Comprovante de irmandade provinda de nocivo interesse comum

Após reforço na privação de contato com o mundo externo, a que não teve direito em relação ao requinte das refeições de fim de ano similarmente a muitos brasileiros vítimas do desbarrancamento econômico originado do que fizeram ele e um adicional acúmulo de agentes públicos, Eduardo Cunha corre peitando o tempo a fim de reconquistar sua vaga na Câmara dos Deputados, para lá retornando com a jornada legislativa anual. Estando por trás de grades, ele delegou à sua defesa a tarefa de dirigir-se ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo que invalide a cassação do ex-
-legislador. Como, porém, o outrora parlamentar reergueria a níveis relevantes (até perto do ponto em que ele chegou a presidir a instituição) na sequência de seu boicote pelo povo e da súbita mudança no posicionamento de antigos colegas apoiantes da preservação de seu cargo? Muitos dos detratores de colarinho branco deram sábios passos na defesa das necessidades coletivas e de seus interesses, tendo a reverência geral à inteligente manobra espaço ao tamanho da submissão das segundas demandas às primeiras a que cada representante legislativo se permitiu subordinar. Evidências de uma perfeição nos dotes de Cunha para a política interesseira são exaladas pela configuração, alheia mesmo a divergências ideológicas, da "tropa de choque" ainda a ele servente em setores do poder mais afastados de nossos olhos e, com alguma influência disso, por saberes do mesmo ameaçadores inclusive à incolumidade da vigente estrutura de governo federal, antes parceira dele.

A Polícia Federal antevê mais carga lhe sendo remetida por força da Operação Lava Jato. Com vista a retornar o espaço para acolhimento de presos em sua superintendência de Curitiba a níveis bons para a fluidez de sua labuta, a instituição reivindica ao juiz Sérgio Moro a transferência de alguns investigados, pedido que teve parcial acato a 16 de dezembro. Cunha foi o alvo escolhido para a determinação, ao passo que o ex-tesoureiro do Partido Progressista (PP) João Cláudio Genu e o empreiteiro José Adelmário "Léo" Pinheiro prosseguem como valorosas fontes de contribuição para o inquérito, ao certo a causa da ameaça à integridade do segundo elemento em nome da qual sua defesa se manifestara contrária ao translado, levando vantagem por enquanto.

A aproximação das diretrizes sob as quais Eduardo Cunha passou a estar encarcerado ao que é feito com grande parte dos outros membros da sociedade ousados no desrespeito às leis válidas a ela toda para seu bem, diante de sua atual presença junto a alguns comparsas num presídio quase comum - o Complexo Médico Penal, não situado em Curitiba, mas em adjacente cidade, Pinhais –, ganhou a índole de há bastante tempo autenticada providência por efeito do mérito que se aglutinou com a visão das autoridades e do povo sobre muitos atos pelos quais o antigo deputado ditava sua estadia no poder. Não obstante negócios ilícitos na Petrobras que motivaram à detenção do destronado homem público a 19 de outubro em Brasília e condutas semelhantes justificadoras de inquérito contra ele no estado que representava na Câmara (Rio de Janeiro), a Justiça do Distrito Federal seis dias depois o incluiu em lista quíntupla de réus por manejarem o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) sob idêntico modus operandi. O lugar que a petroleira detém nos segmentos econômicos muito dependentes de energia termoquímica e o papel do instrumento público gestor das relações entre patrões e empregados no apoio a grande parte da força motriz nacional (o segundo grupo) estabelecem uma razão para uma cobrança pela sociedade de uma cooperação entre os asseguradores da ordem legal implicados nos dois ramos de jornadas investigativas visando erguer fortes bases para um prolongamento da prisão do ex-parlamentar.

Eduardo Cunha iniciou a fase carcerária de sua vida em instante muito amistoso para com dito objetivo almejado coletivamente, após ir para a sarjeta seu mandato e os privilégios suavizadores de investidas penais inerentes ao ofício. Fora do previsível o recluso perdera a luta em defesa do escudo. Sua cassação foi ratificada em 12 de setembro com apenas dez votos contrários a despeito do volume de deputados anteriormente a impressionantes propostas de manobras recorrendo no intuito de salvar a pele do até aí colega. A receosa expectativa de nova procerastinação do julgamento da pauta por Rodrigo Maia (DEM), presidente daquela instância legislativa, em virtude, segundo o grupo que queria o parlamentário fora da Casa, de favores que o líder ofereceu à ascensão de Cunha para o assento agora dele e recebera do réu quando este do cargo usufruía fizeram emanar tensões de tal fatia do efetivo diretamente eleito da instituição, simultaneamente à imaginável aposta em favor da possibilidade por quem desejava a permanência do membro desviante. No fim este conjunto curvou-se quase todo ao ponto de vista do primeiro, e os vitoriosos na maior leveza tocam suas rotinas, conforme sugerido pelo partimento do "centrão", bloco que reunia cunhistas, entre mais de um pretenso candidato à presidente da Câmara a ser eleito neste ano, fenômeno obviamente incômodo para o congressista emérito.

Todos esses votos de repúdio total à presença de Cunha na Câmara, faces de um descontentamento para debelar o qual sua renúncia à presidência da assembleia em 7 de julho teve irrisória serventia, em sua própria essência valeram pela falta de honesta lógica na manutenção dentre aqueles representantes ao menos em teoria da vontade geral de uma pessoa envolvida até no impasse político mais decisivo aos rumos do país nos últimos anos, o impeachment de Dilma, sem diferenças no nível de virtude comparando-se ao da ex-presidente. Surpreende e preocupa, no entanto, a variedade de arranjos possíveis da distribuição entre o Legislativo, Executivo e o povo dos subprodutos das relações entre os poderes correlatas à mudança no segundo deles, variáveis também sendo os padrões de qualidade capazes de os frutos assimilarem.

A respeito da jornalista Cláudia Cruz, mulher de Cunha, não era de se esperar que fizesse sua parte no resguardo à honra do esposo perante Moro, em depoimento ao qual negou conhecer as suspeitas em torno do conteúdo das contas do marido na Suíça antes de o assunto começar a bombar massivamente nas pautas da mídia. Além dos fatores amorosos, é capaz de pesar sobre a notoriedade do relato o histórico de atuação da autora na Rede Globo, cujos costumes de interferir com marcas de parcialidade no formato das notícias e atrações de entretenimento dispostas ao público podem lhe ter drenado o apreço quando à paisana pela curiosidade imprescindível ao digno exercício de carreiras na imprensa. Contudo soa peculiar a negação do conhecimento dos atos desviantes de não mais deputado inclusive pelo ex-presidente Lula e o também cassado senador Delcídio do Amaral, figurões da antiga governança federal, entre as testemunhas de defesa convocadas entre novembro e dezembro a expor suas versões a Moro, seja dirigindo-se à capital paranaense e sede descentralizada da maior mobilização pública nacional contra corruptos ou através de vídeoconferência, pelo que optou o molusco. No interior da tropa da Câmara que rejeitou esse velho membro os fortemente motivados pelo papel revanchista do mesmo como iniciador do segundo impeachment presidencial de nossa história, enquanto também prestam honras ao antecessor ideologicamente homólogo da antiga chefe do Executivo, terão se ordenarado numa frente relativizadora do grande dano que o todo pretendia começar a provocar no universo da má política, com impactos no quão avança a conscientização entre os estatistas sobre com quem é de fato seu compromisso. Se, como em outras questões polêmicas, Lula realmente não adquirira a tempo ciência do que em meio a bastantes indivíduos fazia na Petrobras aquele então ocupante de uma cadeira no recinto legislativo federal que não tinha afinidade quanto ele para com o igualitarismo vermelho, os entusiastas absolutos do nada santo filho do Brasil de tão alienados terão feito uma sabotagem parcial em algo comumente atuante como armadilha para o senhor deles que nesse contexto, no entanto, falou a favor de um adversário buscando retardar a deterioração ocasionada em sua imagem pela presença negligente ou até ativa em usos impróprios do aparato público.

Cunha também sinaliza flexível submissão a fronteiras na concordância com diferentes modos pensados para administrar o Brasil quando a alguém dá o título de parceiro ou inimigo, rótulos sujeitos a trocas. Algo parecido com o que Dilma ganhou do feiticeiro para o qual posteriormente o feitiço se voltou está, sob o comando do dito cujo mesmo na cadeia, disponível para alvejar um até muito recentemente aliado, o presidente em exercício legalmente legítimo Michel Temer. Eduardo só não induziu o vice-governo à mesma gradual desestabilização com em demasia fortes questionamentos de sua defesa ao chefe nacional substituto sobre a rotina na Petrobras e no Congresso porque o percurso incubador da meta viu-se bloqueado pela inaptidão de Moro para examinar condutas do presidente da República e pela irrelevância que o magistrado viu em outra parte das 21 indagações vetadas num total de 41. O dia 7 de fevereiro, data estipulada para o ex-comissário legislativo depor ao juiz, demarca a seu redor mais um raio de tempo antecedente a ter uso na definição com os apoiadores jurídicos do apenado de como interrogar em um teor satisfatório à obtenção para perícia da versão do réu acerca dos fatos sem ultrapassar as atribuições da Justiça comum e assim dar margem a "excessivos" esclarecimentos.

Por um lado a exposição de mais detalhes em torno do corrente líder federal e sua trupe ratificaria perante os brasileiros visivelmente indignados com a corrupção que o rebaixamento do potencial dominante do PT representou uma vitória antecessora de muitos ganhos requeridos para a minimização dos focos de desonestidade. A face contrária da moeda mostra a variabilidade da conveniência de seu valor em função do momento em que for emitida. Caso desse para a sociedade e o Judiciário sem tanta dificuldade e gasto de tempo livrar o Estado de inúmeros elementos que brigam pelo poder só vislumbrando conquistas para si e se deixam tomar pelo ânimo nesses momentos nos quais trepida muito a ordem política, o clima atual tornaria obrigatórias as plenas revelações acerca do titular hodierno do Executivo nacional. Uma segunda condição essencial para glórias na batalha consistiria em não ofertar ao informante todos os agrados "merecidos", havendo, por exemplo, de se mantê-lo pelo menos execrado do ofício público no intuito de amenizar reações populares negativas a possível abrandamento ou suspensão da sentença prisional que o indivíduo recebesse.

Consolador detalhe desta conjuntura é a crescente proximidade sua com 2018, quando a nós reservar-se-á a chance de lhe pormos fim. Já é tempo de descartar essas raposas velhas e para variar incompetentes e desonestas como alvo de votos, em virtude de ser inadimissível uma tolerância prorrogada a seus ataques, e fornecer espaço a figuras e propostas hábeis, quando em ação, para nos causar autêntico orgulho patriótico. A expiração do aceitável prazo de ocupação da máquina governatícia pelos dinossauros atrevidos faz-se evidente com fragilidades capazes de se apresentarem nas fronteiras de consenso ideológico entre eles. Fazer oposição a traquinagens de todos, sem se ater à planta que cada um traça da ordem econômica, social e política por cujo alcance lutam teoricamente em prol do bem comum, está em perfeita sintonia com a empiricamente atestada inegável disposição de alguns para afrouxarem temporariamente o apego a suas convicções visando acordos uniformes de propósito em volumoso autobeneficiamento com prejuízos a todo o contingente populacional governado.

(Referências:
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2017-01-04/eduardo-cunha-presidencia-camara.html

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/01/05/eduardo-cunha-pede-ao-stf-a-anulacao-da-cassacao-na-camara.htm

http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/moro-determina-transferencia-de-eduardo-cunha-para-presidio/

http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/moro-nega-transferencia-de-leo-pinheiro-cunha-e-genu/

http://veja.abril.com.br/politica/moro-veta-21-questoes-de-eduardo-cunha-a-michel-temer/

http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/moro-corta-perguntas-de-cunha-relacionadas-a-crimes-na-petrobras/

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/11/30/lula-sera-ouvido-por-moro-pela-primeira-vez-na-lava-jato.htm

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/11/paes-cervero-delcidio-e-lobista-dizem-desconhecer-propina-cunha.html

http://veja.abril.com.br/brasil/claudia-cruz-sabe-de-nada-inocente/

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/mulher-de-eduardo-cunha-diz-a-moro-que-desconhecia-conta-em-seu-nome-no-exterior/

http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/claudia-cruz-nega-conhecer-origem-de-dinheiro-no-exterior/

http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/10/juiz-aceita-denuncia-e-torna-reus-cunha-henrique-alves-e-mais-tres.html

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/10/19/cunha-e-preso-em-brasilia.htm

http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/moro-acata-denuncia-e-cunha-vira-reu-na-lava-jato/

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/10/04/acao-contra-cunha-por-contas-na-suica-e-liberada-para-moro.htm

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/09/camara-cassa-eduardo-cunha.html

http://exame.abril.com.br/brasil/apos-traicao-de-aliados-cunha-sofre-cassacao-esmagadora/

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/09/deputados-bradam-que-2018chegou-o-dia2019-mas-plenario-da-camara-ainda-nao-tem-quorum-suficiente-3290.html

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2016/09/12/internas_polbraeco,548297/aliados-de-cunha-tentam-empurrar-votacao-para-outubro.shtml

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/08/deputados-dizem-que-adiamento-sobre-cunha-e-2018deboche-com-brasileiros2019-e-pedem-parcialidade-ao-presidente-101.html

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/08/1806403-fotos-exclusivas-mostram-complexo-onde-vivem-presos-da-lava-jato.shtml

https://www.significados.com.br/fgts/

https://www.financaspraticas.com.br/pessoais/vida/aluguel/10.php

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udia_Cruz)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve