População faz o papel do Poder Público

Há vários dias, moradores do bairro Mocambinho, em Teresina, no Piauí, se juntaram e pagaram trabalhadores para limpar um terreno onde deveria ser construída uma praça, mas foi tomado pelo mato e se transformou em depósito de lixo, entulhos e animais mortos. Além disso, não há iluminação no local. Não é a primeira vez que a população do bairro toma, por conta própria, medidas para melhorar a situação de espaço; já foram plantadas árvores no mesmo.

A sorte é que os habitantes do bairro se unem para fazer as manutenções no terreno. Se não fosse isso, a situação estaria pior! Mas, mesmo assim, é necessário que os governantes (principalmente os municipais) se empenhem para resolver definitivamente os problemas, já que essas ações com certeza não surtem tanto efeito, não podem ser realizadas com tanta frequência pelos membros da comunidade devido a suas condições financeiras e trazem riscos aos trabalhadores contratados para realizá-las em razão da falta de equipamentos e preparo adequados.

Ninguém é obrigado a tirar dinheiro do próprio bolso e arriscar sua integridade física para fazer um serviço que deveria ser executado pelo Poder Público mediante a aplicação adequada dos recursos oriundos dos impostos que pagamos. Caso tudo continue como está, o povo do Mocambinho tem que pressionar as autoridades a tomarem providências (uma boa forma de se fazer isso é protestar nas proximidades de algum órgão público). É muito importante que essa praça seja construída para que o terreno tenha utilidade e, após a conclusão da obra, deve-se contratar um vigilante ou exigir que a polícia ou a Guarda Municipal façam rondas; essas ações evitarão que a área de lazer seja ocupada por drogados e marginais, ou seja, vão evitar o surgimento de novos problemas depois da resolução dos antigos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve