Fortuna de governantes do México pode cair pela metade

Nesta quarta-feira, senadores dos partidos PAN, PRD e PT sugeriram a realização de uma consulta popular para saber a opinião dos mexicanos sobre a proposta de se reduzir em 50% o salário do presidente Enrique Peña Nieto (PRI) e dos altos funcionários do governo.

Provavelmente, o partido do presidente e o grupo formado pelos dos senadores fazem oposição um ao outro. Então, é possível que eles estejam propondo isso para prejudicar o governo; se houver suspeita de que o objetivo seja esse, ele tem que averiguar o caso e punir os envolvidos com a perda de seus cargos, altas multas ou até com prisão se forem comprovadas essas más intenções. Mas, se realmente estiverem preocupados em assegurar os direito dos mexicanos e Peña Nieto e/ou seus aliados resolverem atrapalhar o processo para continuarem ricos e gastando com futilidades grande parte do dinheiro que seu povo arrecada através dos produtos e serviços que usa, eles é que devem ser submetidos a tais medidas.

Caso a vontade popular conduza à redução dos privilégios oferecidos ao presidente e aos altos funcionários, haverá economia de recursos publicos, podendo provocar aumento nos investimentos necessários ao enfrentamento das adversidades que afetam o México, como a pobreza de grande parte de seus habitantes e as enormes taxas de criminalidade motivadas pelas disputas pelo controle do tráfico de drogas. Entretanto, para que estas quantias com valor aumentado sejam empregadas corretamente nos fins a que se destinam, medidas para diminuir a chance de ocorrência de corrupção e outras condutas de mau uso delas têm que ser postas em prática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve