Um rodo nas filas de espera

Entre 14 e 30 do concluído mês o sul do Mato Grosso do Sul viu e, dentre os habitantes, dezenas de milhares usufruíram da facilidade que a Caravana da Saúde, projeto do governo estadual, lhes oferecia em Dourados a fim de avançar na lida com problemas no bem-estar, reduzindo-os a grau digerível para o setor público, considerando-se os limites de sua eficaz operação. Mais duas semanas e a prestação de serviços itnerante servirá a pacientes de Campo Grande e municipalidades próximas entre os dias 14 e 28, apesar de contratempos que quase impediram o projeto.

Pelas informações mais recentemente obtidas, cidadãos quantificados em torno de 55 mil frequentaram o complexo esportivo douradense Jorge Antônio Salomão ("Jorjão") com singular proveito durante os 16 dias. Em adição ao provento concebido ao equilíbrio orgânico dos que se enveredam pelas atividades para que mais notoriamente fora arquitetado e se fizera real, o espaço virou, com consentimento e apoio de seus gestores junto ao governo de Reinaldo Azambuja, um centro de múltipla especialidade mais aproximado ao povo devido à prolongadamente flkexível jornada de funcionamento, cabível na rotina da maioria dos beneficiados e dos controladores de vagas para as assistências na rede hospitalar.

A assistência médica em regime especial englobou demandas nas áreas de psiquiatria, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, entre outras. Em se tratando das consultas, o tempo mostrará o quanto responderão pelo possível descongestionamento da luta por vagas na rede de saúde regional conforme reagirem os governantes municipais com os prosseguintes métodos terapêuticos a que os pacientes foram recomendados a seguir pelos profissionais da caravana. Baseando-se as cirurgias quase sempre no "conserto definitivo" dos problemas corporais, sob sua grande presença entre as assistências em vários destes setores clínicos (feitas em hospitais douradenses e de Fátima do Sul), pode-se crer em boas mudanças de páginas na história de vida de muitos contemplados que lhes restituíram por inteiro ou em nível perto da normalidade o potencial de exercer os direitos e deveres cotidianos.

O que a equipe estadual trouxe de Campo Grande funcionou com ampla base, abrindo caminhos para a lida com as imperfeições na saúde pública atendendo queixas costumeiramente não vinculadas diretamente (citando as que chegaram a ter certa associação) à integridade fisiológica e emocional, cujas influências, entretanto, são reconhecidas facilmente no dia-a-dia. O valor conferido â dignidade das mulheres deixa variadas marcas no bem-estar delas e, tanto neste como em outros casos, a escala de informação do Estado sobre cada paciente vale como um dos pilares da eficiência dos serviços médicos. Para muitos solicitantes de exames e intervenções corporais, a flexibilização temporária do acesso a eles marcou ainda o princípio de uma nova fase da cidadania de tais pessoas, consolidada pela emissão, também naquela estrutura, de documentos, eficazes contra barreiras na fidelidade às exigências da vida coletiva. A prefeitura e a Polícia Militar de Dourados acresceram profundeza ao espectro de atuação da iniciativa estadual com a exposição do projeto "Mulher Segura" visando atrair entre frequentadoras da mobilização vítimas da violência doméstica para ajudá-las a vencer este mal cooperador em muitos de seus problemas de saúde cujo enfrentamento ganha, portanto, mais força para se realizar.

Campo Grande e muitos municípios vizinhos, como já exposto, serão os seguintes destinos das facilidades fornecidas aos sul-matogrossenses pela caravana. Dúvidas sobre a proporção dos recursos destinados à capital com a necessidade de cada área clínica – o montante a que teriam direito, por exemplo, os atendimentos ortopédicos, requerentes de maior atenção na Cidade Morena devido a influências como a insegurança no trânsito –, porém, tiveram de ser vencidas por ameaçarem a execução do projeto, a transcorrer no Centro de Convenções Albano Franco.

As amostras do perfil da saúde na capital e no resto do estado sinalizam o valor destas ações volantes, preenchedor da rasa probabilidade de melhorarem a abordagem das mazelas sociais caso não se proceda para tal no decorrer da pesada rotina nas unidades de saúde fixas. O esporádico contato de pessoal próximo do alto escalão governista e até do mesmo com as manifestaçôes práticas das demandas na verdade lhes serve de melhor método para ajustar o entendimento delas ante a possíveis variações cronológicas. Após suas atividades, por onde passa a caravana reserva ao governo do estado a tarefa de efetivar os aperfeiçoamentos descobertos como importantes, não se podendo evoluir sem que as prefeituras atendam a suas exclusivas obrigações e os usuários respondam na medida certa ao trabalho das duas esferas políticas.

Onde este artigo foi republicado:
http://www.folhadedourados.com.br/noticias/dourados/caravana-da-saude-um-rodo-nas-filas-de-espera

http://www.douradosnews.com.br/noticias/cidades/um-rodo-nas-filas-de-espera

http://portaldaeducativa.com.br/site/um-rodo-nas-filas-de-espera/)

(Conteúdos que o inspiraram:
http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/em-duas-semanas-caravana-faz-55-mil-procedimentos-e-zera-fila-de-exames

http://www.douradosnews.com.br/dourados/organizacao-marca-as-acoes-da-caravana-da-saude#.Vw_k82ZGNyo.google_plusone_share

http://www.agorams.com.br/jornal/2016/04/caravana-da-saude-ajudou-na-divulgacao-do-projeto-mulher-segura/

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/conselho-municipal-aprova-realizacao-da-caravana-da-saude-na-capital/276782/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve