Tentativa de acalmar o rio

Há algumas semanas a prefeitura de Embu, na Grande São Paulo, iniciou, por meio da Secretaria de Obras, um plano de escoamento de água para evitar, nas regiões próximas à sede da administração municipal, inundações causadas pelas cheias do rio Embu Mirim. Estão sendo colocados dutos na área da rua Rio Grande do Norte com a avenida São Paulo.

Historicamente, muitos bairros e cidades inteiras nasceram e cresceram às margens de rios, lagos, represas e similares por motivos econômicos, políticos e sociais ou em razão do crescimento urbano desordenado resultante da incompetência dos governantes para evitá-la. Já que nem sempre é possível remover os habitantes dessas áreas de risco, deve-se tomar medidas para aumentar a quantidade de locais para onde a água deve escoar, evitando as inundações e suas consequências.

Além dessa obra antialagamento que está sendo realizada nas proximidades da sede do governo municipal, também é preciso fazer melhorias nos sistemas de escoamento de água dos bairros periféricos. Os cidadãos que residem nessas áreas também não merecem continuar perdendo tudo o que conquistam de forma digna a cada enchente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve