Suspeita de furto de água

Nos últimos dias estão ocorrendo oscilações na vazão do rio Uberaba, que abastece os habitantes da cidade do mesmo nome, em Minas Gerais. O problema foi detectado por meio de uma vistoria feita com um helicóptero sobre a Área de Preservação Ambiental (APA) do rio, cuja situação já não estava boa em virtude da falta de chuvas. O CODAU (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba) suspeita que esteja acontecendo captação irregular de água para uso em propriedades rurais. A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público para que este a investigue.

Se a suspeita for confirmada, as autoridades precisam agir para impedir que essa prática gere problemas no abastecimento de água, que prejudicarão o povo e a economia uberabenses (se é que estes já não estão ocorrendo); os proprietários rurais que estiverem fazendo isso devem receber altíssimas multas ou até ser presos. É praticamente um crime desviar, por qualquer motivo, água de rios destinados a abastecer a população e que, ainda por cima, estejam sendo afetados por algum problema que dificulte os serviços.

Possivelmente essa não é a primeira estiagem registrada em Uberaba e outros municípios do Triângulo Mineiro e demais regiões do estado de Minas. Se realmente essas variações climáticas forem frequentes, os trabalhadores do setor agropecuário precisam se preparar para enfrentá-las investindo em técnicas e equipamentos de irrigação e outros procedimentos que diminuam ou até eliminem a necessidade de desvio de grandes quantidades de água de rios, lagos e similares; assim, eles estarão reduzindo os prejuízos causados pelas intempéries às suas atividades econômicas sem precisar provocar danos ambientais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve