Sujeira, acidente e confusão

Neste fim de semana, cerca de 5 mil litros de um óleo usado na pavimentação de vias públicas vazaram em um tanque de uma empresa de engenharia na rua Cotegipe, no bairro Coophasul, em Campo Grande, aqui no estado. Durante a madrugada do domingo, o Corpo de Bombeiros interditou a via para socorrer um motociclista que havia caído na pista. Um carro onde estavam o cabo do Exército Caio Cézar Guimarães Azambuja (o motorista) e sua esposa, a estudante Renata Domingues, ambos de 25 anos, furou o bloqueio e ficou sujo. Minutos depois, o casal retornou e iniciou uma discussão com os bombeiros; Floraci Teixeira, que servia café aos soldados, e uma militar da corporação foram agredidos por Renata a socos e pontapés. Os jovens foram encaminhados a uma delegacia, onde prestaram depoimento e foram soltos após pagamento de fiança; além do envolvimento na confusão, o motorista estava dirigindo embriagado. Funcionários da Prefeitura jogaram terra na pista para absorver o óleo e uma empresa particular foi contratada para recolher o material. A companhia proprietária do tanque será multada; segundo o dono, Arnaldo Cafure, o equipamento não estava em uso há dois anos.

Agora as autoridades devem investigar a conduta da empresa. É preciso verificar se e a documentação da mesma estava regular e se o tanque já havia passado por algum tipo de manutenção durante todo esse tempo em que esteve em desuso. Caso tenham sido praticados atos imprudentes, estes representaram ameaças à segurança do motociclista e dos moradores da região, à saúde destes e ao meio ambiente. E os responsáveis têm que pagar por isso!

É uma pena que o casal que furou o bloqueio já esteja soltinho da Silva, como se nada tivesse acontecido. A moça desrespeitou os bombeiros (que não deveriam ser tratados dessa maneira em virtude da importância de seu trabalho), como se estes fossem culpados pela situação em que o carro ficou após passar pela pista suja. O responsável por isso foi o companheiro dela, que, mesmo depois de ter consumido álcool, resolveu dirigir e acabou furando o bloquetyio por falta de atenção e, durante o trajeto, colocou em risco a vida da própria companheira e de outras pessoas (incluindo os bombeiros, cujo trabalho com certeza foi afetado pela passagem do veículo intruso). Além disso, o rapaz, que é um militar no Exército, tornou-se a vergonha dessa seríssima instituição em virtude do exemplo que deu a seus colegas de farda e toda a sociedade. Ele merece ser definitivamente expulso do quartel!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve