Instituição mudará de endereço para melhor atender trabalhadores

No próximo mês a Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu, no Paraná, passará a funcionar na rua Xavier da Silva, no Centro. O atual prédio, localizado na região da Terra das Cataratas, não tem espaço suficiente para a realização adequada dos atendimentos, cujo número dobrou desde o ano em que houve a inauguração, e enfrenta problemas estruturais físicos, presentes no chão, nas paredes, no teto e no banheiro, por exemplo, motivos pelo qual já chegou a ser interditado; o novo imóvel, que está passando por reformas, é mais amplo e tem até adaptações necessárias aos portadores de deficiências. Ambos são alugados pelo governo estadual. As atividades ficarão suspensas por uma semana em razão da transferência; quem estiver precisando utilizar algum serviço da agência para o qual estiver estipulado um prazo que pode expirar durante esse período precisa se adiantar.

O estado em que se encontra o atual edifício é prejudicial aos cidadãos que fazem uso dos serviços e principalmente a aos que lá trabalham. Os problemas físicos na estrutura os tornavam mais vulneráveis a doenças e até acidentes durante o trabalho; com a falta de espaço, certamente havia um grande desconforto, sobretudo nas épocas mais quentes, que também ameaçava a saúde e com certeza provocava estresse, afetando a qualidade dos trabalhos. Mas, no próximo mês, isso vai diminuir; a nova instalação possui mais espaço para atender a demanda, resultante provavelmente do crescimento populacional e/ou da abertura de novas empresas, que podem ter ocorrido nesses anos. E quem tem algum compromisso cujo prazo para ser cumprido vence na semana em que a agência ficará parada tem de se apressar para evitar que a transferência traga consequências negativas e somente desfrutar de seus benefícios.

O inconveniente é que o novo estabelecimento, tal como o antigo, é alugado, ou seja, funcionará enquanto o aluguel for pago; esperamos que o Estado faça isso regularmente a fim de evitar um possível despejo. Mas seria melhor se o Poder Público local erguesse seu próprio prédio para não precisar encarar essas despesas evitáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve