Quando a rotina mostra não ser para qualquer um

O sucesso em carreiras inerentes ao socorro a vidas (médicos, enfermeiros, bombeiros e condutores de veículos que deslocam as pessoas com debilidades na saúde para os estabelecimentos de auxílio) segue o nível da solidez emocional de quem as escolhe, reiterou o primeiro fim de semana deste fechado mês, memorável para bombeiros e o corpo médico do Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas (MG), às mãos de quem foi confiada a gerência de dois casos semelhantes inclusive na gravidade. Nem para as mentes hábeis no controle das emoções, fáceis influenciadoras no cotidiano, mas onde com certeza a razão se solidariza com as adversidades, é fácil decidir em investir na recuperação de apenas uma entre duas crianças atropeladas por causa da mínima possibilidade de o tratamento da outra progredir, o que a sua morte há poucos dias depois confirmou.

Duas faces opostas a pressa tem: como inimiga do êxito em procedimentos labirínticos ainda sob execução e decisiva para encarar problemas requerentes de imediata solução viabilizada pelo preparo antecedente que os responsáveis pela tarefa recebem. Possuir helicóptero agrega força ao empenho dos bombeiros mineiros no suporte inicial a vidas em alto risco em consequência do tamanho de território e número de municípios que a unidade federativa apresenta. Os mais de 3 mil resgates entre 2007 e 2014, primeiros sete anos de funcionamento do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), comemorados em solenidade no fim do segundo dito ano {1}, exemplificam o papel da inovação locomotora.

Caiu sobre bombeiros vindos a Patos de Minas numa aeronave Arcanjo a "sorte" do se relacionar com a desafiante situação naquele primeiro fim de semana de março. Um menino de quatro anos da própria cidade e uma garota de sete provinda de Carmópolis de Minas deram entrada no hospital Antônio Dias por atropelamento {2} em similar quadro clínico, tal como sempre tiveram iguais condições de seres humanos garantidas ao menos na teoria pelas leis de abrangência nacional e global que, por reflexo, lhes conferem direitos essenciais. O envio, no veículo aéreo, da primeira vítima citada, em risco de morte, ao hospital João XXIII, em Belo Horizonte, não estava nos planos dos ocupantes, mas o itnerário mudou após a comprovação de que, embora tendo maior confiabilidade, os equipamentos e métodos de assistência da capital não reverteriam a superior gravidade das condições da segunda, que as aguentou até o dia 7 {3}{4}.

É o acaso não parando de surpreender em como dispõe os fenômenos humanos e naturais e, através disso, nos transmite lições! Aos engajados posteriormente a massivo treinamento físico e mental no socorro a pessoas com a saúde em perigo por causa de avarias na estrutura orgânica oriundas de diversos fatores o episódio é mais um ângulo por onde veem que seu empenho e o dos governantes responsáveis por chefiá-los não forma todo a base do desfecho das operações, requerendo-lhes isso, junto aos bravos esforços dentro do possível para bons resultados, capacidade para confortar familiares e demais acompanhantes quando os desdobramentos saírem dos trilhos desejados.

Como estas não há mais contundentes manifestações do valor que tem o esforço estatal ou da iniciativa privada em fornecer aos trabalhadores da saúde instrução, equipamentos e cargas horárias dignos na essência mais que mercantil (o que teoricamente apenas se refere ao sustento elementar dos que movem a máquina) do serviço. Outro lado do fenômeno foi a "seleção natural" entre os prestadores do ofício e os pretensos a se juntar a tal exército, onde os ganhos em espécie não se dissociam dos padecimentos nas batalhas compartilhados com os atendidos e tutores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve