Que produtividade é essa que os caminhos honestos não estão alcançando?

Feriado prolongado tivemos há uma semana. O fim de ano e o carnaval estão por vir ainda. Nesse contexto o último fim de semana torna-se assustadoramente atípico na segurança pública, com remota chance de ter sua reprodução impedida, por causa do saldo de guerra obtido pelo Instituto Médico Legal de Sergipe, sob os cuidados do qual ficaram 30 corpos, tratando-se de uma morte não esclarecida e 29 decessos não naturais ocorridos no estado todo, dentre mais ou menos 18 homicídios (quase todos mediante armas de fogo), 7 ou 8 vítimas de acidentes no trânsito, um enforcamento, um afogamento e um caso de pessoa que caiu de um viaduto.

Os fins de semana e feriados apresentam-se numa face interpretada triplamente, segundo a visão dos grupos ligados a cada uma das perspectivas. O aproveitamento dos ganhos financeiros oriundos da rotina empregatícia e a obtenção de lucros no atendimento a quem gasta seu dinheiro com as distrações têm o comando simultâneo de seres honestos e dos grupos que infringem a lei, exercendo influência sobre outros indivíduos, muitos inocentes.

A bebida alcoólica e as drogas ilegais sofrem grande valorização nessas épocas de abrandamento da rotina. O uso dos entorpecentes ilícitos ou as fervorosas ambições expansionistas de quem toca o negócio e os abusos quanto ao álcool justificados pelo interesse de seus entusiastas em alcançar prazeres infundados, ilusórios e meteóricos inflam o potencial de cumprimento do desfecho espectado para a proximidade entre os ébrios e armas ou veículos, preocupante graças a seu crescimento que faz de esmagáveis Formiguinhas os potenciais infratores já desprivilegiados de controle emocional e habilidades para conduzir mesmo curtindo a vida em melhores planos, de cara limpa. E mesmo às pessoas com aptidão comprovadamente íntegra para guiar ficam as dúvidas acerca de ser melhor "correr" ou "ficar" por nenhuma das escolhas estar livrando-as de serem pegas e comidas por bichos como esse e as condições das vias públicas, que se alternam ou somam na por vezes bem sucedida tentativa de pregar peças em quem atravessar seu caminho. Nessa batelada de casos chegados à polícia e à Justiça e somados a novidades vindas com estes e os próximos dias já são apresentados em certo ponto tais fatores como influência.

O temor de se tornar ou ter alguém prózimo vítima dessa cambada irresponsável e sem consciência ao menos quanto ao direito de preservação às vidas alheias e a herança dessas experiências na vida de quem as encarou usurpa ao avesso o sentido das leis, e desse aprisionamento recaído perfeitamente sobre as pessoas de bem w de modo mais brando a quem lhe reserva o "direito" vemos rumo a nosso conhecimento escapulir muitos casos de alguns dos males do século, os transtornos depressivos e ansiosos. E não existe algo ruim o suficiente não podendo piorar, haja vista que vem como mão amiga o infortúnio econômico a nível federal que deixa na corda bamba e muitas vezes derruba empregos. Em meio à enxurrada de ocorrências em solo sergipano estes inimigos do bem-estar arrebanharam para si um(a) felizardo (a), a pessoa que enforcou-se e estar na mira das investigações do afogamento e da queda no viaduto, da mesma forma que a hipótese de terem sido acidentais. E para seres como os desumanos que naquele sábado invadiram uma casa no bairro Santa Maria, em Aracaju, numa festa de aniversário infantil para executar um rapaz que ao vê-los fugiu e acabaram matando a bala por engano José Alexandre Romão o mundo do crime vêm exigindo claramente total domínio de quem nele ingressa pela emoção decorrente das farpas com os desafetos minando a razão, pois tudo fizeram indiferentes ao que deixariam para trás nesta família.

Os erros do governo são os mesmos independentemente do grau de proximidade entre uma região e os grandes centros político-econômicos ou os países vizinhos, o que nos é demonstrado pela presença de armas, drogas e descuidos dolosos no trânsito no Nordeste em médias superiores à do país! Dos desvios estatais no dever de caprichar nos trabalhos políciais preventivos e na eficácia das leis punitivas, na trafegabilidade das vias urbanas e estradas e no oferecimento à educação de mais digerível estrutura física e curricular (onde falta o ensinamento de noções morais, possível, entre outras ideias, por meio da abordagem básica das diretrizes que nossas leia definem ao bem-estar social) estão aí os frutos, matéria-prima lucrativa para setores da mídia interessados em espetacularizar os fatos, como no caso da "confirmação" de ter ocorrido uma guerra naquele fim de semana em Sergipe por uma manchete informando que o IML "recolheu" 30 corpos, sugerindo estarem todos no mesmo lugar.

(Alguns links pelos quais me informei:

http://www.infonet.com.br/cidade/ler_mobile-MOD.asp?id=178678

http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2015/10/iml-recolhe-30-corpos-no-fim-de-semana-mais-violento-do-ano.html

http://www.r2noticias.com.br/site/noticias/sergipe-iml-recolhe-30-corpos-no-fim-de-semana-mais-violento-do-ano

http://a8se.com/sergipe/noticia/2015/10/84886-iml-registra-fim-de-semana-violento-em-sergipe-com-30-ocorrencias.html)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve