Bebedeira termina em atrito e combate mortal

Na noite desta segunda-feira, Marino da Silva, de 41 anos, foi assassinado pelo amigo Luciano Mattos, 20, na casa da avó deste, no distrito de Prudêncio Thomaz, em Rio Brilhante, aqui no estado. Os dois faziam uma festa e bebiam quando iniciaram uma discussão por motivos desconhecidos. Luciano, então, pegou uma espada de ferro que estava no imóvel e golpeou a cabeça de Marino quatro vezes, fugindo posteriormente. O corpo foi encontrado em um quarto na manhã do dia seguinte e o autor do crime, preso na tarde desta quarta-feira em Nova Alvorada do Sul, cidade omora, sendo depois nsferido para Rio Brilhante. De acordo com seus familiares, Luciano tem problemas mentais e faz uso de medicamentos.

Ao contrário das expectativas da maioria das pessoas, 2015 já começou péssimo e assim prosseguirá para as duas famílias. Sem dúvida Marino e Luciano tinham um bom convívio, apesar das não tão boas condições mentais do último, mas a situação começou a tomar inesperados e irreversíveis rumos depois que o jovem e o amigo travaram essa batalha em que este não tinha condições para se defender e, na verdade, ambos acumularam derrotas, movidos por discordâncias resultantes da facilidade de descontrole emocional proporcionada pelo abuso de álcool e agravadas pela situação do agressor, que teria se deteriorado mais justamente por causa da bebida, que pode ter interferido no efeito da medicação da qual é usuário. Com esse ato o autor terminou com a vida de sua vítima, enquanto sua própria também se tornará mais difícil devido à possibilidade de reclusão em um hospital psiquiátrico ou mesmo em uma cadeia comum, se a doença não o impedir de responder por suas ações.

Os cuidados com pacientes psiquiátricos precisam ser constantes e redobrados a fim de que possam integrar a sociedade para que aprendam a respeitar suas normas e a terem condições de lutar por seus direitos no momento em que seus responsáveis (pais, filhos, cônjuges etc) não puderem mais exercer essas funções, sem colocar em risco pessoas inocentes ou eles próprios. A obtenção de informações por meio da leitura das bulas de medicamentos, das quais as mais recomendadas são as disponíveis na internet, em sites de medicina, por não terem letras pequenas, que impedem a leitura das de papel, ou por meio de conversas com os médicos e o repasse dessas orientações a outras pessoas que têm contato com o paciente, como outros familiares, vizinhos e amigos, com o intuito de que estes o mantenham distantes de situações que podem prejudicá-lo, como o uso do álcool. Esse triste fato registrado em Rio Brilhante pode ter sido consequência da falta de cuidado por parte da familia do assassino em relação a isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve