País à mercê da ambiguidade de nova estratégia para conter a corrupção

A um consentimento parcial da corrupção expresso em uma "urgente" proposta de representantes institucionais seus boa parte do povo da Romênia se aglutinou ao ar livre no mês passado a fim de clarificar por meio da união a força de seu ponto de vista em torno da harmonia entre aquilo e as realizações à espera das quais a massa dera espaço aos mandatários. O recuo no tocante à ideia do grupo político envolvido com ela e de inocentes temendo enquadramento na máxima "diga com quem tu andas, e te direi quem és" atestou uma ao bem comum benéfica fragilidade das bases para interesses políticos impopulares. Tanto no Estado quanto entre a categoria cidadã todo o cuidado é tudo para se ter com relação a fatores de sabotagem capazes de marcarem presença em ambos.

Não era de Carnaval (como do lado de cá) o clima que atraiu multidões para áreas públicas da capital nacional, Bucareste, e outras sedes urbanas na primeira noite do mês anterior. Trata-se de uma genuína preocupação social com o futuro dos direitos individuais e grupais e nem um pouco com prazeres imediatos e fugazes. O PSD (Partido Social-Democrata) recebeu daquele povo uma resposta a sua tentativa de alterar os ditames de repressão a crimes no serviço público bem dosada conforme a perigosa vacância capaz de se formar na eficácia da atividade com a ideia.

Ao se ter lançado mão de um tipo de decreto chamado Ordenança de Urgência (OUG) 13/2017 para relaxar as penalidades a servidores que provocarem nas receitas estatais danos de menos de 200 mil lei (plural de leu, "leão", moeda oficial da Romênia), seríssimo fator para fracasso esteve em demasia perto de influir na obrigatoriamente perene guerra anticorrupção institucional e popular. A aposta na rápida adoção de um instrumento jurídico que autoriza colarinhos-brancos a "roubar só um pouquinho" foi um jogo de azar para o PSD!

Atestaram, pouco antes da noite de manifestações e no dia seguinte, o caráter desse rumo que o partido tomara reações abaladoras a sua estrutura vindas de dentro e fora, partindo de Bucareste e certas áreas periféricas do país. No dia 1° o PSD perdeu a ex-ministra para o Diálogo Social Aurelia Cristea, que o abandonou por conta da responsabilidade pelo que ela taxa de "uma noite negra para a Romênia". No dia posterior a esta, mesmo sem envolvimento no escândalo, foi Florin Jianu, então ministro de Negócios, quem deixou seu posto no poder em nome da reputação ante os filhos, sob ameaça do convívio com os perpetradores do mar de lama. Voltando-se a atenção para o clima no interior do bloco social-democrata, vozes regionais suas também se tornaram indiferentes a sua imagem perante o alto comando do movimento conclamando-o a determinar para o grupo interesses em sintonia com os do resto da sociedade. Mihai Chirica, vice-presidente da legenda e prefeito de Iasi, capital de homônimo distrito (divisão do território romeno equivalente aos nossos estados), expressou desejo pela anulação da OUG 13, à qual se referiu o presidente executivo regional da facção no distrito de Tulcea, Dumitru Mergeani, num recado mais tocante às lideranças nacionais, de que precisam reconhecer como errôneas suas recentes decisões. Em outra agremiação, o PNL (Partido Nacional Liberal), o discurso foi mais incisivo, com sua líder Raluca Turcan solicitando que não apenas Liviu Dragnea, homólogo dela antre os social-democratas, mas todo o governo se demitisse e fossem promovidas novas eleições.

Em cinco dias o início das expressões de revolta nas ruas e no seio do aparato estatal foi sucedido pelo acato do governo às queixas, invalidando a OUG da parcial conivência com procedimentos de má-fé na gerência pública. Denota momentâneo ajuste ao ideal o entendimento por uma parte dos gestores dos autênticos compromissos inerentes à parcial presença em suas mãos do fadário do país após ocupar o lugar da arbitrária proposta como assunto gerador de interesse na apreciação o plano do Ministério da Justiça de encaminhar as ideias de mudanças na legislação penal para análise no Legislativo em forma de projetos de lei. Há uma estranha demanda pela estipulação de valores monetários determinantes para a penalização ou seu reforço sobre autores de injúrias ao erário público, potencial incentivadora de desvios de recursos em menores quantias que somem contínuos déficits. Excluída a possibilidade de ser irmão gêmeo da conjuntura política e judiciária brasileira, talvez o atual arranjo das relações nos dois nichos naquele espaço do Leste Europeu possua lá suas minúcias pedintes de mudanças objetivando cobrir defasagens. Em todo caso, o colateral favorecimento da corrupção há de ser tomado pelos deputados e senadores como referência para medir o nível de beneficência das emendas nos debates, nos quais aos parlamentares caberá se ater ao que pensam do assunto as populações regionais por eles representadas.

Semanas depois de ir para o saco seu intento de às pressas modificar parte da coletânea que norteia o Direito e a Justiça na Romênia, ainda em fevereiro, o PSD abraçou ideias para emendar a Constituição com base em resultados de referendos a serem preparados em até 30 dias depois de aceita cada proposta. Perdendo efeito a polêmica OUG na sequência de ser revogada, o PSD sinaliza ter aderido a um plano B melhor incluso nos padrões democráticos no intuito de salvar sua idoneidade, arma da qual esta pode passar de beneficiária a vítima caso o grêmio político empreender novas ofensivas contra as leis e a estrutura do Poder Judiciário, como afirmou o presidente da República, Klaus Iohannis, querendo ele dizer que a suspeitas manobras responderá dispondo ao povo urnas a fim de que captem a opinião deste.

No atual contexto dos bastidores do poder candidatam-se a alvo especuladas situações dignas de tratamento assim se forem reais. Liviu Dragnea, cujo partido elaborara a OUG 13, aproxima da DNA (Direção Nacional Antoicorrupção) incertezas sobre como interferirá na idoneidade das ações da mesma o líder substituto na nomeação do qual, segundo informações exclusivas do jornal on-line Comisarul, o dito cujo é capaz de dar impulso após fazer com que seja demitida Laura Codruta Kovesi, atual chefe. Também podem seguir a rota do relativismo os respectivos deveres da DNA e DIICOT (algo como "Direção para Investigação de Infrações de Crime Organizado e Terrorismo") se os social-democratas, fundindo os órgãos, autentificarem rumores em torno do processo com que a associação ideológica se livraria de adversários nas duas entidades.

Junto à prerrogativa de escolher quem e como os governará em oportunidade aberta pelos próprios representantes, os romenos dispõem para relembrá-los quanto a seus direitos de um meio ao qual o apelo vem diretamente das massas e é capaz de gerar resultados imediatos: protestar ao ar livre. Se baseia no vergonhoso legado da quebra por baderneiros do clima pacífico dos protestos de 1° de fevereiro em Bucareste a necessidade de os majoritários manifestantes atentos a seu presente e futuro tornarem imissíveis a si os rebeldes sem causa, ótimo conselho da prefeita da capital, Gabriela Firea, para não ser esquecido em futuras ocasiões do tipo. Também no resguardo à essência dos eventos o honrado contingente populacional resta como barreira antidistúrbios quando o Estado usa ineficazmente do poder de preservar o quanto puder a ordem, a exemplo das alegadas intermitências no fluxo de dados entre o Ministério do Interior e as forças de segurança sobre a presença de vândalos, talvez por isso não impedidos de atacar a polícia com pedras, rojões e garrafas e depredar equipamentos públicos e propriedades privadas.

A força persuasiva das jornadas de reivindicação se origina em parte do grau de entendimento pelos envolvidos dos motivos que os induzem a mobilizar-se, muito dependente do papel da imprensa quanto a informações que as autoridades relutam em divulgar. Reluz a partir dos pedidos de autodemissão do PNL e do PMP à ministra do interior Carmen Dan e da base para o posicionamento, a delação pela mesma em entrevista coletiva de jornalistas e outros formadores de opinião que tornaram públicos endereços residenciais e números telefônicos de governantes (incluindo ela) relacionados à OUG, a importância de haver na labuta jornalística uma fidelidade à coleta e proveito de dados socialmente úteis e sem danos injustos às "personagens". O que torna desejável que o governo romeno tenha preparado medidas repreensivas contra os propagadores ou o estejam fazendo são os constrangimentos e riscos desnecessários a que ficaram vulneráveis na vida privada os servidores estatais e inocentes a seu redor (familiares, amigos e vizinhos). Gravemente os sujeitos muito atuantes na mídia estarão enganados se tiverem visto nos vazamentos de imagináveis confidências o mesmo patamar de vantagem acessível aos que trabalha(re)m para o site de notícias Gândul tendo seus nomes e pequenos retratos expostos acima das manchetes.

É um clima de conflito que divide da mesma forma (entre os membros leais às metas comuns e os sabotadores) todos os segmentos ativos em uma luta séria demais para nela se encaixar bem a falta de coesão. O trabalho aparentemente limpo de quase todos os partidos romenos fica a perigo de retrocessos devido a excepcional comportamento de outro grupo, que com ambições injustas tenta perverter a Justiça propondo o súbito afrouxamento de leis e mudanças nas vontades que guiam o funcionamento do setor na base de interferências em seu efetivo humano. Medalha de ouro uma parcela dos disseminadores de informações e formadores de opinião atuantes na cobertura da crise política mereceria em virtude do quão longe foram ao abrir oportunidade para represálias extremistas a mandatários revelando dados particulares seus. O uso das molezas para atender a seus funestos anseios ocorreria tranquilamente por parte da minoria desordeira e muitas vezes criminosa da população. Execrar os elementos daninhos inclui-se nos deveres do último conjunto ante a conveniência de preparo para um frutífero proveito de seu em média menor apego ao poder na indicação para os outros arranjos humanos a que são subordinados do correto grau do mínimo rigor suficiente ao enfrentamento a manejos tortos dos recursos públicos.

(Reprodução:
http://blogdothaffarel.blogspot.com.br/2017/03/pais-merce-da-ambiguidade-de-nova.html

Referências:
http://www.comisarul.ro/articol/exclusiv-cioclul-de-la-justitie-va-propune-demiter_877930.html

https://antena3.ro/politica/liviu-dragnea-explicatii-despre-cum-s-a-facut-numirea-lui-kovesiop-la-dna-ponta-a-scos-din-buzunar-o-403733.html

https://www.realitatea.net/surse-pre-edintele-iohannis-amana-referendumul_2038653.html

http://www.ziare.com/politica/referendum/iohannis-amana-referendumul-pe-justitie-ar-reprezenta-un-glont-tras-in-aer-surse-1456048

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