Nada fica nos trilhos com a corrupção os gerenciando

Investigações apontam falha humana como razão para uma vasta tragédia para o setor ferroviário italiano, o choque a 12 de julho entre dois trens num trecho da estrada férrea Bari-Nord que interliga as comunas de Andria e Corato, na província de Barletta-Andria-Trani‎, na região da Puglia. O inquérito se debruça, porém, apenas sobre o cume de longe visível da tragédia, as falhas de funcionários que administravam o trânsito nas duas estações envolvidas, condicionadas por imprudências do sistema público muito bem evitáveis por envolverem o grau de controle das intenções indutoras do apelo de muitos membros seus às carreiras estatais.

Enquanto o mês anterior já se ia a mídia passou a destinatária das queixas de Cesareo Troia, um porta-voz regional do partido Verdes, que alvejavam a atuação da categoria política na garantia da segurança no transporte ferroviário e outros deveres a isso relacionados até a ocorrência no mínimo pôr em dúvida a seriedade com que as tarefas eram executadas. Um discurso em nome de seu time rechaçando as atribuições oposicionistas a ele das desventuras que afligem o território nacional sem incômodos devido à falta de interesse entre muitos desses críticos por se engajarem cobtra elas na prática. Tendo em vista o tamanho dos absurdos sobre os quais por escrto discorreu, compreensível entre nós brasileiros por se aproximar ao de barbáries aqui praticadas, a manifestação retardatária (semanas após o tenebroso evento) do comunicador o pôs no enredo como referência para quem deseja mudá-lo para melhor, inclusive aqui no Brasil. Assimilou o destroço que atitudes incautas de titulares de cargos estatais e pessoas de forte prestígio a eles ligados já induziram com o acidente às famílias dos 23 mortos e dos 50 feridos, bem como a estes, optando pela recusa em se pronunciar de imediato após os fatos, sob risco de soar como mais um entre muitos colarinhos-brancos oportunistas habituados a papear mais do que na realidade podem ou intencionam cumprir no sentido de suprir os prejudicados em notórias tragédias, fazer com que se abatam as medidas corretivas sobre os envolvidos na origem dos episódios e afastar o risco de se repetirem.

E também porque o encarregado midiático não anunciara providências assistenciais a familiares de vítimas e às que nasceram de novo, sem total certeza de serem concretizadas. O pagamento de compensações financeiras aprovado com unanimidade após discutido no governo federal já iniciava a cobertura das necessidades dos afligidos diminuindo o espaço a promessas duvidosas. Versava o serviçal do grupo político sobre a igualdade entre as virtudes dos frutos e da árvore geradora.

O choque mútuo das composições levou seis pessoas envolvidas com o controle do trânsito férreo às salas de interrogatório. Vito Piccarreta, controlador de fluxo na estação de Andria, assumiu ter dado um comando enganoso para que os dois trens partissem em trecho de mão única, mas declara ter avisado seu equivalente em Corato, Alessandro Porcelli, no que este o desmente. Ganha poder a explicação defensiva do responsável pelo centro de embarque e desembarque da segunda localidade ante dúvidas que ficaram sobre como operara o estabelecimento da primeira naquela manhã assombrosa por causa de tentativas de mudar a caneta o registro do horário da partida de um dos veículos, culpa, segundo Piccarreta, de outros funcionários.

Através desses detalhes é muito certo o diagnóstico de incompletudes na comunicação entre os dois pontos. A culpabilidade atribuível a Piccarreta autorizaria os italianos a se juntarem defronte os órgãos de polícia e justiça por onde estiver passando a fim de reverenciá-lo com gritos de "Assassino!". Mas, vendo-se ele próprio como vítima, poderia a multidão aceitá-lo como mais um membro? Removendo do guia de trânsito ferroviário a culpabilidade por intenção de produzir o resultado visto ou não fazer uso da capacidade de evitar as atitudes que desencadearam o entrechoque, a massa contaria com uma referência hábil para direcionar seu desgosto a um grupo de culpados mais relevante, autor das elementares causas do desfecho, de nenhum interesse às autoridades que promovem a sondagem.

Todos nós homens erramos por conta de tentações emocionais, rompendo até compromissos que fazemos conosco mesmo em qualquer patamar de seriedade, não nos cabendo, assim, confiança cega em serviços executados por ferramentas tecnológicas que ainda dependem muito da força físico-psíquica humana. Isso tem base nas pressões que por vezes os operadores sofrem para, no manejo dos recursos, imprimir a perfeição aguardada neles. Declarações de Piccarreta o mostram encaixado nesta circunstância.

Na Europa, aparatos automatizados para muito autônomo intercâmbio de informações não se encontram em distância que homens públicos não possam transpor no compulsório intuito de, obtido o acesso aos instrumentos, pô-los nas ferrovias de seus países. Ainda mais válido é o compromisso devido à obrigatoriedade de sua instalação instituída pela União Europeia, a cujas regras para a concessão de benefícios mercantis subordinam-se os países de maior influência econômica, política e cultural no continente e no mundo. Não dispondo o trecho da Bari-Nord cenário do acidente, em exceção à malha ferroviária italiana, dos insumos, o país serve de modelo para que o bloco atue a favor dos Estados-membros em proporção à disciplina de cada corpo governante. Agora ficou claro o ponto inaceitável a que pode chegar o fluxo de trens sob a supervisão de trabalhadores sem a ajuda de equipamentos modernos responsáveis pela maior parte das tarefas de orientação da chegada e partida das composições e a determinação de quando cada uma pode ocupar os trilhos de mão única, expondo as mentes humanas a esforços que não sobrecarreguem-nas.

Com a inclusão de esperadas melhorias como estas e o projeto de uma ponte entre a Sicília e a Calábria que por décadas arrasta-se sem conseguir sair dos esboços, por exemplo, em coletânea de manifestações do pouco interesse público em agir para aperfeiçoar a infraestrutura do sul do país (onde fica Bari) em contraste com os maiores investimentos no norte, já se pode equiparar parte deste sistema governamental às máfias. E não haveria tanta diferença entre imaginar e acontecer que haja políticos vinculados aos grupos criminosos graças a algo mais incrível que se manifesta na plataforma administrativa: a falta de unidade na parte reservada aos caminhos de ferro com sua partilha entre dois órgãos atuantes com diferença na idoneidade. Algumas dirigidas sob padrões europeus pela Agência Nacional para a Segurança das Ferrovias, enquanto outra parte fica a cargo do USTIF, um escritório ligado ao Ministério dos Transportes, desenvolvendo trabalhos sem padrões definidos.

Cesareo Troia, em sua declaração à imprensa, indicou com grande nitidez para quem as acolheu a profundeza básica do interesse de parte da classe política italiana pelos autênticos fins dos ofícios, mesmo valendo-se de um exemplo na área ambiental, aspecto não ligado explicitamente à tragédia e de conhecimento dominado pelo porta-voz em nível com pistas no tipo de agremiação governamental que integra. Parece que o bloco iníquo do quadro político deste país, através de sua contribuição para o desastre mediante inobservância no trato com as rotas férreas, abusara no usufruto da ousadia aprovada por em demasia bom funcionamento ao permitir dentre outras más condutas uma desrespeitosa não só ao direito à vida do homem, o emprego de técnicas ou artefatos obsoletos em tratamento de água que faz parte significante dela perder-se de vista no caminho entre as estações e as torneiras dos consumidores. Possivelmente deixando o Brasil para trás em vários aspectos, empatamos no tanto de água em média deixado tomar rumo incerto em 2015 – 37% –, conforme balanços estatísticos publicados separadamente aqui e lá.

Fica à merce dos olhos e da consciência dos italianos, talvez agora com um ligeiramente maior destaque, uma porção do Estado da qual cabe a eles livrar-se nos momentos em que o próprio governo, com o esforço da parte idônea, abre espaço à voz popular, as eleições já fixadas no calendário eleitoral e os referendos ou plebiscitos que abordarem propostas de reestruturação política. Atentem-se eles, contudo, para a ineficácia dos discursos de pretendentes ao comando de transformações progressistas na conjuntura como única prova de que assim será com eles no poder. Por exemplo, o conhecimento do transcurso político atual e dos rumos antecedentes é a salvação para se descobrir se de fato os Verdes sempre agiram de maneira virtuosa para desmerecerem as culpas impostas pelos adversários contestadas pelo porta-voz no interior. Um hipotético mau histórico do movimento não se corrige com seus integrantes apontando as falhas dos antagonistas. Vide a continuidade do baixo grau de castidade política após nossa presidenta ser afastada, com uma última chance de retorno. Em meio aos grupos que julgam seu impeachment já há quem admita não ver caráter diferente em relação ao do PT e sua velha guarda no governo interino com risco de ser efetivado! O que se emerge é a briga por poder, segundo dissera o senador José Medeiros (PSD-MT).

(Reprodução:
http://www.webartigos.com/artigos/nada-fica-nos-trilhos-com-a-corrupcao-os-gerenciando/144834/

Referências:
http://bari.repubblica.it/cronaca/2016/07/18/news/scontro_fra_treni_il_capostazione_dai_pm_per_spiegare_l_alterazione_dei_registri_-144340744/?refresh_ce

http://www.corriere.it/cronache/16_luglio_18/scontro-treni-l-ammissione-capostazione-piccarreta-pm-ho-alzato-paletta-automatismo-30377426-4d0a-11e6-b4d6-1a2d124027e8.shtml

http://www.andrialive.it/news/Politica/437242/news.aspx

http://www.traniviva.it/notizie/disastro-ferroviario-in-procura-la-lunga-giornata-dei-capistazione/

http://www.baritoday.it/cronaca/scontro-treni-indagati-vertici-ferrotramviaria-contributo-per-famiglie.html

http://www.baritoday.it/cronaca/cantone-tragedia-treni-puglia-collegamento-con-corruzione.html

http://mobile.ilsole24ore.com/solemobile/main/art/notizie/2016-07-12/meta-la-sicurezza-ferroviaria-deve-essere-uguale-tutta-rete-200712.shtml?uuid=ADaA4wr

http://www.corriere.it/opinioni/16_febbraio_29/ponte-stretto-messina-fantasma-grande-opera-79f12544-de5b-11e5-8660-2dd950039afc.shtml

http://www.today.it/ambiente/giornata-mondiale-acqua-sprechi-italiani.html

http://www.inbs.com.br/o-alarmante-desperdicio-de-agua-no-brasil/

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/08/senadores-contra-impeachment-chamam-relatorio-de-fraude-e-baseado-em-premissas-equivocadas-5757.html)

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