Primeiros passos em caminhos de risco

Mesmo havendo como tentar, não é possível fazer com que nossa rotina siga regras pré-determinadas. E, sobretudo no campo profissional, ocasionais experiências fora ou mais avançadas que o costumeiro somam úteis lições aos conhecimentos disseminados nas faculdades, escolas técnicas, concursos públicos e similares, que precisam modernizar-se conforme as contínuas mudanças econômicas, tecnologicas e sociais. No país todo, casos de abandono de incapaz, em especial quando são menores de idade a categoria vítima de negligência nos cuidados com a integridade física e intelectual, encarnam grande parte dos chamados à polícia e ao Conselho Tutelar. Vez ou outra, como em qualquer crime, surgem casos com detalhes chocantes, o suficiente para também virarem espetáculos nas mãos da mídia. A localização de três crianças – de 1, 4 e 6 anos – no último dia 21 por PMs de Campo Grande, aqui no estado, passaria batido – embora nossa imprensa tratara o caso com a discrição suficiente – até neste blog se o achado não ocorresse numa movimentada rodovia por onde saíam em busca dos pais que, para farrear, as deixavam sob a própria sorte na casa que a todos abrigava mesmo sendo desfavoráveis as condições de higiene.

A divisão do corpo social com base no modo como seus integrantes idealizam ou exercem a maternidade e a análise de como cada uma das partes procede na renovação de nossa espécie são usuais para ligar os pontos no esboço do quadro em que nos encontramos.

Múltiplas histórias de jovens que principiam sua progressão socioeconômica de modo a se tornar prestativos à coletividade através de bons – em certas ocasiões, acima das médias de rendimentos satisfatórios – desempenhos nos ensinos básico e superior, tal qual no ENEM ou nos vestibulares – eficazes pontes para a passagem do primeiro ao segundo – se consumam graças aos estímulos vindos primeiramente dos indivíduos que geram e criam os participantes. Expostos de nascença a exemplos e valores compatíveis com o necessitado pela sociedade a fim de ordená-la, estes diamantes teriam sido entregues aos sistemas pedagógicos num progredido estágio de lapidação a se completar por meio do fornecimento de saberes funcionais (com vista a preparar os indivíduos para o exercício de habilidades com o mesmo fim, só que na parte "mecânica" da coisa em virtude de atender às necessidades dos grupos humanos nas mais diferentes áreas segundo as características de cada uma de ambas)), tarefa por conta das instituições que a desenvolvem dentro do possível dependendo dos recursos disponibilizados por seus gerentes secundários, detentores do cargo em razão de todos nós o termos oferecido.

No entanto é perceptível há muito tempo uma maior presença dos filhos do grupo oposto em parcelas de novos brasileiros adicionados continuamente à nossa população. Quando a educação pública não absorve as crescentes oportunidades de deixar para trás os tempos em que pouco podia fazer na dignificação da vida de nossos familiares com faixas etárias superiores às nossas, existem esforços ao total alcance pelos serviços de assistência social das famílias problemáticas e o aparato judiciário pouco se atentam quando à garantia de limites às manifestações artísticas e intelectuais, a que destino são entregues os envolvidos? Visto que muitas escolas e similares não educam satisfatoriamente, a mídia em geral o faz, porém ao avesso com o sim que diz e incita os espectadores a dizer a tudo, incluindo atitudes reprováveis, como uso ou abuso de substâncias psicotrópicas (álcool e até, nos casos mais escabrosos, produtos não tolerados pela lei) e sexo desprotegido contra gestações indesejadas e doenças. Desta soma de condições vem a safra de insanidades praticadas constantemente e cada vez mais cedo, na questão da idade de muitos autores e vítimas (papéis exercidos de forma simultânea em inúmeros registros), entre as quais a concepção por pais ainda no broto da idade, muito cedo para enxergar seu significado e as limitações requeridas no cotidiano para seu aceitável curso.

Mas o casal responsável pela ocorrência em Campo Grande não encontrou em sua teórica maturidade etária – a mulher já tem 32 anos e o homem, 21 – entraves a sua originalidade na transgressão penal, uma aula aos pais precoces mostrando a progressiva direção tomada como rota pela decadência no interesse no controle de qualidade dos fundamentos morais transmitidos (de forma voluntária ou não) aos seres para os quais deixamos este mundo. Pode-se afirmar o que os elementos comportamentais e ambientais participantes do enredo tornam quase óbvio: estariaestariam passando pelas mentes do par maiores preocupações com seus prazeres que com o destino dos filhos. Parece que a conduta dos vidas-loucas não desandava sô no risca-faca! Os excessos não ficavam da porta para fora, fato denunciado pelas inúmeras latas de cerveja e bitucas de cigarros que, do chão, deram boas vindas aos policiais quando eles foram levados pelas crianças ao habitat das mesmas. Na vida das pobres essa rotina "alucinante" está tão incorporada que conheciam o local para onde se mandavam seus guardadores – um posto de abastecimento automotivo – e inclusive o caminho de acesso até o local, que engloba um trecho urbano da BR-163, no qual expunham-se aos potenciais assassinos de um trânsito já desarmonizado nas ruas e avenidas da capital na busca por auxílio motivada talvez pelos temores oriundos de não estarem aptos o suficiente para compreender a forma como são tratadas.

E a esperança de libertação quanto a esses tratos humilhantes surgiu da benevolente alma do anônimo que avisou a PM sobre a presença dos pequenos, famintos e com as roupas molhadas e sujas, no ponto de ônibus às margens da grandiosa estrada federal, finalmente alguém mostrando-se inconformado com as antigas negligências. Dois deles foram parar num abrigo e o de 1 ano está sob tutela da família materna. Isoladamente, o desprezo aos deveres implicados pela guarda de menores e outras pessoas inaptas a gerir seu papel de cidadão é uma falta merecedora de penalidades exemplares, mas na história objeto desta análise nem os conjuntos enfrentamentos verbais através dos insultos partidos do rapaz de 21 anos contra os militares quando ele e sua cônjuge chegaram em casa com os miolos encharcados em álcool impactaram os aplicadores da lei, tanto que ambos tiveram curta passagem pela delegacia. O dinheiro (neste contexto a fiança) é magnífico mesmo!

Tendo não mais tão cedo a polícia e o Conselho Tutelar tomado conhecimento das imprudências, é momento de pôr a mão na massa! Massa cujo preparo destinado a lhe conferir a necessária consistência pode demandar ações muito especializadas, dada a provável complexidade dos elementos que compõem-na. A confusão trouxe familiares das crianças e de seus "pais" ao ingresso em disputas para removê-las do abrigo. Decisões em torno da distribuição dos irmãos entre os parentes não podem ignorar antecedentes procedimentos com intuito de averiguar pistas de que os reprováveis atos teriam profundas raízes. No dia do rebuliço foi relatada embriaguez em uma avó dos garotos, hipótese que se encaixaria quanto à materna por supostamente ir de encontro às afirmações da mãe dos indefesos indivíduos diante da polícia, justificando ter deixado os filhos sozinhos em casa para buscar sua genitora em um bar. Seria ela uma das pretendentes à custódia, junto com o pai de um dos meninos, o qual, portanto, não é filho do atual companheiro da mãe. Se confirmados esses rumores, a solução é óbvia, terapias e monitoramento da colaboração da paciente e quem convive com ela no sucesso da iniciativa, garantia de que ao prosseguimento da "tradição" vai parar por aqui. É conhecida por todos a incapacidade de apressar o andamento do processo de reabilitação, tal como no vício em outras drogas, havendo por melhor alternativa conceder a tutela dos menores ao pai biológico de um deles até que as condições favoráveis no ambiente familiar se recomponham. Sim, convém mais aos irmãos – segundo apontam os próprios psicólogos – que sejam aceitos juntos pelo adotante, surgindo aí mais um espaço para a atuação dos protetores da infância e da adolescência cujo preenchimento pode ser obrigatório sob a forma de alguma vigilância ao cotidiano da parentela como garantia de legítimo tratamento aos três muito jovens mas já sofridos indivíduos, o que alinha-se ao sentido da pa(ma)ternidade, de amplitude maior que a cabível nos aspectos biológicos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve