Idosos recebem atenção especial

Do dia 29 do mês anterior até o último dia 3, a Prefeitura de Brasilândia, aqui no estado, realizou a Semana do Idoso, durante a qual eles tiveram acesso a serviços de beleza e lazer, com atividades físicas, jogos de mesa (bingo e truco), palestras sobre os direitos de quem está na "melhor idade" e um passeio no Balneário de Pauliceia, no interior paulista. No dia do encerramento, houve a posse do Conselho Municipal do Idoso (CMI), formado por membros de organizações públicas e não-governamentais diretamente ligadas à defesa ou atendimento das necessidades deste grupo social; o cargo de conselheiro é remunerado e o mandato dura dois anos.

Esse evento trouxe grandes oportunidades aos participantes. Eles puderam se informar mais sobre como garantir a obediência à legislação que estabelece seus direitos e ainda se divertiram muito, com direito até a um passeio em um lugar diferente e onde há um maior contato com a natureza; certamente grande parte dos presentes nunca teve essas chances durante a juventude por terem começado a trabalhar muito cedo para sustentar a família. Além do mais, foram empossados os membros do conselho encarregado de garantir que o Poder Público atenda às necessidades desses cidadãos.

Mesmo não sendo pagos para exercer suas funções, os conselheiros do CMI têm que se esforçar para garantir que a Prefeitura atenda aos anciãos oferecendo-lhes auxílio médico e lazer durante todas as épocas do ano; os membros da organização têm uma enorme responsabilidade, pois vão vão conhecer os desafios proporcionados pelo avanço da idade, fase pela qual todos nós passaremos. Os próprios idosos ou seus parentes ou outros responsáveis precisarão monitorar a atuação do conselho para que tudo corra bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve