Tragédia no domingo de manhã

Na madrugada deste domingo, o ônibus que transportava a dupla sertaneja Marcos e Belutti e sua equipe se envolveu em um acidente em um trecho muito perigoso da BR-370 próximo a Cáceres, no Mato Grosso (não confundam com o meu estado). Os cantores e seus funcionários voltavam de um show ocorrido na cidade quando o veículo tombou na Serra do Mangaval. O baixista Rafael Sales, de 31 anos, morreu. Vários outros ocupantes ficaram feridos. Marcos e Belutti não sofreram ferimentos. O corpo de Rafael foi sepultado nesta segunda-feira em Santo André, na Grande São Paulo; ele havia se casado há poucos meses. O acidente pode ter sido causado pela neblina que cobria a estrada no momento do desastre e pela presença de óleo naista. O caso está sendo investigado pela polícia de Mato Grosso.

As autoridades também precisam averiguar a hipótese de o condutor do ônibus ter dormido ao volante. Muitos motoristas são pressionados por seus empregadores a cumprir extensas jornadas de trabalho, o que lhes deixa cada vez mais cansados, reduzindo a atenção e aumentando o risco de acidentes. Caso forem comprovadas irregularidades dessa espécie, os responsáveis pela administração da carreira de Marcos e Belutti precisam ser punidos, pois essa atitude teria colocado em risco a vida dos ocupantes do ônibus (incluindo os cantores) e de toda a sociedade. Os governos municipal, estadual e/ou federal também merecem ser responsabilizados se o trecho onde ocorreu a tragédia estiver em más condições, que possam ter contribuído para a mesma.

O governo e a própria população têm que colaborar para melhorar a segurança nas estradas. O poder público deve investir em melhorias na estrutura das vias, como pavimentação, sinalização e iluminação. Os motoristas em geral têm que respeitar todas as regras de trânsito e fazer revisões e manutenções em seus veículos a fim de evitar vários problemas, como mau funcionamento dos faróis (que torna mais perigoso o tráfego durante a noite ou sob chuvas ou neblinas), vazamentos de óleo (que também podem resultar em acidentes), entre outros. Quem dirige por longas horas, inclusive de noite, tem direito ao descanso, e as empresas que se utilizam serviços de transporte devem respeitá-lo! Para isso, os governantes precisam aumentar a fiscalização para garantir o cumprimento da lei existente sobre esse assunto e aplicar punições mais rígidas aos empregadores que a desobedecerem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve