Materiais para alimentação escolar são trocados de forma parcialmente adequada

Desde agosto, a Prefeitura de Aquidauana, aqui no estado, através da Gerência de Educação, vem substituindo aos poucos os pratos, copos e talheres utilizados no consumo da merenda nas escolas municipais. Os alunos do Ensino Fundamental estão recebendo pratos de vidro no lugar dos de plástico, enquanto estão sendo adquiridos para a Educação Infantil colheres em inox, canecas e pratos de alumínio.

Os utensílios metálicos são mais duradouros e fáceis de lavar; neles, podem ser usados produtos de limpeza mais eficientes, o que com certeza não é possível nos de plástico, que sofrem desgaste com a ação de agentes químicos. Com isso, a comida será servida com mais higiene.

Mas essa iniciativa não é perfeita devido ao fato de os alunos do Ensino Fundamental estarem recebendo pratos de vidro, que são um perigo para eles e podem gerar prejuízos aos cofres públicos. Caso esses utensílios sejam derrubados no chão ou usados pelos estudantes como armas durante brigas com seus colegas, as consequências podem ser desastrosas e cada prato despedaçado vai custar caro ao governo e a todos os cidadãos, de cujos bolsos partiu o dinheiro para sua aquisição. Não há como impedir que essas coisas ocorram; hoje em dia a violência nas escolas cresce sem parar, pois os estudantes não respeitam mais as autoridades escolares (que, por vezes, também tornam-se vítimas dessa violência) em razão das ineficientes políticas voltadas aos jovens e da negligência dos pais ou responsáveis, que, em muitos casos, passam o dia inteiro fora de casa e se preocupam apenas em engordar os bolsos, esquecendo-se de educar adequadamente os menores; além do maís, os colégios são locais de convívio social e, por esse motivo, os frequantadores circulam com os pratos nas mãos enquanto se distraem com os amigos, o que pode causar a queda dos objetos, da qual a culpa não será dos usuários, e sim dos gestores aquidauanenses.

Seria melhor se as duas áreas de ensino recebessem pratos de metal. Com certeza as autoridades municipais acham que o fornecimento dos utensílios em vidro ao Fundamental vai ajudar a reduzir os gastos com a substituição dos de plástico em razão do desgaste natural, mas eles estão muito enganados, pois vão ter mais dor de cabeça ainda com as reposições desses novos materiais, cuja frequência vai ser muito maior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve