Metroviários fazem uso indevido de seus direitos

Em uma sessão realizada neste domingo, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) considerou abusiva e ilegal a greve que os funcionários do metrô da cidade de São Paulo mantém desde quinta-feira como forma de exigir aumentos salariais. A decisão foi tomada porque os trabalhadores desobedeceram a obrigação de manter todos os trens em funcionamento nos horários de pico e pelo menos 70% nos demais. Estes decidiram manter a greve. O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que eles poderão ser demitidos.

Os metroviários realmente têm direito de reivindicar melhorias nos salários e condições de trabalho. Isso, porém, deveria ser feito de maneira mais civilizada, de forma que não afetasse tanto os paulistanos. Com essas ações abusivas, a já caótica rotina da população piorou mais ainda, resultando em sérios prejuízos sociais e econômicos.

Esses trabalhadores precisam ser punidos pelos transtornos causados por suas atitudes. Porém, as demissões, por enquanto, não são a melhor punição a ser aplicada, pois causarão uma diminuição no número de funcionários disponíveis para atender aos usuários do metrô, o que agravará ainda mais as coisas. Antes de mandar os grevistas embora, é preciso realizar a capacitação de novos funcionários para substituí-los; mas, para isso, deve-se tomar medidas para atrair possíveis interessados em trabalhar no metrô (oferecer bons salários, realizar melhorias na infraestrutura desse sistema de transporte, entre outras).

Nessa greve, assim como em muitas outras, os interesses políticos e econômicos dos participantes estavam acima dos de toda a sociedade. E ninguém saiu vitorioso nessa história!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve