Suspeita de superlotação em escolas

Em Dourados, aqui no estado, a Justiça instaurou um procedimento preparatório contra o governo estadual e a Prefeitura. A ação tem como objetivo apurar a ocorrência de superlotação em salas de aula de escolas; o Ministério Público Estadual também partivipará dos trabalhos.

A superlotação em salas de aula prejudica o desempenho dos alunos e dos professores. Estes ficam sobrecarregados na hora de auxiliar os estudantes a fazer suas tarefas. E o excesso de alunos pode resultar em problemas como tumultos, desconforto (que é muito maior em épocas de calor) e redução da quantidade de carteiras disponíveis para todos. Essas situações afetam a capacidade de aprendizagem dos estudantes e causar estresse e outros problemas emocionais aos educadores.

Se esse problema realmente estiver ocorrendo, o MPE e a Justiça têm que tomar providências para obrigar o Poder Público a resolvê-lo. Com o crescimento da população é preciso investir constantemente em melhorias na infraestrutura de centros de educação infantil, escolas e universidades, e na construção de novos estabelecimentos para evitar que os já existentes fiquem superlotados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve