Ônibus é medalha de ouro em insegurança

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o ônibus da linha Transversal Quatro (ou T4), que pertence à empresa Carris e percorre a cidade da Zona Norte até seu terminal, no Barra Shopping Sul, mais de 200 vezes por dia, foi o mais assaltado entre janeiro do ano passado e outubro deste ano. Foram 78 ocorrências nesse intervalo de tempo. Depois que motoristas e cobradores dessa linha e da T3 paralisaram seus serviços por um dia em julho em razão dos assaltos, a Brigada Militar deflagrou uma operação para aumentar a segurança, mas os roubos tiveram uma insignificante queda insignificante (dois casos a menos).

Na época em que foi iniciada a operação, houve muitas prisões de suspeitos de envolvimento nos assaltos e até chegou-se a dizer que os casos tinham sido reduzidos a zero na linha T4 e na T3, que também figurava entre as preferidas dos ladrões. Porém, nos meses seguintes, devido a uma possível redução do rigor das ações da BM e à sua concentração nessas duas rotas, outros marginais que não tiveram a oportunidade de serem tirados de circulação continuam fazendo dos percursos de ônibus uma jornada desafiadora para os passageiros, que se utilizam diariamente dos coletivos para trabalhar, estudar ou cumprir outros compromissos importantes, e, sobretudo, para os motoristas, que ficam por muito mais tempo, dias e noites inteiros, a bordo dos veículos com o intuito de garantir o sustento de sua família e facilitar a ida de grande parte da população aos locais onde esta promove suas atividades cotidianas.

Muito mais precisa ser feito para tornar realidade essa meta que a BM acreditava ter alcançado. Os governos municiapal e estadual precisam investir mais em treinamento, efetivo e equipamentos para a corporação, de modo que ela possa estar sempre presente em todas as linhas de ônibus e promovendo um bom trabalho. Também seria interessante equipar os coletivos com dispositivos que permitam a comunicação com órgãos policiais e possuam "botão de pãnico", ou outra coisa do gênero, que possibilitem, de forma instantânea, solicitações de socorro por parte de motoristas e passageiros em caso de assaltos, brigas ou outras situações de risco. Outras providências que colaborariam para diminuir esses roubos e os demais crimes seriam reforço nos projetos de prevenção e combate às drogas, como as ações policiais voltadas para a repressão ao tráfico e expansão de iniciativas que ofereçam aos jovens, principalmente os menores de idade, mais oportunidade de melhorar o desempenho na escola e atividades esportivas, culturais e profissionalizantes.

É necessário frear a ação dos gaturebas ou os usuários e trabalhadores do transporte coletivo vão continuar tendo o medo como acompanhante durante seus trajetos e as empresas que atuam na área, amargando enormes prejuízos, resultantes das quantias subtraídas e da perda de boa parte de seus funcionários, afastados de suas funções devido a danos físicos ou psicológicos ou, em certos casos, na pior das hipóteses, mortos. Isso torna escassa a quantidade de recursos disponiveis para tornar o transporte mais eficiente, levando, muitas vezes, à elevação nas tarifas. Essa atitude acaba agravando os transtornos, já que a população acaba tendo de desembolsar valores maiores, que talvez não serão investidos adequadamente, se não forem alvo dos assaltantes, que seriam atrai´dos pela maior quantidade de dinheiro. Então, sem esperanças de poder contar com um transporte público mais decente, muitas pessoas ´vão recorrer aos vei´culos individuais, como carros e motos, que, em vez de melhorar a qualidade de vida na cidade, vão empurrá-la cada vez mais para o buraco, tornando o trãnsito mais complicado e perigoso e emitindo maiores quantidades de fumaça e ruído para os ouvidos dos seres humanos e o organismo dos demais seres vivos que a estiverem habitando.

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