Liberdade em dose anormal perante as pesadas bases de sua temporária retirada

De volta plenamente ao menos ao convívio familiar se encontram o ex-vice-prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte, a ex-primeira-dama da capital sul-matogrossense Andréia Olarte, tal como parte da corja que se oferecia como parceira em suas condutas corruptas. Atenuações penais que, não bastando por si sós abalarem a motivação política do povo graças à consolidada limpidez da reputação dos envolvidos, estremecem a credibilidade da máquina pública disciplinar ao terem precedido a sentença pisadas na bola por parte de alguns operadores do sistema das quais é estimável a presença de genes nela.

Um longo histórico de conivência com o enfraquecimento da própria idoneidade se pôe contra o casal que por mais de um ano (2014-2015) usufruiu da influência compensatória à falta do prefeito Alcides Bernal (cassado durante este período) à qual o povo campo-grandense também se submetera quando elegeu o titular. Começando-se pelas mais recentes manifestações disso. Gilmar e Andréia Olarte, além de dois comparsas, foram parar atrás de grades a 15 de agosto por efeito da Operação Pecúnia, deflagrada pelo Gaeco. O que a embasou foram os gastos com imóveis superiores ao poder aquisitivo inerente aos montantes de dinheiro cujo acesso pessoal (na forma de salário) é consentido pela lei e, para fortificar seu tom suspeito, se submetiam devido a condutas do par e dois empresários, também sob tutela da estrutura penal, a metamorfoses em aspectos visíveis até para olhos leigos a fim de retardar conclusões penalizantes dos encarregados de receber e interpretar os dados relativos às despesas, a exemplo da declaração do Imposto de Renda.

Prestando-se diretamente na direção do esquema ao lado do cônjuge, segundo o que apontam os levantamentos intrínsecos à iniciativa judiciário-policial, Andréia deixou vir à tona seu não menor interesse pelo acréscimo patrimonial rápido e pouco esforçoso. a ponto de a profissional no ramo de estética ter aspirado ao orgulho de alcançar com as próprias mãos uma parte das benesses agregada ao volume de que se apropriara na sequência de captação pelo marido provindo de anteriores dois processos investigativos abertos contra ele.

ADNA e Coffee Break são termos identificadores de outros enredos que consistiram em mobilizações da polícia e da justiça nos últimos dois anos dentre cujos alvos constava Gilmar. Se dividia a trama de interesse da primeira operação nomeadamente entre a igreja onde o então vice-
-prefeito pregava – a Assembleia de Deus Nova Aliança, cujas iniciais batizaram o movimento – e a sede do Executivo municipal que o tinha em seu banco de reserva, numa relação de troca de favores. Das figuras associadas ao caso uma se repetiu na Pecúnia, um ex-assessor de Gilmar, Ronan Edson Feitosa de Lima. Em possível vínculo com a descoberta do gozo de mais essa fonte paralela de lucros, acionadores da lei em 31 de agosto pediram a uma fatia do próprio grupo (as polícias) engajamento na localização de Ronan a fim de prendê-lo.

Os acertos foram para além dos efetivos sul-matogrossenses, o que se faz aparente com o achado de Ronan por policiais militares paraenses da cidade de Tracuateua no dia 20 de setembro. Para o alcance do visto sucesso no encontro do transgressor num lugar jamais ponderado por nossa opinião pública regional, é palpável como razão o compartilhamento de dados restrito a agentes de ambos os estados. À imprensa e o restante da sociedade só se dispôs a confirmação de que a justiça foi feita, que rendeu cobertura direta pelos grandes veículos de comunicação daqui, conhecida pelo público em sua maioria paraense do Jornal Tracuateua devido à reprodução de matéria do Midiamax. Aquela população foi iniciada no conhecimento de uma realidade que, sem espaço nas pautas do jornalismo paulistano-carioca-brasiliense, só teve como motivo para a exibição a outorga à comunidade do papel de esconderijo por alguém que fugia da justa recompensa por ter feito em terra distante uma farra com recursos coletivos no tocante à qual, porém, não ficaram acessíveis mais informações para os leitores, o que se teria com o próprio site recorrendo às autoridades regionais no intuito de apurar se gestores públicos do município tiveram algum contato interessante com o preso e disponibilizando os links de noticiários de MS que serviram de referência na expectativa de que sirvam como porta de entrada à compreensão daquele geograficamente distante panorama.

Outro contexto que deu origem a inquéritos atingindo Gilmar Olarte faz referência a uma empreitada atuante como raiz do poder graças ao qual teve êxito em todas as tramoias, a mãe delas. A Operação Coffee Break desnudou para a vista cidadã a magnitude do interesse do substituto do chefe municipal em ocupar o assento do titular, denunciada pelo complô que comprou os pareceres de muitos vereadores que votaram pela cassação de Alcides Bernal com base em sintomas que o aparato governa apresentava de uso desgastante em prol de desejos egocêntricos de certos operadores, forma de proveito não erradicada sob o comando da capital pelo gestor-reserva.

A percepção de já ter dados no âmbito da Operação Pecúnia em suficiente quantidade imune a violações pelo casal Olarte bastou para o juiz Roberto Ferreira Filho determinar em 27 de setembro a parcial soltura (prisão domiciliar) de ambos, sob monitoramento por tornoseleiras eletrônicas que foram obrigados a usar como condição favorecedora deste direito. Em conformidade com os anseios do povo, da parte honesta do Estado e da imprensa para que usurpadores do bem comum não saiam ilesos das adequadas retribuições a seus atos, forças especiais deslocaram do extremo fim de outubro a disponibilidade de investidores no ramo de cosméticos para atender Andréia, acompanhada por Gilmar, em São Paulo. Teve respaldo judicial o fracassado excepcional abrandamento das restrições garantidoras do alívio da sentença, o que desejava outro envolvido na Operação Pecúnia, Evandro Farinelli, para viajar a Coxim (aqui no estado mesmo) e Cuiabá (no Mato Grosso "do Norte") entre os dias 11 e 16 já deste mês. Com uma inteira ênfase no retrato moral-
-criminal do vice-prefeito tornado ex após renunciar a partir da cadeia em 8 de setembro e a até então primeira-dama, compreendendo mais do que a força tarefa citada antes, e processos investigativos ainda em andamento contra servidores do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do estado por uma relação privilegiadora com alvos da Coffee Break em que os brindava com informações delicadas servíveis ao amortecimento dos rigores legais a partir mesmo da hora em que esse peso recaísse sobre os foras-da-lei, manter os Olarte na capital (até que, quem sabe, se decrete seu reencarceramento) já daria à Justiça um direito de reajuste no índice de confiança popular.

Ainda longe do fim a vulnerabilidade do casal Olarte a regressar para onde o sol abre os dias quadrado, continua valida para seus defensores a corrida a múltiplos do prazo corrente até que surja uma nova ordem punitiva. Esta aclamada ocasião espera o preparo dos magistrados para traçar o definitivo limite entre a lucidez dos artifícios que a defesa poderá usar num esforço em prol da absolvição dos clientes e acesso a lucros resultantes dela e os concretos reflexos das práticas dos réus. Em jogo vão se pôr os valores do direito de nós cidadãos de bem à liberdade na busca de satisfações e o de quem edifica percalços ao nosso uso dele.

(Referências:
http://www.campograndenews.com.br/politica/casal-olarte-e-outros-tres-viram-reus-por-compras-suspeitas-de-imoveis

http://www.midiamax.com.br/politica/juiz-autoriza-gilmar-andreia-olarte-pedem-nova-data-viagem-320336

http://www.midiamax.com.br/politica/promotoras-pedem-justica-indefira-solicitacao-viagem-gilmar-andreia-olarte-320218

http://diariodigital.com.br/politica/casal-olarte-podera-viajar-usando-tornozeleiras/150499/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/apos-sumico-de-20-dias-ex-assessor-de-gilmar-olarte-e-preso-no-para

http://www.oliberdade.com.br/politica/preso-no-para-ronan-feitosa-ex-assessor-de-gilmar-olarte

http://www.jornaltracuateua.com.br/noticias/832-policia-prende-em-tracuateua-ronan-feitosa-ex-assessor-de-olarte

http://www.jornaltracuateua.com.br/policia/831-ex-assessor-de-olarte-some-e-tem-prisao-decretada-pela-justica-de-ms

http://www.midiamax.com.br/politica/manter-liberdade-defesa-olarte-alega-mpe-ms-repete-argumentos-319405

http://www.midiamax.com.br/politica/gilmar-andreia-olarte-ganham-liberdade-terao-usar-tornozeleira-eletronica-316842

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/nao-lavei-dinheiro-garante-gilmar-olarte-ao-sair-da-prisao-apos-42-dias

http://www.midiamax.com.br/politica/olarte-renuncia-cargo-prefeito-vice-processos-devem-ir-primeira-instancia-314814

http://www.midiamax.com.br/politica/mpe-ms-nega-existencia-delacao-pede-manutencao-prisao-casal-olarte-314864

http://diariodigital.com.br/geral/bernal-diz-que-investigacao-sobre-multas-se-refere-a-gestao-olarte/150452/

http://www.midiamax.com.br/politica/andreia-vai-presidio-feminino-gilmar-olarte-centro-triagem-311790)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve