Desafiadores caminhos até 2018

Dois líderes governantes brasileiros do Poder Executivo, a exemplo de tantis gestires públicos espalhados pelo Brasil, diferem na extensão geográfica de seu poder e nas respectivas visões de mundo, havendo convergência na participação de ambos em uma corrida junto com seus partidos e o povo rumo aos benefícios da vitória nas eleições legislativas e executivas estaduais e federais do próximo ano.

A jornada de Lula para retomar o mais alto título político nacional é uma voraz luta entre o montante de acusações muito denso sobre ele e suas possibilidades de rebatê-las.

Os subprodutos do primeiro desses agentes propelentes do enredo aparecem mais próximos da vitória. Novas revelações de José Adelmário "Léo" Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS, Joesley Batista, um dos donos da JBS e João Santana, antigo marqueteiro do PT, e sua presença entre os indiciados pela Polícia Federal por um temporário ajuste na ordem legal econômica em benefício de um seleto grupo de empresas ampliam os motivos para que a limpo a imagem dele seja passada, algo que respostas do penúltimo membro da dinastia Estrela Vermelha a Sérgio Moro em Curitiba no recente dia 10 dificilmente poderá deter.

Sobre a controversa história da aquisição do triplex no Guarujá (SP), constituindo apenas um dos cinco processos em que é réu, e as irregularidades no manejo do erário público que a teriam possibilitado, o relato de Lula põe um manto de legitimidade aos olhos da Justiça menor que o ideal. Sem o preparo inerente a seu dever, Moro e o Ministério Público, a quem o magistrado, ao ouvir o petista, reiterou caber a determinação da sina do mesmo, se embolariam na armadilha de parte das explicações do elemento. Ao atribuir à finada mulher o interesse na compra do requintado habitat e descartar proximidade com executivos da OAS que citaram-no em mensagens telefônicas mútuas tendo por tema o imóvel, por exemplo, o que a corrompida figura operária fez, inversamente, foi convencer o Judiciário e a parcela consciente da mídia e do povo quanto à serventia de uma cela para ela, destino a ser traçado pela dita esfera institucional sob o apoio desses grupos. Posteriormente agregaram-se ao conjunto de justificativas para as providências os documentos comprovantes da posse por Lula do triplex entregues por Léo a Moro e material homólogo enviado por Joesley à Procuradoria Geral da República que assemelha-se ao relato de Santana em seu acordo de delação premiada quanto ao conteúdo expondo possíveis malévolos caminhos pelos quais, sob comandos do ex-líder do Executivo nacional e também de sua sucessora, circulava dinheiro retirado inadequadamente de órgãos públicos, bem como o indiciamento do primeiro por ter se envolvido na "venda" a privilegiados executivos da indústria automotiva de uma Medida Provisória que prorrogou incentivos fiscais ao setor.

Não é ainda certa, contudo, para nós que não admitimos a mesclagem por governantes de suas vontades particulares às demandas de importância geral em seus deveres a derrota de Lula, em virtude dos vexatórios esforços na montagem de um álibi, e do imenso contingente que até saiu de outros estados rumo à capital paranaense em ônibus que teriam complicado o trânsito na cidade a fim de defendê-lo. Após vermos no mês passado o STF, do qual muitos ministros possuem vínculo com o antigo regime, permitir a volta de dois ícones da plataforma, José Dirceu e Eike Batusta, aos braços da liberdade, que tamanho terá a propensã9 do alto corpo de magistrados a deixar que o transcorrer da Lava Jato culmine no aprisionamento de Lula? Será ingenuidade considerar as ameaças pelo molusco, num congresso do PT em São Paulo uma semana antes do depoimebto ao juiz sulista, de aperfeiçoar seu modus operandi governatício em uma ditadura benéfica só a gente do perfil de quem pessoalmente ouviu suas palavras – a promessa de, se eleito, mandar prender todo mundo que imerge seu nome em "mentiras" e regulamentar a imprensa – um mero rotineiro exibicionismo de público restrito àquela massa de manobra.

Em outras palavras, o outra vez presidenciável ex-presidente tem onde se agarrar para inclusive ganhar mais força do que ele tinha antes de começar a descer este precipício. Nosso ex-governador Zeca do PT, cuja alcunha não oculta compromissos com Lula, deu um prognóstico nesse modelo de como terminará, aoós mais um depoimento e exposição a uma medida de vigilância no âmbito da Operação Lama Asfáltica no dia 11, a maratona de seu sucessor rival André Puccinalli (PMDB) para retomar o cargo que perdeu para o tucano Reinaldo Azambuja. No que se sustenta uma solidariedade assim?

Naquela ocasião imediatamente após o interrogatório de Lula a quarta fase da Lama Asfáltica, Máquinas de Lama, voltou-se, entre tantas pessoas, contra Puccinelli. Metendo-se até na sequência do início da gestão Azambuja em escusos procedimentos na reforma de equipamentos públicis, compra de materiais básicos para seu uso e contratação de empresas executoras de ambas as tarefas, o grupo incrementou a força que atraía os interesses dos órgãos policiais e judiciários para o mesmo e outros indivíduos. Heterogêneas sentenças judiciais demarcaram um lapso de dias em que André, após prestar depoimento, teve de ser monitorado por tornozeleira eletrônica e ficou, por causa de uma exigência de fiança incompatível com o bloqueio de seus bebs, a ínfimos passos de distância da cadeia, destino de três comparsas que também foi provisório para dois deles. Na transposução dessa corda bamba rumo à maratona de convencimento (leia-se manipulação) do povo a respeito de quem é apto e confiável para ascender no conando estatal ou nele se preservar estariam esperanças de livramento para muitos notáveis participantes dos universos político e empresarial sul-matogrossense (independentemente de seus partidarismos) de crimes imputados no âmbito da Lama Asfáltica e talvez também de atividades delituosas com a JBS sobre as quais as suspeitas começaram a emergir.

Ainda sob influência das descobertas relativas aos esquemas lamacentos, Mato Grosso do Sul faz companhia a outras unudades federativas reunidas tendo em comum a vulnerabilidade a grandes apuros por conta de afirmações por respinsáveis pelo gigante agropecuário de que junto a ele agiram muitos políticos e outras figuras públicas muito dispersas pela nação recebendo propinas da multinacional e retribuindo através de regalias a ela, entre eles menor rigidez na cobrança de honra aos deveres tributários. Alguns representantes nossos incluem o corrente governador (alvo, por isso, de pedido de imprachment), seu antecessor italiano e quem veio antes dele, o tal Zeca cujo apelido é básica fonte para aqueles desejantes de saber que bandeira levanta. Até o instante de 2018 que cobstituir a largada para o Grande Prêmio de Fórmula Urna, bastante sólida apresenta-se a chance de algum grau de aliança entre André e o petista condicionando o prineiro a beneficiar até o segundo com intervenções garantidoras de impunidade na justiça regional. Testemunhar Zeca prevendo um fortalecimento de seu sucessor após nova saia justa e criticando um dos elementos desta, a ordem para o uso da tornozeleira, num contexto de atual hostilidade entre os respectivos partidos deles é sinal altamente conectável à realidade de um reconhecimento de ambições comuns.

As diferenças ideológicas e na abrangência geográfica do pider entre Puccinellu e Lula valem quanto ante indícios de serem exemplos de obscenos interesses comuns entre muitas outras lideranças políticas nacionais e locais? Aliás, esse aspecto desigual entre as entratégias a que cada governante e seus numerosos pares desejam aderir para dominar a população atua muito bem na fluidez da disputa. Mas para todos os movimentos políticos viciados no poder envolvidos em negócios indecentes com a JBS ou quaisquer escândalos regionais, a negação de voto é o tratamento correto. Porque a atuação das estruturas descamba sempre para injustas hegemõnicas concessões de infinitos direitos nos setores público e privado a poucas pessoas fíficas e jurídicas e padecimentos ao restante da sociedade no proveito do que lhe resta das prerrogativas.

(Repdrodução;
http://www.douradosnews.com.br/noticias/cidades/desafiadores-caminhos-ate-2018

Referências;
http://bocadopovonews.com.br/vereador-pede-impeachment-do-governador-reinaldo-azambuja/

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/vereador-vinicius-siqueira-entra-com-pedido-de-impeachment-de-azambuja/304394/

http://m.jd1noticias.com/politica/vereador-protocola-pedido-de-impeachment-de-azambuja/35201/

http://www.midiamax.com.br/politica/delacao-dono-jbs-corrupcao-ms-beneficiou-zeca-andre-reinaldo-341780

http://blog.opovo.com.br/politica/delacao-da-jbs-propina-cid-eunicio/

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/robinson-e-fa-bio-afirmam-que-doaa-a-es-da-jbs-foram-legais-e-sem-contrapartida/380607

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/robinson-e-fa-bio-faria-teriam-recebido-r-5-milha-es-para-privatizar-caern/380591

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/jbs-fez-doaa-a-es-para-14-pola-ticos-potiguares-das-eleia-a-es-de-2014/380597

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/19/veja-quem-teria-entrado-na-caixinha-da-jbs.htm

http://epoca.globo.com/politica/lava-jato/noticia/2017/05/jbs-mantinha-conta-na-suica-com-r-300-milhoes-em-propina-do-pt.html

http://www.midiamax.com.br/politica/defesa-cance-tentou-tirar-processo-justica-federal-justificando-desvios-aquario-341538

http://www.midiamax.com.br/politica/pf-apreendeu-planilha-pagamento-propinas-ex-secretario-andre-341502

http://www.midiamax.com.br/politica/tribunal-livra-puccinelli-fianca-tornozeleira-341550

http://www.midiamax.com.br/politica/justica-decide-soltar-dono-grafica-preso-durante-operacao-maquinas-lama-341546

http://www.capitalnews.com.br/policia/desembargador-livra-puccinelli-de-fianca-milionaria-e-tornozeleira-eletronica/304823

http://m.topmidianews.com.br/politica/justica-manda-tirar-tornozeleira-e-cancela-fianca-de-puccinelli/69408/

http://m.topmidianews.com.br/policia/justica-federal-solta-dono-de-grafica-preso-na-operacao-maquinas-de/69407/

http://m.topmidianews.com.br/politica/justica-manda-tirar-tornozeleira-e-cancela-fianca-de-puccinelli/69408/

http://m.correiodoestado.com.br/politica/andre-nao-sera-mais-candidato-ao-governo-do-estado-em-2018/304006/

http://veja.abril.com.br/brasil/leo-pinheiro-apresenta-a-moro-provas-no-caso-triplex/

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,pf-indicia-lula-por-venda-de-medida-provisoria,70001784261

http://istoe.com.br/reclama-com-sua-sucessora-disse-moro-a-lula-sobre-abertura-da-copa-de-2014/

http://m.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1883385-lula-entra-com-reclamacao-contra-sergio-moro-no-cnj.shtml

http://m.topmidianews.com.br/na-lata/na-lata-juiza-monta-armadilha-que-pode-levar-puccinelli-pra-cadeia-e/69095/

http://www.midiamax.com.br/transparencia/azambuja-ja-cortou-incentivos-suspeitas-sao-gestao-anterior-340913

http://www.midiamax.com.br/politica/esquema-usava-compra-livros-aluguel-maquinas-esquentar-propina-pf-340875

http://www.midiamax.com.br/transparencia/crimes-contra-puccinelli-resultam-penas-variam-14-63-anos-prisao-340910

http://m.topmidianews.com.br/politica/video-de-brasilia-marun-diz-que-acoes-contra-puccinelli-foram/69097/

http://m.topmidianews.com.br/policia/apos-depoimento-puccinelli-coloca-tornozeleira-e-volta-para-casa/69035/

http://www.midiamax.com.br/politica/ironia-6-atras-puccinelli-vetava-lei-estabelecia-monitoramento-tornozeleira-340901

http://www.midiamax.com.br/politica/zeca-lamenta-tornozeleira-puccinelli-comparacao-lula-2018-340848

http://www.midiamax.com.br/politica/justica-nega-prisao-manda-colocar-tornozeleira-andre-puccinelli-340821

http://m.topmidianews.com.br/policia/andre-puccinelli-e-levado-coercitivamente-pela-pf-e-pode-colocar/69004/

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/11/entenda-os-principais-pontos-do-depoimento-de-lula-a-moro.htm

http://veja.abril.com.br/politica/lula-responsabilizar-marisa-e-triste-diz-procurador/

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/delegado-da-pf-diz-que-lula-se-incriminou/

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/procurador-diz-que-mpf-fara-mais-diligencias-contra-lula/

http://veja.abril.com.br/tveja/giro-veja/delacao-de-marqueteiros-do-pt-e-nova-bomba-para-lula/

http://veja.abril.com.br/brasil/marisa-propina-e-prisao-o-depoimento-de-lula-a-moro/

http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/confira-as-imagens-dos-protestos-no-dia-do-depoimento-de-lula-moro-em-curitiba/

http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/esse-processo-e-ilegitimo-e-denuncia-uma-farsa-diz-lula/

http://paranaportal.uol.com.br/curitiba/previstos-para-o-lula-day-em-curitiba/

http://www.tribunapr.com.br/noticias/seguranca/policia-abordou-118-onibus-de-apoiadores-de-lula-rumo-curitiba-apenas-um-foi-barrado/

http://paranaportal.uol.com.br/curitiba/eu-nao-quero-ser-julgado-por-interpretacoes-eu-quero-ser-julgado-por-provas-diz-lula/

http://paranaportal.uol.com.br/operacao-lava-jato/lula-e-dilma-estao-em-curitiba-para-depoimento-e-movimentos-sociais/

http://paranaportal.uol.com.br/padrao/entenda-o-depoimento-de-lula/

http://www.tribunapr.com.br/noticias/politica/grupos-contra-lula-espalham-outdoors-com-o-ex-presidente-preso-em-curitiba/

http://www.revistaforum.com.br/2017/05/09/milhares-chegam-curitiba-para-apoiar-lula-jornal-nacional-ignora-mas-nos-mostramos/

http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/a-caminho-do-depoimento-de-lula-mst-faz-grande-protesto-na-br-277/

http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/blog-do-bessa/hoteis-recusam-hospedagem-de-lula-em-curitiba/?doing_wp_cron=1494363702.5287799835205078125000%2F%3Futm_source%3Dfacebook&utm_medium=midia-social&utm_campaign=gazeta-do-povo

http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/6442156/janot-pede-afastamento-gilmar-mendes-caso-anulacao-soltura-eike-batista

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-diz-que-se-eleito-vai-mandar-prender-quem-espalha-mentiras-contra-ele,70001765673

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/lula-diz-que-lava-jato-ja-tem-a-tese-pronta-e-eles-nao-querem-a-verdade.ghtml

http://mobile.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/5766/a-historia-nao-contada-dos-11-ministros-do-stf-quem-sao-eles?fb_action_ids=718230328356548&fb_action_types=og.comments&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B1243232982473095%5D&action_type_map=%5B%22og.comments%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,dirceu-deixa-prisao-em-pinhais,70001762242

http://mobile.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/5720/esposa-de-gilmar-mendes-recebeu-honorarios-por-soltura-de-eike

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2017-05-03/jose-dirceu.html

http://g1.globo.com/politica/noticia/gilmar-mendes-manda-soltar-o-empresario-eike-batista.ghtml)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve