Para cada começo e percurso de novos anos, os mesmos preparativos de abrangência muito inferior ao ideal

De novembro até 15 deste mês a campanha "Stop petardama" ("Parem os fogos"), conduzida informalmente por cidadãos de Novi Sad, conglomerado urbano da Sérvia, tornou a Praça da Liberdade cenário de protestos silenciosos contra um dos universais símbolos desta época frente ao risco de seu manuseio e os males do ruído excessivo a animais domésticos e pessoas em condições de saúde excepcionais. Medida mais severa em relação ao que o grupo anseava de forma geral passou a vigorar no primeiro dia útil do novo ano em Campinas, no estado de São Paulo, numa nação que nem precisa ser mencionada para quem a habita. A lei que tal limite impõe se apoia em uma estrutura não confiável o suficiente para embasar iniciativas análogas em qualquer parte do mundo em consequência de tão sólida ser como o empenho geral da humanidade antes, no curso e depois dos festejos de transição anual para que cada novo ciclo seja como o desejado incessantemente.

A lei antifogos da metrópole interiorana brasileira trilhou caminho parecido com o da cobrança de posicionamentos semelhantes das autoridades daquela cidade no país balcânico e/ou do próprio corpo gerente federal. Começada em novembro (à semelhança dos protestos naquele pedacinho da Europa) com sua aprovação na Câmara Municipal após um vereador expô-la, a ideia terminou tendo principiado seu vigor paralelamente a 2017, com a diferença em seu maior imediatismo. Não integrava mais a lei no momento do princípio de sua validade a previsão de multa para os transgressores com a qual nasceu no Legislativo. Ausente o núcleo do potencial repressivo da oposição institucionalizada à pirotecnia, sobra-lhe a capacidade conscientizadora para cujo proveito já corre o tempo de ágil uso necessário pelo governo campineiro por ser a norma susceptível a progressivamente perder a credibilidade junto aos cidadãos. Aos trabalhos clarificadores do novo formato da relação do Poder Público e dos cidadãos comuns com os explosivos lúdicos as vivências regionais em torno do assunto apresentaram como terreno sobre o qual a tarefa há de se processar a saúde e conforto de cães, pessoas idosas e portadoras de autismo e Síndrome de Down, associados ao valor das multas que ficou por ser definido de forma a pesar com notável isonomia sobre todo sujeito alheio aos prejuízos de seu lazer para tais segmentos.

Esforços de fim em reprimir a feitura, venda, transporte e manuseio de fogos possuem como adicional meta a ser visada o desmantelamento de oportunidades a lesões físicas, diretas, facilmente visíveis, que são os dispositivos capazes de deixar em seus manipuladores e/ou indivíduos próximos. De par com os desprazeres do barulho vindo das bombas o temor aos acidentes reunia muitos habitantes de Novi Sad nos dois minutos de silêncio mediante o qual queriam atrair enfoque das repartições públicas encarregadas de zelar pela segurança geral para este tema. O que de vicioso constar na administração do tópico em Campinas disponível estará para fundamental aglutinação ao conteúdo dos debates e ações nas quais é muito bom que o Estado e o povo busquem um entendimento comum gerador de êxitos. É importante chegar ao conhecimento de ambas as partes o fato de que sem um contínuo eficiente trabalho podemos nos aproximar ainda mais, nas semelhanças entre a configuração das estatísticas, de um país vizinho, a Colòmbia, onde disparam os atendimentos médicos devido a lesões por artigos pirotécnicos para variar talvez em sua maioria feitos artesanal e clandestinamente – pois na imprensa os fatos são descritos apenas como "queimaduras por pólvora", sugerindo que ela é manuseada em estado puro em detrimento aos rojões industrializados, mais seguros.

Medidas contra os estouros não bélicos, já que se atritam em tão assentadas especialmente ocidentais tradições, são bem vindas conforme as dimensões e a frequência do apelo aos ritos comemorativos sonoros, associáveis ao panorama demográfico da área, e em parceria a incentivos ao emprego de produtos e métodos de soltura alternativos, menos retumbantes, na medida do quanto existir de descontentamento contrastante com a alegria. O grado populacional de Campinas, por exemplo, infunde alguma solidez na legitimidade da radical decisão face à sem dúvida maior presença, naquele território, de pessoas físicas e jurídicas adeptos dos fogos e seres não só humanos que se sintam perturbados pelas atividade das tais. De modo geral, no caso das viradas de ano, também sinalizaria uma evolução na solidariedade para com pessoas a quem causa desgosto o que para outras é sinônimo de alegria uma ininterrupta aliança entre as massas e os posseiros do poder institucional tendo por igual adversários ideias e comportamentos de origem bilateral remontantes a diversos períodos de cada reunião em dúzia de meses habituados a frustrar esperanças de uma grande comunidade humana pelo mundo para a qual festejos estimuladores de felicidades curtas pouco ou nada servem.

O cotidiano de Nova York transitou de 2016 a 2017 sob forte esquema de segurança que manteve enclausurados nos campos das vontades e ideias planos capazes de ter se manifestado na mente de fiéis ao terrorismo. Assim se concretizaram os fatos pelo esperto uso contra o problema de uma arma cujo uso na indução do mesmo fora uma assustadora novidade. Perto da Times Square, onde se processou o réveillon de uma das maiores cidades do mundo, caminhões repletos de areia preencheram vacâncias no controle do fluxo de pessoas e veículos favoráveis para devaneados que estivessem desejando avançar sobre a massa de celebradores com veículos desse tipo. A consciência dos mandatários do gigante urbano percebera eficientemente por contemplação, na base de agilidade em atos profiláticos, o significado do que vivenciaram em matéria disso a França e, já na reta final de 2016, a Alemanha. Serve, em adição. de estímulo ao prosseguimento da cautela a ocorrência similar que abateu-se sobre o exército israelense, uma semana após se abrir o novo ciclo de tempo. A ausência de grandes perturbações na festa nova-iorquina se contrapôs à enorme presença que o terror marcou nos de Istanbul, na Turquia, embora uma carga menor de medidas estivesse ao compulsório alcance dos dirigentes políticos regionais e nacionais para evitar o sangrento desfecho a bala na boate Reina, no bairro Ortaköy, distrito de Beskitas.

Nosso terrorismo doméstico cotidiano também foi pomposamente representado entre os dias 31 e 1°. Manaus foi o marco zero do tormento carcerário que deixa tensos o povo e seus representantes em todo o país e também de lá vem uma significativa parte dos brasileiros que reativaram para novo ano as estatísticas sobre acidentes de trânsito (só durante a primeira manhã de 2017 a capital amazonense foi cenário de sete) devido a omissões por parte dos condutores (um pouco ligados à errônea interpretação do direito de se esbaldar na festança, que nele inclui excessos com álcool) e/ou dos governantes segundo seu empenho em manter as vias públicas aptas para tráfego e melhorar a consciência dos usuários no tocante à sua segurança e a alheia. Ainda durante a virada o deficiente controle por um homem dos ressentimentos por não ter a guarda do filho pequeno que teve com a ex-mulher o fez ceifar a tiros muitas vidas (incluindo as de ambos) e a própria em uma casa onde havia uma confraternização típica, em Campinas. Solavancos na relação do atirador com a ex-cônjuge e a criança haviam emergido ao conhecimento da polícia, à qual, junto com a Justiça, o morticínio trouxe o compromisso de avaliar e reestruturar as bases do tratamento a pessoas dotadas de especificidades comportamentais que criam dúvidas ao redor de suas condições para viver em sociedade. Mais cedo, na manhã da primeira entre as já citadas datas, o assassinato de um empresário por um policial após desentendimento de trânsito em Campo Grande juntou-se a tantos outros casos na sempre crescente coleção de deveres investigativos penais do ramo institucional em que o agente trabalhava e do Judiciário. E desde o princípio de 2017 se alastram expressões de esperada (segundo os habituais padrões brasileiros) postura desviante das entidades na responsabilização criminal de alguém muito próximo a elas que transgrediu a lei na promoção de cujo acato coletivo o trabalhador, subordinado a essas ramificações do poder, empregava suas competências e habilidades.

Nem os desdobramentos de temas políticos dentro e fora do país deram trégua no momento de transição anual. A transferência do comando de inúmeros municípios brasileiros para novos prefeitos escolhidos pela maioria de seus habitantes há três meses teve por sede temporal comum o primeiro dia do novo período. Naquele momento e em sua véspera plataformas midiáticas virtuais nacionais e do exterior produtoras de conteúdo jornalístico predominantemente escrito mantiveram destaque significativo a tópicos políticos cotidianos apesar de terem registrado os ritos de boas-
-vindas a 2017. Como exemplo brasuca, exposta nos foi a permissão pelo STF da posse de prefeitos inelegíveis devido à falta de clarezas na interpretação da Lei da Ficha Limpa para que antes de tudo déssemos conta do poder de fogo atingível pelo modo em que usufruímos do nosso direito à escolha de representantes. Em evento na cidade de Peshawar do qual participou inclusive o governador de Khyber Pakhtunkhwa, província da qual a cidade é sede administrativa, o presidente do Paquistão, Mamnoon Hussain, desqualificou propagandas negativas feitas contra o Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC, sigla em inglês) e, buscando reverter seus impactos, enaltece os benefícios dos investimentos em infraestrutura para a integração socioeconômica entre regiões daquelas terras e elas e as vizinhanças, em defesa dos quais o exército testou mísseis com sucesso que celebrou virtualmente. Esse mesmo governo "esqueceu" o povo do Baluchistão – desprovido de carteiras de identidade cujas informações agilizariam trabalhos de recenseamento – a despeito de conceber elemtares benefícios a diferentes etnias e é prejudicado em seus esforços para ressarcir moradores da área de construção da barragem Diamer-Bhasha devido ao translado pelo governo regional dos recursos financeiros para bancos internacionais. E o valor das gratificações dadas a funcionários do Senado da Polônia segundo seu desempenho laboral e de muitas aposentarias, incluindo as de pessoas influentes, na Letônia também se mostraram atrativos para vigilância pelos cideadãos e, em seu cabível proveito, ajustes pelas autoridades dos Estados diante de situações políticas e econômicas que sofrerem interferências negativas desses benefícios em espécie.

Caracterizados como exceções os dois primeiros fatos paquistaneses (destacando-se que o primeiro saiu no jornal Dawn no dia 31 por conta do trabalho que sua trupe editorial tivera na confecção da notícia por ter o encontro se realizado na véspera e da proximidade entre os instantes), a mídia de ênfase na linguagem escrita abordou com atualidade uma parcela do que acontecia nos bastiões do poder público quando seus ocupantes ainda lá trabalhavam, antes do recesso de fim de ano. Coletando e reservando para o momento da mudança cíclica informações deste tipo, elencada categoria de meios de comunicação obtém um avanço (embora não grande por abranger uma curtíssima passagem de tempo) nas trilhas do eficiente uso de que é digno seu papel exclusivamente informativo na interação com os leitores, mostrando a quem se mantiver dispostosto a se informar sobre ditos assuntos o que o correr dos anos não deixa para trás em forma de deveres de todo cidadão, ainda por cima com regime de obediência incapaz de originar progressivamente profíquos resultados. Alternativas, portanto, não faltam para os cidadãos, ao menos de boa parte do nosso lado ocidental, à cumplicidade com o uso que (a exemplo do que se vê no Brasil) podem o rádio e especialmente a televisão fazerem de seu poder influenciador até sobre a escolha de formas de entretenimento pelos espectadores para incutir-lhes padrões pouco favoráveis a diferenças de personalidade entre indivíduos e moralmente frouxos de lazer. Por culpa deles e de sua passiva aceitação entre as massas dependente do nível de educação pedagógica e familiar benéfica à capacidade de cada indivíduo examinar os benefícios e efeitos adversos de atitudes cotidianas que é incentivado a tomar por outras pessoas, sobre as variadas frações populacionais não peixam de pesar as escolhas omissas de muitos membros desde muito antes, no momento e depois dos rituais de passagem de ano.

Ações públicas contrárias ao uso perigoso e para muita gente e até animais incômodo dos fogos de artifício e movimentos sociais em prol disso constituem servível matriz de inspirações para medidas em primeiro momento conscientizadoras e depois penais direcionadas a quaisquer tendências políticas e sociais no agir de gente pública e comum influentes no equilíbrio de interesses nas comunidades e, resultando dos efeitos deste, na disposição de inúmeros membros a se integrarem às tradições do grupo, que acabam absorvendo os hábitos. As massificadas saudações a todo ano que nasce, junto com o desprazer ocasionado a humanos simpatizantes de estilos de vida diferentes quando lhes vem a pressão para aderir a elas, trazem uma desvantagem de inteira abrangência social, a irrisória serventia para compensar imperícias de soluções majoritariamente impossíveis de se encaixarem apenas nas promessas de ano novo, pra variar nem sempre levadas a sério.

(Referências:
http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/promotor-conclui-que-policiais-ajudaram-coreia-a-enganar-a-justica

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/promotoria-entrega-denuncia-de-homicidio-contra-coreia-na-justica

http://topmidianews.com.br/policia/mpe-apresenta-a-justica-denuncia-contra-prf-e-pede-exoneracao-do-cargo/62814/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/policiais-se-juntaram-para-contratar-advogado-e-tirar-coreia-da-prisao

http://www.haaretz.com/israel-news/1.763673

http://www.timesofisrael.com/3-dead-as-truck-plows-into-troops-in-jerusalem/

http://new.d24am.com/noticias/amazonas/rebeliao-compaj-mais-violenta-historia-sistema-prisional-amazonas/162299

http://www.emtempo.com.br/primeira-manha-de-2017-tem-sete-acidentes-registrados-em-manaus/

http://www.milliyet.com.tr/son-dakika-polis-ortakoy-deki-gundem-2371295/

http://www.hurriyet.com.tr/son-dakika-reinadaki-saldirida-teroristin-nasil-kactigi-belli-oldu-40323311

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/01/campinas_e_rmc/463556-jonas-aprova-fim-dos-rojoes-mas-descarta-multa.html

http://se.pl/wiadomosci/polityka/dal-pracownikom-kancelarii-senatu-12-milionow-za-myslenie_930267.html

http://www.diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=47024&t=prefeito-e-vereadores-tomam-posse-em-ipatinga

http://valor.com.br/politica/4821962/stf-garante-posse-de-prefeitos-eleitos-de-ipatinga-timoteo-e-tiangua

http://la.lv/sogad-pieskirta-vel-viena-pensija-6000-eiro-apmera/

http://www.dawn.com/news/1305691/senator-wants-cnics-for-baloch-before-census

http://www.dawn.com/news/1305693/transfer-of-dam-compensation-funds-sparks-controversy

http://www.dawn.com/news/1305514/cpec-a-lifeline-for-pakistanis-says-president

http://www.dawn.com/news/1305699/missile-development-cpec-security-termed-major-successes

http://www.nydailynews.com/news/politics/mayor-de-blasio-disses-times-square-ball-drop-tradition-article-1.2928165

http://nypost.com/2016/12/29/even-de-blasio-thinks-its-nuts-to-spend-new-years-eve-in-times-square/

http://www.021.rs/story/Novi-Sad/Vesti/150007/Protest-protiv-petardi-danas-na-Trgu-slobode.html

http://www.kurir.rs/vesti/srbija/kurir-tv-stop-petardama-novosadani-odrzali-protest-2-minuta-tisine-clanak-2595211

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/01/campinas_e_rmc/463540-ex-mulher-fez-5-bos-contra-o-atirador.html

http://correio.rac.com.br/_conteudo/2016/11/campinas_e_rmc/459567-camara-aprova-lei-que-proibe-a-soltura-de-rojoes-e-fogos-de-artificio.html

http://www.eltiempo.com/estilo-de-vida/salud/quemados-con-polvora-en-colombia/16793999

http://www.eltiempo.com/colombia/cali/quemados-con-polvora-en-el-valle-del-cauca-en-2016-ya-son-51/16781001

http://www.eltiempo.com/colombia/otras-ciudades/politicas-para-reducir-los-quemados-con-polvora/16767792

http://www.berliner-zeitung.de/berlin/breitscheidplatz-entsetzen--trauer--verzweiflung-nach-der-tragoedie-25342214

http://www.berliner-zeitung.de/politik/meinung/kommentar-mitgefuehl--darum-geht-es-jetzt--25342004

http://www.berliner-zeitung.de/berlin/chronologie-verdaechtiger-war-wohl-als-fluechtling-eingereist-25341200

http://www.flames.com.br/classificacao.htm

http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ortak%C3%B6y)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve