Governo estadual passará por reformas administrativas

O governador eleito daqui do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou nesta última semana mudanças em secretarias no ano que vem. A SEPROTUR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) será desmembrada em duas: Agricultura e Pecuária e Produção, Indústria, Comércio e Turismo. A SEGRH (Secretaria de Estado de Governo e Recursos Humanos) e a SAD (Secretaria de Estado de Administração) serão unificadas, ocorrendo o mesmo com as Secretarias de Governo e Relações Institucionais e a Casa Civil. Essas medidas têm como objetivo a contenção de gastos públicos.

A SEPROTUR acumula muitas responsabilidades. Isso pode estar fazendo com que os diferentes setores de nossa economia não estejam sendo atendidos de forma eficaz. Sua divisão vai originar duas novas organizações, que terão autonomia para intensificarem intensificar ações destinadas à expansão dos setores agropecuário, industrial, comercial e turístico como estímulos à agricultura familiar, à instalação de cada vez mais empresas (tanto vindas de fora quanto as que podem surgir aqui mesmo devido ao incentivo ao empreendedorismo) e ao crescimento das vendas de nossos produtos aos demais estados e o exterior, ações em parceria com instituições ambientais para garantir que essas atividades causem menos impactos negativos possíveis à natureza, cuja preservação é fundamental para nossa qualidade de vida e à manutenção das condições favoráveis ao turismo.

Alguns órgãos voltados ao gerenciamento dos recursos governamentais, como a SEGRH e a Secretaria de Governo, têm praticamente as mesmas funções. A unificação acabará com gastos desnecessários, aumentando a quantidade de recursos públicos disponíveis para atender às necessidades da população, o que será possível se, além da fusão, forem contratados apenas funcionários habilitados para atuarem na secretaria a ser formada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve