Imaturos, à solta e criando riscos para si e outrem

Somam 229 de janeiro a junho deste ano, do qual ainda resta uma gorda metade onde caibam mais, as ocorrências delegadas às autoridades policiais de Campo Grande que dizem respeito ao dever de retomar para familias membros adolescentes, em especial do gênero feminino, que fogem de casa e estariam tomando os mais repulsivos rumos. Não recebendo educação disciplinar desde crianças, brasileiros púberes expõem-se aos diversos estímulos comportamentais desta sociedade e, vivenciando-os com critérios ingênuos, ficam à mercê de temíveis legados com duração não tão difícil de ser eterna.

Em variadas fases históricas de nossa sociedade houve organizações de comunicação com destino às massas pulverizando entre elas ideias que supervalorizam bens materiais e outros prazeres de, numa forma geral, facílima obtenção para durar pouco, não compensando os sacrifícios feitos em nome deles por vezes nocivos à saúde física, psíquica e financeira dos indivíduos e grupos sociais que integram. Nas mais recentes décadas a TV e o rádio já aproximavam destes princípios um público com idades variadas, sendo excessiva gentileza a da internet ao alargar o cano por onde corriam, contrapondo sua grande função como disseminadora de conhecimentos servíveis.

Desde pouco após emergirem ao mundo, muitos entes humanos desenvolvem-se sem o devido preenchimento das bases instrucionais para um menos danoso convívio com o novo ideário como resultado da falta de aconselhamento e vigilância pelos pais ou, ausentes estes, quaisquer tutores, mais ocupados com outros suprimentos à família ou si mesmos (caso da forte dedicação ao trabalho), isso entre o grupo que não faz algo mais divertido: dar mau exemplo à prole aderindo aos valores devassos. Seja sob a primeira ou a última circunstâncias, as omissões hoje muito envolvem o acesso sem ressalvas dos protoadultos a computadores e dispositivos portáteis também fornecedores de acesso a internet, incluindo celulares que possuem tal serventia além da telefônica. Todos esses aparelhos convergem no potencial de moldar os interesses de usuários em padrões pré-determinados nas redes sociais e outros mecanismos. Chegada, a fase adolescente mostra a inúmeros responsáveis por brasileiros em formação a dificilmente reversível sina em que passa a caminhar a vida dos jovens a partir da falta de suporte no correto tempo quanto à resposta aos estímulos comportamentais quando os sujeitos decidem trilhar o caminho do aproveitamento das alegrias envolvendo sexo, festas, entre outras coisas, após desentender-se com os detentores de sua guarda.

Uma das faces numerosamente concretizadas para a prática das previsões é o abandono dos lares pelos adolescentes, que em voo livre evidenciam para convites ao desfrute primitivo de vontades inerentes ao homem que são imperdível chance de o acato às ofertas adicionar suas vidas a tantas negativamente marcadas como vítimas das complicações, prováveis de ser partilhadas com pessoas de modo geral inocentes. Dito ponto extremo foi alcançado em circunstâncias responsáveis por tornarem-no ainda mais por força da prisão há um mês de um jovem militar de 18 anos acusado de abusar de uma criança de 11 anos na casa de um amigo adolescente, ponto de uso de drogas onde também havia uma arma sem registro, na nossa capital. O estado de choque relatado na garota era eficaz armadilha aos espectadores midiáticos satisfeitos com a versão dela como sendo autêntica vítima, atacada inoportunamente. O possível senso comum tambem a estaria amparando ao operar da mesma forma que ela quando atraíra o agressor para o delito, mentindo ter 16 anos ao rapaz, uma dinâmica a introduzí-lo no longo penar pelo crime em parte devido a sua própria ingenuidade. Em sua vida particular o empregado administrativo do Exército apresentou pistas de duvidosa compostura não descartável em análises para hipotéticas maiores responsabilidades militares, se as Forças Armadas ainda tiverem interesse na presença do desviante em seus quadros. Consistindo algumas táticas de guerra em ludibriar de muitas formas o exército inimigo, a sorte se tornaria mais real aliada numa tropa com um membro incapaz de notar o relativo paralelismo entre as características corporais e a verdadeira faixa etária de uma menina. Em relação a uma ocorrência desvinculada ao tema, a compra por um outro rapaz campo-grandense de 18 anos por apenas 40 reais de uma motocicleta e uma estadia a partir do último dia 28 num hotel daqueles que têm grades e todos nós pagamos adicionada pela intenção do vendedor em se desfazer do veículo por proceder de furto, um elo se faz com o mesmo sucedendo inúmeras demonstrações didáticas não apreciadas significativamente do que escolhas feitas sob pouco firme ou com intenção desativada capacidade de atenção a malícias podem infligir aos atributos com que desejamos cultivar e manter confianças de nossos semelhantes, imprescindíveis para que tenhamos quem nos pretenda ajudar nos desafios cotidianos.

Um não sólido usufruto na tutela de pré-adultos os deixa acessíveis também a caçadores de novos membros do mundo ilícito valendo-se de promessas de uma farta vida em troca do envolvimento em ofícios desobedientes às leis. Hoje entende-se por tais as mobilizações para assassinatos, estupros, comércio de drogas e roubos ou furtos que nos impõem o medo e o estarrecimento de cada dia, mais os estímulos ao ingresso no terror global. A Operação Hashtag, da Polícia Federal, hoje mais significativa campanha antiterrorista em solo brasileiro, começou no corrido dia 21 encerrando no presídio de segurança máxima – que sorte a de nós sul-matogrossenses! – de Campo Grande uma célula do Estado Islâmico interessada em deixar a marca sangrenta do grupo nas Olimpíadas cariocas e composta por pessoas dos mais diversos estados, constando um cidadão das nossas terras preso no Mato Grosso e destacando-se ainda um jovem representante do Ceará, residente na cidade de Caucaia, cujos desequilíbrios mentais desde a época da escola tornaram-no presa fácil de ideais fundamentalistas. Posteriormente chegou aos cuidados das autoridades outra pessoa ligada ao grupo de pretensos representantes brasileiros do EI, um tradutor de conteúdos jihadistas provindo de Morrinhos, no sul de Goiás, cuja idade (17 anos) lhe garantirá mísera punição por ato infracional em vez de providências cabíveis a um crime, termos no cotidiano referentes a atos de mesmo caráter deletério à ordem pública.

Escavações investigativas descobrem como raiz de muitas condutas problemáticas infanto-juvenis nesses e outros modelos as inobservâncias das instituições sociais que têm por membros os protagonistas na dosagem do contato com as variações nos exemplos comportamentais segundo o nível de desenvolvimento intelectual típico na faixa etária dos indivíduos. Duas dessas organizações, família e escola, cada qual a seu modo próprio, têm o dever de ser o ponto de partida no aprendizado das vindouras gerações sobre a vivência com os outros humanos. Entre elas é que dividimos quase todo o nosso tempo nos primeiros instantes de existência. O valor da escola em adição ao da parentela no ensino de bons valores, contrariando os defensores da unicidade da última, deixa visíveis pistas nas dificuldades que comportamentos indisciplinados de alunos, chegando até a plenas violèncias físicas, morais e patrimoniais, acarretam em estabelecimentos pedagógicos, originadas de desserviços familiares.

A luta contra as expressões de repulsa de jovens pelas restrições na dinâmica da vida inerentes ao convívio em sociedade passa por tornar claro aos mesmos e pessoas a eles relacionadas o sentido dos limites, instigando uma o reconhecimento de relativismos na decência de valores promovidos por certas fatias da coletividade, em especial a mídia. Com este fim, é praticável aos circuitos educacionais o recurso a periódicas atividades diferenciadas, com estímulos à participação das famílias dos estudantes, de auxílio à compreensão dos dilemas da juventude, com vista a sua superação. Em coalizão se verá tutores e educadores conseguindo levar a um recuo pronunciado a atratividades para os aprendizes na cidadania de posturas rebeldes sem justa causa.

(Referências:
http://www.oestadoonline.com.br/2016/07/em-6-meses-policia-registra-229-casos-de-adolescentes-que-fugiram-de-casa/

http://www.midiamax.com.br/policia/preso-militar-nega-menina-11-anos-houve-consentimento-307389

http://www.midiamax.com.br/policia/comprou-moto-furtada-r-40-acabou-preso-309841

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/07/pf-prende-celula-do-estado-islamico-que-planejava-atentado-na-rio-2016.html

http://veja.abril.com.br/brasil/pf-prende-grupo-que-preparava-atos-de-terrorismo-no-brasil-diz-fonte-do-ministerio-da-justica/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/suspeitos-de-terrorismo-estao-presos-no-presidio-federal-de-campo-grande

http://correiosulgoiano.com.br/site/terrorismo/

http://cearanews7.com/cearense-de-caucaia-e-preso-pela-pf-como-suspeito-de-ser-membro-do-estado-islamico#)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve