Ônibus mais confortáveis estão sendo disponibilizados a usuários

Até o fim deste mês, metade da frota de 300 ônibus coletivos que atende a população de Santos, no litoral paulista, será composta por veículos equipados com ar-condicionado. Essa renovação na frota vem ocorrendo desde maio de 2013, quando ônibus climatizados e com Wi-fi foram disponibilizados aos santistas em caráter experimental. Uma pesquisa promovida no ano seguinte pelo IPAT (Instituto de Pesquisa A Tribuna, vinculada ao jornal local do mesmo nome) demonstrou que 95% da população aprovou a novidade.

Praticamente metade do contingente populacional que utiliza-se do transporte coletivo santista vai poder contar com esse benefício ainda neste período de verão, sem chegar à escola, faculdade, trabalho, consultas médicas e outros compromissos, suado, como se tivesse saído de um forno ou, muitas vezes, com mau cheiro, mesmo após ter gasto tempo, água, energia, sabonetes, perfumes e desodorantes para tudo isso surtir efeito por pouco tempo e, no caso dos idosos, mais sensíveis a temperaturas extremas (muito altas ou baixas), com menos desconforto e perigos a saúde, aos quais são mais susceptíveis com esse calor. Mas já é demais instalar Wi-fi nos ônibus! Devido ao consideravelmente grande porte da cidade, há internet sem fio em praticamente todos os lugares públicos e privados da mesma e muitos passageiros vão a locais onde a rede está disponível e poderão usá-la, principalmente para trabalhar ou estudar, não havendo necessidade de a administração municipal criar e manter mais essa despesa e, assim, dificultar o uso controlado da web, que transforma cada vez mais usuários em viciados, que muitas vezes ocupam bastante tempo com as futilidades do mundo virtual.

Apesar disso, a atenção ao transporte coletivo sempre deve estar nos planos de melhoramento dos serviços fornecidos pela Prefeitura de Santos, assim como deve ser feito pelos outros governos municipais. É preciso deixar a disposição de motoristas, cobradores e usuários, ônibus em perfeito estado e limpos, assim como colocar somente profissionais devidamente instruídos para conduzir os ônibus, trens e metrôs e coletar os valores pagos pelos passageiros e investir na repressão à criminalidade nos terminais e rotas. Garante-se, assim, condições para que os trabalhadores do setor possam atuar de maneira mais eficiente. Então, um sistema de transporte público que opere de de maneira adequada para atender às necessidades dos cidadãos que ocupam-no diminui a possibilidade de grande crescimento na frota de veículos individuais, principalmente carros, cuja proliferação gera incômodos e riscos ao meio ambiente, aos pedestres e aos próprios motoristas, tanto dos veículos particulares como dos coletivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve