Acidente inédito, interfásico

Os acidentes na aviação agrícola têm mais frequência que na de grande porte que lida com o fluxo de pessoas e mercadorias, mas o desastre com uma aeronave em Londrina, no Paraná, se desenvolveu sobre condições inéditas para o setor aéreo em geral. Quando se trafega por uma rodovia não só para a frente e para tras a nível do solo, mas também para o alto começa a ser cobrada a mira de nossa atenção quanto a veículos capazes de invadir nossa rota e causar acidentes durante submissão a rotinas de uso investigáveis.

A rodovia estadual PR-545 integrava naquela quarta-feira, 20, a rota para o retorno financeiro às famílias de oito trabalhadores por seu empenho no atendimento a necessidades da estrutura social, bem como do regresso deles para casa na sequência de benfeitorias que fizeram na estrada. Como essas pessoas e outras que fizeram parte de suas vidas estavam muito longe de imaginar, um gravíssimo contratempo estendeu a espera pela volta de dois dos oito funcionários de uma empresa de pintura ocupantes da Kombi atingida por um avião agrícola perto do distrito londrinense de Warta, o mesmo ocorrendo ao piloto da aeronave. Quanto aos outros seis que foram até arremessados para fora manifestaram-se logo após o choque (exceto no caso de um que resistiu por algum tempo, chegando a dar entrada num hospital) {3} provas de que o regresso parara por lá irreversivelmente em consequência de neles ter acabado o que moveria isso, a vida. {1}

O que deu suporte à perda de altitude do avião poucos minutos depois de levantar voo no aeroporto 14 Bis rumo a uma pulverização agroquímica no interior paulista é o elemento de que os profissionais investigativos estão atrás para encaixar no quebra-cabeça da elucidação do caso. Diz a empresa proprietária que o aparelho estava com seu funcionamento e vistoria regulares, o mesmo dito sobre a documentação do piloto, de alegado enorme profissionalismo {2}. Há chances de veracidade nestas declarações, não sendo apropriado virar-lhe totalmente as costas apenas sob o efeito emocional dos fatos.

Motores e outras peças aptas para operação e condutor instruído na teoria e na prática conforme a lei não bastam para um voo seguro. O operador conduz o avião na companhia dos fenômenos climáticos e da infraestrutura de aeroportos e redes de controle no tráfego aéreo. Na verdade, nem a harmonia nos fatores garante o absoluto afastamento dos perigos em decorrência de alterações naturais (no caso de equipamentos, seu desgaste pelo uso), sendo a colaboração do homem para o ordenamento uma forma de ele menos merecer o enfrentamento às diversidades.

Alguém, no entanto, podendo ser os pilotos e empresas de aviação agrícola ou as autoridades aeronáuticas, acaba sendo atingido com razão pelos desastres em grande quantidade ocorridos no sul do país. A tragédia de Londrina foi mais um dentre muitos eventos envolvendo em média semanalmente aviões de emprego rural postos para atender grande demanda nesta época correspondente a safras. Assim como na rotina de motoristas de ônibus e caminhões, só que sem varar a noite por não ser ela necessária ao trato com as lavouras, sob quase íntegra garantia de paralelismo com a realidade se pode supor um congestionamento nas solicitações de serviços aos trabalhadores, junto a sugerida nem sempre competente atuação dos aeroportos com garra semelhante ao zelo pelo trânsito dos grandes aviões de companhias aéreas.

As ocorrências do tipo se aglomeram progressivamente nas costas do CENIPA, Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Isso estaria demonstrando origem na frouxidão do órgão quanto ao envolvimento no segundo ramo de atividade aparentada pela dominância do primeiro nos relatos midiáticos que citam o instituto. O enorme repertório de ocorrências não exige complementos para conectar este organismo à importância de tornar-se mais visível na supervisão das metodologias de controle aeroportuário do setor e eventuais trabalhos conscientizadores e legais dirigidos às operadoras dos aviões e aos contratantes.

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