Após desabamento, prefeitura começa a preocupar-se com resolução de problema muito antigo

O prefeito de Manaus, no Amazonas, Arthur Virgílio Neto, determinou a realização de vistorias em todas as pontes da cidade e imediatos reparos nas que estão com problemas muito graves. O trabalho será feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) e pela Defesa Civil. As medidas foram anunciadas durante uma visita feita no Bairro da Paz, na Zona Centro-Oeste da capital, onde uma ponte usada por trabalhadores do Distrito Industrial e estudantes desabou nesta quarta-feira. Não houve vítimas. A ponte foi construída há mais de 20 anos e nunca passou por reparos. Segundo a administração municipal, a estrutura deverá ser refeita em um prazo de 100 dias.

Assim como essa ponte que ruiu, muitas outras com certeza estão sofrendo desgaste resultante do tempo, do peso das pessoas e veículos que circulam sobre elas, acidentes, atos de vandalismo e da falta de preocupação dos governos municipais e estaduais que as implantaram, há muito tempo, e pelos seguintes, que lhes negaram os procedimentos necessários à sua conservação. O estado dessas estruturas, que, em muitos casos, são a única ou a mais adequada alternativa de tráfego entre bairros diferents ou regiões de um mesmo atravessadas por cursos d'água (rios, córregos, igarapés ou similares), pode estar dificultando e e pondo em risco a vida de seus usuários, que fazem o percurso até várias vezes por dia com o intuito de ir ao trabalho, escola, faculdade ou fazer compras em estabelecimentos comerciais, dentre outras atividades do dia-a-dia, o acesso a serviços de emergência, como policiamento e auxílio médico, e a economia da capital amazonense em função dos obstáculos gerados ao transporte das matérias-primas e mercadorias, tanto as de fora quanto os produtos vindos do polo industrial, e o acesso dos cidadaõs a eles. As autoridades manauenses só estão se dando conta dos transtornos e riscos aos quais a população está se expondo após o incidente da quarta-feira.

A prefeitura precisa agir enquanto é tempo para evitar ocorrências mais sérias, realizando continuamente, inspeções e, quando preciso, reparos, empregando funcionários bem capacitados e equipamentos eficientes, nas pontes e também em outras construções de sua responsabilidade, como estabelecimentos educacionais e de saúde, áreas de lazer, o asfalto de ruas, avenidas e estradas, sistemas de a´gua, esgoto, e energia elétrica etc, assim como deve ser feito em outras cidades e estados. Investimentos semelhantes precisam ser feitos em outras cidades e estados. Muitas vezes os órgãos governamentais tomam conhecimento dos problemas em seus serviços, para a prevenção e solução dos quais são necessárias tais medidas, através dos cidadãos, que fazem as reivindicações entrando em contato direto com a administração pública por meio do telefone, internet ou através de comparecimento à instituição responsável. O Poder Público tem que investir em melhorias estruturais nos sistemas de atendimento à população e nas organizações relacionadas a cada serviço de modo que as solicitações sejam recebidas, encaminhadas e resolvidas com mais agilidade. Os governos que aperfeiçoam seus mecanismos de contato com a população percebe, de maneira mais direta, o quanto esta é prejudicada pelas deficiências em seus serviços, fazendo-o melhorar a qualidade dos mesmos e, assim, aprendendo a valorizar os cidadãos, dos quais a maioria o escolheu para garantir o acesso a seus direitos, pelo qual lutam, apesar de nem sempre ocorrerem avanços devido à incompetência das autoridades, e todos pagam impostos, cujo valor é muito alyo, mais que o suficiente para ser bem aproveitada, dando retorno aos contribuintes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve