Vandalismo ameaça segurança em área litorânea

Vários postos de guarda-vidas foram alvo de depredações na Praia Brava, em Itajaí, Santa Catarina. As estruturas serviriam para abrigar os profissionais encarregados de garantir a segurança dos frequentadores. Os profissionais começaram a atuar no mês passado e as contratações aumentarão em dezembro. Para reparar os danos, a Secretaria de Obras da cidade gastará R$ 20 mil.

A proximidade cada vez maior com o verão e o fim de ano, quando a quantidade de turistas aumentará, torna necessário um aumento no contingente de salva-vidas para vigiar as praias e agir em caso de acidentes. Porém, na Praia Brava, parte dos postos não está em condições adequadas, pois foram destruídos por pessoas (principalmente jovens, incluindo menores de idade) que não se preocuparam com os resultados negativos trazidos por suas práticas por não terem sido educados de forma eficiente pela família e as instituições governamentais e, provavelmente em certos casos, por terem "se preparado para a ação" fazendo uso de álcool e outras drogas, que teriam encorajado os indivíduos, que com certeza já tinham essas ideias na cabeça, a transformá-las em realidade. E, como consequência, os profissionais terão dificuldades para atuar e, se as obras não forem concluídas a tempo, alguns nem poderão! Como disse um apresentador do Jornal do Almoço, da RBS TV, afiliada da Globo, o vandalismo é um crime contra a sociedade, pois, dependendo da situação, pode até colocar vidas em risco, e, por isso, deveria ser punido com mais rigor.

Nada disso teria acontecido se as autoridades municipais de Itajaí investissem no reforço da segurança nas praias (por meio de convênios com a Polícia Militar e a Guarda Municipal ou a contratação de uma empresa de vigilância particular) para monitorar as praias após a implantação dos postos. Agora, para evitar que esses fatos se repitam, é necessário tomar alguma dessas medidas e também investir na instalação e manutenção de projetos sociais que ocupem a juventude com coisas úteis, afastando-a das drogas e da marginalidade,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve