastá-lo da criminalidade o quanto antes, ele poderá fazer parte do PCC futuramente!
É preciso ensinar à sociedade a importância de se preservar o patrimônio público, que, como o próprio nome diz, é utilizado e mantido por todos nós com nossos impostos. Quem pratica vandalismo não se importa com os prejuìzos que esse ato pode causar a si mesmo e a toda a coletividade.
Todas as escolas deveriam ter profissionais que auxiliem os alunos a resolver conflitos que possam vir a enfrentar na própria instituição ou na família. É claro que isso não elimina por completo a violência e o vandalismo nos colégios, mas ajuda os estudantes a solucionar seus problemas de forma mais inteligente, contribuindo para que pelo menos a maioria deles não tome essas atitudes irracionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve