Assassinato pode ter sido motivo de outro homicídio

Na quarta-feira da semana passada, duas pessoas foram assassinadas em Eunápolis, na Bahia, e os crimes podem ter ligação entre si. No fim da tarde, Milton de Jesus Oliveira, de 26 anos, foi morto com um tiro no peito na rua Capixaba, bairro Rosa Neto, após tentar matar outra pessoa com quem teria se envolvido em uma briga; ele foi morto por essa pessoa após esta ter conseguido tomar sua arma, que havia falhado. Por volta das 19 horas, amigos de Milton teriam supostamente vingado sua morte assassinando um suspeito, Fernando de Jesus Souza, de 29 anos, com vários tiros na casa do sogro deste, localizada na rua Wilson Nunes, bairro Juca Rosa. Segundo a esposa de Fernando, ele era trabalhador rural e não tinha passagens pela polícia; de acordo com o pai de Milton, esse é o terceiro filho que ele perde devido à violência.

É provável que Milton tenha dado início a toda essa confusão. Ele certamente tinha uma má reputação, que o fez se envolver nessa briga na qual perdeu sua vida e possivelmente em outras rixas anteriores. Seus amigos também gente boa não são, pois podem tê-lo influenciado a seguir caminhos errados e em razão da atitude que tomaram após sua morte; se fossem gente de bem, essas pessoas teriam agido de forma cizilizada procurando a polícia e ajudando-a nas investigações em vez de fazerem justiça por conta própria, assassinando um rapaz que a princípio não tinha nada a ver com o ocorrido. Mesmo que Fernando fosse o autor, esse ato não resolveria o problema, pois, além de não trazer Milton de volta, envolveria os assassinos em problemas com a polícia e a família e amigos da segunda vítima, tal como já pode estar acontecendo agora.

Aí está o resultado das atitudes dessas pessoas que tiveram a brilhante ideia de resolver seus problemas usando a violência em vez de procurar entrar em acordo com seus desafetos ou, se isso não era possível, afastar-se deles e procurar ajuda junto às autoridades policiais em caso de risco de alguma represália. Duas famílias estão sofrendo com essas perdas, sendo que, em uma delas, essa é a terceira vez que isso acontece, e a vida dos assassinos e também de seus parentes e amigos nunca mais será a mesma!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve