Autoridades farão ações para evitar que a qualidade de vida humana e a natureza se reduzam a fumaça e carvão

Acontecerá neste sábado em Palmas, capital de Tocantins, o Dia D de combate às queimadas. A população receberá informações sobre como prevenir e controlar os incêndios, bem como suas consequências. A zona rural, onde a incidência do problema é maior, será priorizada. O evento vai contar com a atuação de várias secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), Eletrobrás Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A.), Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e órgãos estaduais, como Naturatins (Instituto de Natureza de Tocantins), Defesa Civil, Saneatins e Celtins (as companhias responsáveis pelo fornecimento, respectivamente, de água e luz aos tocantinenses).

As queimadas são uma ameaça ao meio ambiente, à saúde e à segurança da população. O fogo fora de controle pode atingir construções, objetos, áreas verdes e até pessoas e eliminar a fertilidade de propriedades rurais; a fumaça provoca enfermidades principalmente em crianças e idosos, contribui para intensificar o efeito estufa e diminui a visibilidade em ruas, avenidas, estradas e pistas de aeroportos e heliportos, tornando-os mais vulneráveis a acidentes.

Os focos de incêndio podem ser evitados se o povo fizer sua parte não ateando fogo em lixo, terrenos baldios e áreas onde ocorrem atividades agropecuárias e tomando cuidado com objetos que possuam ou produzam fogo, como bitucas de cigarro, fósforos, fogos de artifício e balões de festa junina, cuja fabricação, venda, transporte e soltura são proibidos por lei. O lixo deve ser coletado e submetido a reciclagem e outros destinos adequados; no campo, é recomendado efetuar o plantio direto, ou seja, sobre a matéria orgânica, ao invés de queimá-la; esse procedimento deixa o solo mais fértil e protegido contra a erosão. E é importante que se faça, em todo o Brasil, investimentos em melhorias nas escolas rurais para que seus alunos (tanto crianças quanto adolescentes e adultos) adquiram conhecimentos que ajudem a evitar as queimadas e outras práticas incorretas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve