Policiais, bandidos e cidadãos em clima de guerra

Na noite do último dia 4 o cabo da Polícia Militar Antônio Figueiredo, conhecido como Pet, foi assassinado a tiros no bairro do Guamá, em Belém, no Pará. Depois deste crime, outras dez pessoas foram executadas em bairros próximos (uma delas morreu em um hospital e as outras, na hora); a suspeita é de que a matança teria sido cometida por outros membros da PM em retaliação à morte de Antônio. Nesta sexta-feira, Henrique Cardoso Souza, de 20 anos o Pezão, suspeito de participar do assassinato do PM, foi morto a tiros na capital pouco tempo após ser liberado pela polícia depois de uma averiguação e Layane Soares, da mesma idade, foi executada em Ananindeua, na região metropolitana, a mando do ex-namorado, Ramon Gomes, que é presidiário e não aceitava a amizade dela com Pet, que estava afastado de suas funções por problemas de saúde e era acusado de homicídio e envolvimento com milícias. Deputados estaduais pretendem criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com o objetivo de investigar o possível envolvimento de agentes da PM na matança do início do mês,.o que vem sendo exigido por movimentos sociais.

Após o assassinato de Pet, motivado possivelmente por suas atividades sujas, feitas conforme sua vontade, indo contra sua verdadeira missão de proteger o povo da criminalidade, possíveis colegas seus podem ter atuado como ou até pior que os marginais ao terem provavelmente vingado esse crime. Sem dúvida, muitas das vítimas dessa caça às bruxas eram inocentes; e até as que possuíam eventual envolvimento com a marginalidade deveriam ser punidos de acordo com o que as leis deterinam. Além de essa carnificina ter deixado um rastro de sangue e insegurança, o possível envolvimento de PMs reduz a confiança na polícia por parte da população e dá maus exemplos à juventude que já não tem acesso tão fácil a educação de qualidade e projetos sociais e acaba se vendo mais estimulada a ingressar na criminalidade e revoltar-se contra os profissionais da segurança pública, muitas vezes cometendo violência contra eles. E, então, com essas más condutas, a polícia se afasta mais da sociedade e ajuda em sua própria destruição.

É preciso que todos os deputados se unam em favor do povo e criem a CPI. Ela vai agilizar os trabalhos de investigação para que se descubrae puna os culpados e suas ações podem dar origem a propostas de medidas destinadas a tornar a polícia mais limpa, se integrantes desta realmente estiverem envolvidos na matança.

Porém, um dos assassinatos ligados à morte de Pet, o de Layane, não tem envolvimento de policiais, e sim de seu ex-namorado, que teria mandado matá-la. E como ele conseguiu entrar em contato com os executores para pedir-lhes esse "favor"? Por meio de celulares ou equipamentos com acesso a internet, certamente! Esses aparelhos podem ter chegado até Ramon devido ao descuido de agentes penitenciários, resultante da qualificação ineficiente e equipamentos inadequados e às condições estruturais do presídio, que facilitaram o envio do material. Nas mãos de detentos, esses aparelhos enviadores e receptores de mensagens se tornam poderosas armas, que lhes permitem continuar comandando seus "negócios" e planejar outras ações criminosas; e, então, mesmo encarcerados, os presos fazem da cadeia uma extensão de suas atividades, fazendo com que a pena que lhes é imposta não signifique nada e dando continuidade ao perigo e ao medo que acompanha o cidadão a todo momento e em todo lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve