Prefeitura terá de monitorar com mais rigor jornada de trabalho de servidores da saúde

O Ministério Público daqui do estado, por meio do promotor de Justiça Daniel do Nascimento Britto, da comarca de Ivinhema, recomendou ao prefeito da cidade, Éder Uilson França Lima, à secretária de Saúde Ana Cláudia Bühler e à Co-ordenação de Atenção Básica a implementação de um sistema biométrico para registrar a jornada de trabalho dos médicos e dentistas que atuam no Programa de Saúde Familiar, nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal. Enquanto isso não for possível, os responsáveis pela fiscalização da jornada de trabalho dos profissionais deverão assinar a folha de pagamento dos servidores somente quando for preenchida com as horas efetivamente cumpridas. A medida foi tomada após denúncias de não cumprimento da jornada de trabalho prevista em lei ou nos contratos dos médicos e dentistas por parte destes.

É importante que as unidades de saúde sempre tenham médicos em número suficiente para atender, a qualquer hora, os pacientes que precisarem fazer exames a fim de detectar imediatamente possíveis doenças ou o acompanhamento de distúrbios já existentes, bem como socorro em caso de problemas que surgem de uma hora pra outra no organismo ou danos causados ao mesmo por acidentes ou agressões, no caso de vítimas de atos violentos. Mas, em Ivinhema, certos médicos e dentistas teriam feito os concursos públicos que os haviam conduzido a seus cargos apenas para ter mais dinheiro nos bolsos, já que possivelmente estejam sendo muito bem remunerados, o que de fato merecem os profissionais da saúde. Mas somente os que cooperam para o bem-estar da coletividade! Esses profissionais interesseiros, então, estariam chegando a seus locais de trabalho e deixando-os na hora que querem, às vezes com o apoio de colegas igualmente corruptos que lhes estaria fazendo favores, como a falsificação dos registros de jornada de trabalho para ocultar as pilantragens, esperando beneficiar-se com isso ou, simplesmente, por "companheirismo". Os motivos podem ser vários, principalmente os ligados a compromissos externos envolvendo os servidores, com outros empregos que possam estar exercendo em estabelecimentos de saúde privados ou mesmo em outros ofícios para aumentar ainda mais seu patrimônio. Enquanto isso, a saúde pública com certeza não está tendo grandes avanços e talvez sua qualidade poderá até estar diminuindo em virtude das limitações causadas no serviço pelo descumprimento do horário de expediente, que faz muitos pacientes perderem consultas, em muitos casos em vão, durante o tempo em que estão trabalhando ou estudando, e aguardar muito tempo para ser atendidos em eventuais emergências, situação em que o tempo é um fator decisivo.

Mas "tudo que é 'bom' dura pouco"! Graças a informações repassadas provavelmente por autoridades municipais ou mesmo cidadãos comuns indignados com essa bagunça, MP tomou conhecimento dessa falta de comprometimento dos médicos e odontólogos com os pacientes, do bolso dos quais provém o dinheiro usado para pagá-los, o que nunca imaginaram que fosse a acontecer, e toda essa moleza já era! Eles, agora, vão ter de andar na linha! Vai er implantado futuramente o sistema biométrico, que registrará a presença dos servidores através das impressões digitais, que são diferentes em cada pessoa, o que minimizará o risco fraudes. O equipamento não será instalado nesse momento, já que com certeza vai ser preciso fazer licitação para escolher uma empresa que instalará o aparelho e fazer reparos quando for necessário, mas a repressão já está começando com a inspeção manual da documentação que registra a jornada de trabalho dos funcionários. Mas é preciso que a Prefeitura escolha pessoas confiáveis para fazer a fiscalização e monitorem seu trabalho para evitar esquemas ilegais que ajudem os profissionais que não cumprem todo o expediente a escapar das punições.

É uma pena que nem todos os governos municipais e estaduais nem o Federal dispunham de leis que obriguem as repartições públicas, principalmente as ligadas a serviços essenciais, como saúde, educação e segurança, a instalarem sistemas e equipamentos biométricos ou de outros tipos, que possibilitem um monitoramento eficaz e seguro do cumprimento da jornada de trabalho por parte de seus funcionários. Isso garantiria o acesso da população aos atendimentos nessas áreas praticamente a qualquer momento, o que possibilitaria a prestação de auxílio imediato para evitar que a situação que motiva a procura pelo serviço gere problemas maiores e é fundamental em caso de emergências, especialmente na saúde e segurança. Assim, esses trabalhadores perceberiam a importância de estar sempre presente para realizar um bom atendimento aos cidadãos, que pagam seus salários e precisam ver o dinheiro por eles gasto sendo bem empregado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve