Comunidade recebe casas novas

Em Parnaíba, no Piauí, famílias que residiam em casas improvisadas de madeira e papelão na rua A, bairro Frei Higino, foram removidos do local, considerado área de risco, para o conjunto Rosápolis A, onde há imóveis construídos com recursos do Minha Casa, Minha Vida e dotados de dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Há algumas semanas foi concluído o trabalho de remoção dos barracos na rua A, que será contemplada com projetos de reurbanização.

Fotos exibidas no site Proparnaíba mostraram a situação em que se encontravam as antigas habitações. Logo em suas entradas haviam várias madeiras soltas, o que também pode ter ocorrendo no interior das moradias, que não foi mostrado. A sorte é que no Nordeste não são comuns ventos fortes (exceto nas áreas litorâneas onde são feitas extração de sal e geração de energia elétrica, que utilizam desse fenômeno natural), pois esses imóveis não teriam resistência alguma, sendo arrastados junto com seus pertences e até seus moradores! Porém, a ausência desse risco sem dúvida foi compensada pela maior probabilidade de qacidentes, como choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, e doenças devido a improvisos nos sistemas de transmissão de água e luz, quando se conseguia acesso a esses serviços. Porém, essa mudança facilitará melhoras na qualidade de vida dessas pessoas, que agora têm abrigos confortáveis, limpos e seguros, e de quem ainda reside na rua A, na qual os precários barracos podem dar lugar a obras públicas, como pavimentação, construção de locais que podem ser úteis à comunidade, como escolas, posto de saúde, escola, área de lazer etc.

Sem dúvida, foram implantados, no espaço onde as novas casas foram erguidas, serviços necessários aos moradores, como água encanada, coleta de esgoto, iluminação pública, eletricidade e outros. Também será preciso asfaltar as ruas que passam entre elas. A entrega das unidades habitacionais representa a conquista, por parte de quem as receberam, do direito a melhores condições de moradia, conseguidas por meio do dinheiro que arrecadam aos governantes, mas essa meta não será completamente alcançada se a lama resultante das chuvas criar dificuldades ao deslocamento dos moradores de suas habitações para outros lugares e destes para elas e à manutenção da limpeza das residências, do mesmo modo que a poeira, que também continuará impedindo a redução dos riscos e/ou incidência de problemas de saúde entre os habitantes do conjunto residencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve