"Prédio de isopor": a natureza testou e reprovou

Por culpa de alguns homens a natureza ainda tem chances de resgatar seu "espaço de abraço", pelo qual indagara Maria Dinorah numa poesia sua. Testando evidências físicas da sabedoria humana, construções feitas para abrigo e outros procedimentos cotidianos, o terremoto que no dia 6 balançou Taiwan proporcionou consideráveis estragos a muitas estruturas, mas conservando-as eretas. Nada comparável ao caso de um prédio residencial inteiro desmoronado que ameaçou vidas, ceifando muitas. A incomum passividade às forças não humanas é diagnosticada, segundo parâmetros da experiência prática, como falha dos seres teoricamente racionais. Especificamente a este caso há um avanço no trato aos suspeitos da trágica inconveniência, a rigidez na custódia pelas autoridades.

O tremor foi o mesmo em toda a cidade de Tainan, a mais atingida. Dá para presumir que em quase todos os prédios o impacto sentido por quem os ocupava igualmente atingira uniformidade, contudo em panorama adverso, numa baixa intensidade. Do mesmo jeito como foram arruinados em graus remediáveis, sendo gratos a reforços de magnitude próxima das observâncias antiterremoto japonesas. O empreendimento imobiliário Weiguan Jinlong, coitado, mesmo se localizando em um dos Tigres Asiáticos tinha a mesma idoneidade que muitas edificações brasileiras, com o diferencial de por aqui serem raras e quando ocorrem, insignificantes, as atividades sísmicas, ferramenta de teste que não faz falta.

Há formas profissionais de "perfeita" camuflagem da verdade, nenhuma tendo, no entanto, efeito perpétuo. Das ruínas ergueu-se o legado da selvageria ainda manifesta em humanos que, portanto, estacionaram no tempo enquanto seus semelhantes evoluíam.

Sórdidos detalhes que remontam aos anos 90, época da construção do edifício, vêm apareceram dos escombros, conforme as equipes de resgate os reviravamm à procura das vidas aguardando assistência restauradora e das 114 inertes {1} (dentre o número total de 116 mortes, duas delas não ligadas ao desabamento), na forma de corpos com os quais tudo que se pode fazer é dispor para reconhecimento das famílias objetivando posterior despedida. Estranhos achados no curso da procura às vítimas apontaram a iminência da tragédia quando já consumada sendo que nada tivesse feito os ocupantes e frequentadores do agrupamento vertical de moradias terem alguma noção dos riscos para deles esquivar-se. Qual seria o papel de latas vazias e espuma de poliestireno (matéria-prima do isopor) {2}{3} no enchimento dos pilares?

A legislação taiwanesa não contraindica o emprego das outrora embalagens de diversos produtos na composição estrutural de obras. O sinal verde para este procedimento ampara ideias sustentáveis que dão novas chances de uso ao que sem elas pararia na natureza, onde os resíduos prolongariam a influência humana no ambiente segundo as capacidades do mesmo para degenerá- -los. No aspecto da diferença que a mudança no caminho do lixo nos faz, não seccionada dos benefícios naturais, as latas saíram de posições onde afetariam a força-mãe, com revides aos poluidores e inocentes, entretanto, junto com outros elementos de sustentação, incluindo as espumas – estas sim de uso suspeito, cujo lugar talvez era de direito do concreto – grosseiramente expuseram às agitações fora do controle humano pessoas entre as quais não constavam os construtores que à primeira vista mereceriam ficar sob o peso de seu descaso.

Para tão irresponsável escolha, em tamanho caráter até para uma casa de cachorro, é creditado na maioria das vezes compatível motivo, o interesse em quebrar recordes de economia orçamentária {4}. Distorcidos os meios para uma suposta administração consciente com sua mira para itens decisivos ao conforto e segurança, estes tombaram em entulhos e pó junto aos atrativos estéticos, possível único aspecto em que o Weiguan Jinlong tinha vantagens em relação aos concorrentes e fora explorado durante a venda do empreendimento, vicioso foco do mercado.

A inspeção avaliativa de estragos a construções cogitada pelas autoridades taiwanesas {5} vem firmar parceria com a inquietação coletiva em volta entre o alinhamento dos ganhos que a compra das propriedades representou aos fregueses e a venda, aos construtores, merecendo ainda mais cautela os outros imóveis que a extinta construtora Weiguan levantou. Falando nela, o modo como a polícia e o Judiciário guardam seu antigo líder Lin Ming-hui e dois funcionários {6}{7}, impossibilitando quaisquer contatos externos mediadores de suspeitas influências aos encarregados da repressão e de socorro a suas fortunas ganhas na base da incompetência sob risco de emprego no ressarcimento das vítimas de seu processo-pai {8}, coloca a natureza do desvio moral e de suas consequências à frente dos meliantes em nível análogo ao que parece ser feito a qualquer um que receba esse simples rótulo sem pertencer a posições sociais que permitem realces, do tipo "meliantes engravatados".

O que significa estar Taiwan em princípio de conceber ao trio honras perfeitas para o mérito que alcançaram dando mau uso a sua liberdade natural. Nos mesmos instantes em que vemos o sistema penal brasileiro dar mais passos atrás e elevar sua distância quanto a apenas um de muitos modelos virtuosos. Grande parte dos episódios de graves infringências legais não tem como réu que ganha pena menor do que lhe conviria indivíduos de alta patente social. Até as defesas de quem não faz parte da categoria têm as chaves úteis à abertura das "brechas" nas leis, as exceções de incerto sentido à punição total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve