Mais gente terá acesso a megaescola

A partir do próximo ano a Prefeitura de Groairas, no Ceará, vai disponibilizar, por meio da Secretaria de Educação, transporte aos moradores que pretendem frequentar a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Guiomar Belchior Aguiar, inaugurada em dezembro do ano passado em Cariré, uma cidade vizinha. A instituição, destinada aos dois municípios, conta com várias salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios para os cursos técnicos e de Línguas, Química, Física, Biologia e Matemática, tem capacidade para atender cerca de 540 alunos, oferecendo o Ensino Médio e o técnico em tempo integral. Isso só será possível agora devido a reparos que estavam sendo feitos em uma estrada. Outros municípios cearenses já foram contemplados pelo governo estadual com EEEPs.

Mesmo a escola sendo destinada ás duas cidades, apenas os estudantes de Cariré, onde a mesma se situa, podiam usufruir dos recursos diaponibilizados pela instituição, pois a estrada que ligava a cidade a Groaíras não se encontrava em condiço~es favoráveis ao transporte eficiente e seguro dos groairenses. Entendendo a necessidade de adequação das condições da via para um melhor deslocamento de pessoas e mercadorias, o Poder Público então tomou providências. Agora, a partir do ano que vem, a Prefeitura de Groaíras, que com certeza pretendia, desde o começo do funcionamento da EEEP, facilitar o acesso dos jovens às oportunidades que a estrutura do estabelecimento lhes oferecem, poderá conduzí-los a um futuro melhor. Porém, para garantir a qualidade do serviço, tendo a disposição e mantendo veículos (ònibus e vans, por exemplo) em boas condições de uso e motoristas habilitados para operá-los de acordo com as normas de trãnsito e, desse modo, permitir que os familiares dos alunos deixrm-nos seguir diariamente os caminhos que os levarão ao conhecimento sem grandes preocupações.

É difícil imaginar a presença de escolas com essas inovações no Nordeste, região tradicionamente conhecida pelo atraso socioeconõmico resultante de deficiências nas gestões estaduais e da União e dos fatores climáticos. Mas há exceções, ou seja, áreas onde os índices de qualidade de vida e de desenvolvimento da economia atingem níveis satisfatórios devido às ações dos governantes locais, como é o caso desses avanços na educação cearense durante o governo de Cis Gomes, que infelizmente está se encerrando. É necessário que o novo governador, o petista Camilo Santana, tome medidas para dar continuidade a esse projeto, pois ele continuará ajudando muitos jovens a adquirir conhecimentos suficientes para conseguirem empregos melhores em empresas já existentes e nas que poderão instalar-se em virtude do crescimento da mão-de-obra qualificada, o que fará com que eles e suas famílias subam na vida e a economia do Ceara´tenha um enorme progresso. Se os governantes nordestinos e federais repassarem e investirem cuidadosamente os recursos oriundos do bolso dos cidadãos e as verbas federais na melhoria dos serviços públicos, será possível lidar com todas essas dificuldades, incluindo a seca, através de ações que ao menos as aliviem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve