Homem vítima de verminose e seus familiares clamam por ajuda urgente

Em Anastácio, aqui no estado, a família de Gildo Lozano, de 51 anos, que é casado e tem duas crianças, está fazendo uma campanha para arrecadar R$ 100 mil destinados ao custeio das despesas de uma cirurgia da qual ele precisa para retirar do cérebro cistos de vermes causadores de neurocisticercose, doença que afeta o sistema nervoso central e é adquirida através do consumo de alimentos contaminados com ovos dos parasitas, conhecidos como tênias ou solitárias. Os transtornos começaram a se manifestar em Gildo na forma de fortes dores de cabeça e evoluíram para sintomas mais graves, como hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro), vômitos após as refeições, dificuldades para andar e grande perda de peso; ele chegou a pesar 90 quilos, mas perdeu 40. Incapacitado pela doença, o homem não pode mais trabalhar. A família de Gildo já procurou hospitais de Campo Grande, mas estes "empurram" a responsabilidade um para o outro e acabam não fazendo a cirurgia. A secretaria de saúde de Anastácio informou que já recebeu a lista de materiais necessários ao procedimento, que seria feito no Hospital Regional de Campo Grande, mas não há previsão de quando ele será realizado. Enquanto isso, Gildo diz estar vendo a vida ir embora e morrendo aos poucos.

Se tiver que depender da saúde pública, quando esse pai de família vai ter direito de se submeter a essa cirurgia para ao menos amenizar as consequências de sua doença e voltar a fazer parte de suas atividades domésticas e profissionais? Talvez, quando chegar o dia da mesma, ele não estará mais neste mundo! Quem puder deve ajudar este cidadão para que eles passe por essa intervenção imediatamente para não sofrer com a lentidão da secretaria nas negociações com a da capital para obter uma vaga com mais facilidade e a desorganização dos hospitais, que nem sabem o que fazer.

Os órgãos municipais e estaduais têm que ficar de olho nos estabelecimentos que produzeum ou comercializam produtos alimentícios, fiscalizando-os com bastante frequência e punindo os proprietários que não estiverem obedecendo as normas vigentes com multas e até fechamento definitivo desses locais; nisso, as instituições falharam (e falham até hoje) por falta de planejamento em suas ações e/ou de pessoal qualificado e equipamentos em condições e quantidade suficientes. Enquanto isso, os donos desses negócios clandestinos continuam atuando a seu modo, não dando a mínima para a saúde dos clientes, que adquirem os produtos impróprios por falta de conhecimento sobre como averiguar a qualidade dos mesmos ou em busca de preços baixos, que não compensam os riscos. Os consumidores devem ser espertos, observando, antes de comprar um alimento, sua validade, seu aspecto físico e a situação em que está o lugar onde é feito ou vendido e, em caso de desvios de conduta, acionar a polícia , a Vigilância Sanitária e demais autoridades para assegurar o acesso a produtos que estejam de acordo com as regras. O consumo de comida contaminada com vermes ou micróbios pode causar muito mais do que simples vômitos e diarréia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve