Machismo vindo de onde e quem nunca se esperava

A contribuição do trabalho feminino na indústria pesqueira da Galícia, comunidade autônoma do oeste espanhol, para a redução da pobreza não é enxergada propositalmente pelo Conselho do Meio Rural e do Mar, órgão da Junta da Galícia, o conglomerado de instituições governistas local. A integração de seletos grupos – os cargos de liderança – dentre as organizações pesqueiras é o passaporte para o acesso a benefícios públicos – nada vinculado às verídicas competências administrativas, como custeio de despesas de férias em hotel quatro estrelas, nos moldes do que teria ocorrido em maio de 2011 –, privando dos verdadeiros auxílios, em contraparte, quem sabe por experiência própria o que a lida com a rede e a coleta de mariscos lhe rendem de bom e ruim. Essas condutas negligentes fazem a entidade parecer chefiada por um homem. E só parece mesmo!

A história, funcionando como os marcadores para gado, foi tão bem sucedida em impor aos homens e mulheres, respectivamente, os "destinos" ao sustento de toda a sociedade e apenas da estrutura familiar (incluindo os filhos, não sendo raro tê-los às "pencas"), necessitando viver da função de reboque lhes dada pelos primeiros, que deixou marcas com profundidade não acobertada por completo até o momento. Floresceram no século XVIII (18), no contexto do Iluminismo e da Revolução Francesa (século XVIII, ou 18), os movimentos intelectuais femininos contestadores da exclusão abrangente a seus membros pelo sistema (da mesma formaforma com que manifestavam-se as outras camadas populares alvo de tratamentos inferiores pelo mesmo) nos campos político, social, sexual e trabalhista, cujo desenvolvimento no mover dos tempos seguintes e contínuo nos dias atuais veio instigando entre a sociedade e os grupos políticos a revisar e modernizar seus conceitos e normatizações que dispõem sobre o papel de cada indivíduo conforme a seu gênero.

O povo, especial e obviamente as populações femininas, como era de se prever, adotou logo de cara as nascidas idéias de flexibilização da cidadania, restando induzir os corpos governamentais à adesão. Por um longo período nenhum passo foi dado pelo mesmo, começando a desfazer as barricadas que armara contra esta forma de fortalecimento da democracia apenas no decorrer do século anterior na maioria dos países ocidentais. Processo ainda demasiadamente longe de produzir frutos 100% consumíveis, sobretudo nas nações subdesenvolvidas, ante à diferenciação remunerativa entre homens e mulheres, mesmo alguns de ambos unidos nas mesmas atividades trabalhistas, aos atentados à honra e autoestima de várias por conta da tirania com que as tratam seus cônjuges ou demais sujeitos e à fragilidade das barreiras criadas pelas forças políticas com o propósito de frear estas ultrapassadas condutas, o que acaba não saindo da teoria quando a estrutura disponível ostenta semelhante perfil.

Rosa Quintana, conselheira galega do meio rural e do mar formada em Biologia e autora de uma obra literária sobresobre o desenvolvimento dos mexilhões (um tipo de marisco) cultivados, integra o expresso contingente mundial de mulheres beneficiadas pelo reconhecimento da igualdade defronte aos homens nos pontos físico e intelectual, porta de entrada para o contato com as assistências que objetivam aperfeiçoar suas potencialidades e, assim, direcioná-las a formas de emprego somadoras de lucros perante a categoria e toda a população, com o adicional de a referida pessoa viver num país avançado social e economicamente, apesar de nesse atual período tais qualidades estarem regredindo por conta da crise financeira na União Europeia e nunca ter existido nelas qualquer garantia de absoluta perfeição pela inexistência de lógica e êxito em artimanhas para maciço e contínuo controle moral da massa cidadã. Mas do que as ambições supérfluas não são capazes? Nada externo à busca por abrilhantamento patrimonial e público inclinado aos prazeres particulares tem tão arrebatador poder para roubar de um gerente estatal a consciência relativa a suas origens e fazê-lo vendar os olhos e virar as costas aos que a ele se assemelham.

A experiência em cargos públicos dessa mulher assim caracterizada só pelos aspectos biológicos compreende uma bagagem de considerável volume, tendo ficado por onde ela passou os traços de sua mentalidade, dificilmente recém-adquirida. Assim, o progresso pessoal da administradora com o custo recaindo sobre os grupos administrados terá chegado onde está com a incapacidade ou desinteresse – por se identificarem como farinha do mesmo saco – no barramento do processo caso tenha sido descoberta essa tendência imprópria. Os mesmos passos podem ter conduzido ao poder as autoridades superiores eleitas popularmente, colaborando para os resultados a educação e, associado a esta, o nível de engajamento e interesse político de quem as conduz aos compromissos. Neste sentido a PLADESEMAPESGA (Plataforma em Defesa do Setor Marítimo Pesqueiro da Galícia) convoca os galegos a se aperfeiçoarem nessa questão, sempre buscando atualizar-se a par do que fazem e dizem seus representantes e possíveis substitutos, não aceitando verdades ditas "absolutas" e se opondo sem camuflagem a medidas não condizentes ao real valor dos postos disputados e assumidos, um lembrete também servível aos moradores de qualquer território do mundo, não escapando a ele nossa pátria verde e amarela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve