Bandalheira até na Cruz Vermelha

Segundo uma auditoria encomendada pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha, sediada em Genebra, na Suíça, e feita pela empresa britânica Moore Stephens, uma milionária quantia em dinheiro doada à Cruz Vermelha Brasileira para ajudar vítimas de catástrofes como as chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, o terremoto seguido de tsunâmi no Japão e a crise de fome ocorrida na Somália (país localizado na África), foi desviada entre 2010 e 2012 para a ONG Humanus, de São Luís, no Maranhão. A organização é comandada por Alzira Quirino da Silva, mãe de Anderson Choucino, que na época era vice-presidente da Cruz Vermelha Nacional.

Como se não bastassem as barbáries que ocorrem na política brasileira, nem mesmo essa mundialmente conhecida e respeitada instituição conseguiu escapar do mar de lama. Ao serem subtraídos, esses recursos fizeram muita falta para os que realmente necessitavam deles. Isso pode ter dificultado o atendimento às vítimas dos desastres, fazendo com que muitos inocentes pagassem (em muitos casos, com a própria vida) o preço dessa desonestidade! E, com a divulgação do escândalo, haverá uma redução na quantidade de doações para a Cruz Vermelha (afinal, quem vai querer contribuir sem ter a garantia de que o dinheiro será realmente utilizado para os fins a que se destina?), o que afetará seu trabalho durante futuras situações de emergência.

A Polícia e as autoridades ligadas à Justiça têm que apurar o caso para descobrir como tudo aconteceu, identificar os envolvidos e a participação de cada um. Eles devem ficar por bastante tempo encarcerados por terem praticado essa injustiça contra as pessoas necessitadas em nome de seus interesses individuais. E esperamos que esses criminosos não recebam nenhum benefício (prisão domiciliar, direito à liberdade, a sair da cadeia em datas especiais, entre outros).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve