Espaço cultural sem uso e abandonado

A Concha Acústica Paulino Santiago, construída em Itapira, no interior de São Paulo, com recursos municipais e federais e inaugurada em 2012, não está sendo utilizado para o fim a que se destina (atividades culturais) e encontra-se em estado de abandono. O mato toma conta dos arredores do edifício, que em maio foi alvo de vândalos, que arrombaram portas. Um banheiro anexo ao local está sujo, é frequentado por estranhos e também sofreu depredações (arrombamento da porta e furto de torneiras). Nada foi feito para reparar os danos.

A Prefeitura de Itapira não tem preparo suficiente para gerenciar o funcionamento da Concha Acústica e garantir a conservação do espaço. E, em razão disso, o local está sucumbindo sob a ação do tempo e dos marginais, o que traz riscos a quem mora ou trabalha nas proximidades, reduz as possibilidades de lazer de toda a população da cidade e faz com que todo o povo brasileiro leve esse prejuízo.

Antes de fazer uma obra pública de qualquer espécie, os governantes precisam verificar e, se necessário, desenvolver ações para melhorar, seu grau de competência para mantê-las em bom estado e funcionando bem. Se essas providências fossem tomadas, os serviços públicos funcionariam melhor e situações vergonhosas, semelhantes ao que acontece em Itapira, bem como em todo o Brasil, seriam evitadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve