Catadores de lixo trabalharão com mais segurança

No último dia 30, a área de transição do lixão de Campo Grande, aqui no estado, foi interditada por estar funcionando de forma inadequada e em desacordo com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal para garantir a segurança dos catadores de materiais recicláveis. Porém, nesta quinta-feira (5), foi decidido durante uma reunião no Ministério Público do Trabalho envolvendo este, a Prefeitura de Campo Grande, a empresa CG Solurb e os catadores, que estes poderão retornar ao lixão a partir desta segunda. Eles ficarão durante 30 dias como experiência e deverão obedecer as regras estabelecidas pelo TAC para evitar novas interdições.

As autoridades estão certíssimas ao dar atenção aos catadores. Trata-se de um trabalho digno como qualquer outro, apesar de não ser dos mais agradáveis. E esses profissionais são exemplares por lucrarem com tudo que a gente despreza e ajudarem a preservar o meio ambiente.

Mas, para evitar maiores problemas, os catadores precisam seguir corretamente as normas para o bem da coletividade e os responsáveis pelo lixão devem criar condições para que isso ocorra, oferecendo-lhes equipamentos de segurança adequados e orientando-os a respeito da importância dessas regras, por exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve