Cidade e região vão contar com novo hospital

Na tarde desta segunda-feira o governador daqui do estado, André Puccinelli (PMDB) assinou, durante um evento na Prefeitura de Dourados, a ordem de serviço que autoriza o início da construção do Hospital Regional em um terreno na BR-463, saída para Ponta Porã. Ainda não há previsão de quando as obras vão começar. O hospital atenderá a população de Dourados e de outros 34 municípios, contará com, ao todo, 200 leitos (nas duas etapas da construção) e fornecerá atendimento em setores como urgência e emergência, cardiologia, nefrologia, oftalmologia e cirurgia geral. Essa nova unidade de saúde pode ajudar a desafogar outras, como o Hospital da Vida, que, apesar das mudanças que vêm ocorrendo em sua estrutura e administração (reforma no prédio e transferência de sua administração, do Hospital Evangélico para uma fundação vinculada à Prefeitura, ocorrida em setembro), ainda não consegue atender adequadamente à demanda de pacientes.

A administração municipal douradense com certeza se esforça para ajudar o Hospital da Vida a preservar a de seus pacientes, mas esta tarefa está difícil em razão da quantidade de cidadãos que procuram atendimento, já que o HV é um dos prinicipais estabelecimentos de saúde pública destinados a atender casos de maior complexidade aqui na região sul do estado (ainda mais porque, além das mudanças administrativas, o prédio passa por reformas estruturais). Portanto, o jeito é construir outro hospital mesmo a fim de oferecer mais uma opção de atendimento aos pacientes douradenses e principalmente os vindos de outros municípios, que constituem grande parte dos casos, diminuindo a necessidade de encaminhamento a outras unidades, como o Hospital Universitário e o da Vida, onde a redução da demanda auxiliará no andamento das ações que estão sendo feitas para melhorar sua infraestrutura; mais beneficiados ainda serão os usuários desses serviços, que poderão contar com menor tempo de espera e maior qualidade dos procedimentos médicos.

Os governos municipais e o estadual precisam se empenhar para tornar realidade essa expectativa da sociedade. Reinaldo Azambuja, às mãos do qual passará nosso MS no novo ano, e sua equipe têm que colocar em ordem as contas públicas do setor da saúde para garantir imediatos início e fim da obra e manter o Hospital Regional em condições favoráveis a seu funcionamento, como a obtenção e manutenção de equipamentos de qualidade e profissionais bem capacitados para manipulá-los, atender aos pacientes e administrar o HR de maneira adequada. E as prefeituras daqui da região devem fazer o possível para melhorar a saúde pública nas cidades com o intuito de evitar superlotação no novo hospital e nos demais de Dourados, que pode ser resultante de encaminhamentos desnecessários para o atendimento a problemas simples ou de baixa complexidade que poderiam ser solucionados no próprio lugar de origem do paciente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve