Os meios passos à frente da Campo Grande pós-Bernal

Muito tempo já faz que a capital mudou de prefeito como resultado da majoritária escolha de sua população. Ao completarem-se cem dias de seu mandato, Marquinhos Trad (PSD) negou que se pudesse comemorar o legado preliminar da democrática substituição de Alcides Bernal (PP), conselho que segue valendo por conta de posturas dele próprio e de outros setores políticos municipais, estaduais e federais, além, inclusive, de intervenções da natureza, nesse contexto de reconstrução da Cidade Morena que, em virtude dos fatores, transcorre com indícios de progresso em certas questões sem abster-se em outras de uma tendência a um desenvolvimento estagnado ou mesmo a retrocessos,.

Em reportagem do primeiro dia do mês passado, o Daily Telegraph registrou a participação dos buracos viários no dia-a-dia de moradores comuns e governantes da cidade de Umina Beach, no estado de Nova Gales de Sul, na Austrália. Análises das ruas a laser e a disposição aos residentes de um númeri telefônico para delatar falhas asfálticas constituem as frentes de combate ao que, segundo um cidadão entrevistado pelo jornal, equipara aquelas vias às de "países de segunda categoria". Se tivesso um mais aguçado conhecimento do mundo, para além do que a imprensa de sua regiào e do país, o indivíduo teria no Brasil um formidável exemplo para citar. Serve para nossa terra este adjetivo por também ser mencionável uma fração interna sua em condições que similarmente tornam absurdos demais os defeitos de infraestrutura. À localização de Umina Beach em uma altamente desenvolvida pátria a buraqueira em suas áreas de tráfego é tão incabível quanto o encontro do femômeno em uma sede de governo regional, Campo Grande. O grau de aptidão da máquina pública, iniciativa privada e/ou do população ao enfrentamento do incômodo e perigoso desgaste asfáltico estabelece hipotéticas relações entre os dois distantes ambientes no sentido de que o caso da longínqua comunidade anglófona forneça relativamente proveitosos exemplos ao chão semipantaneiro.

Caso tivessem conhecimento da pendenga naquela amostra demográfica lá da Oceania capaz de gerar um parentesco com sua cidade, os campo-grandenses lamentariam a falta de sorte expressa em não lhes ter side reservado espaço para colaborar na denúncia e contagem dos buracos em suas ruas, a mais extraordinária sequela do regime Bernal. No entanto, quando levadas em conta as médias de instrução cidadã estimáveis nos lugares conforme o nível geral da qualidade do acesso ao conhecimento pelos habitantes dos países onde se situa cada um segundp o empenho direto ou indireto das estruturas governantes comunitárias e nacionais, mediante o "recenseamento" que contabilizou cerca de 300 mil buracos distribuídos por Campo Grande toda seus administradores mais agilmente edificaram as bases para bem-sucedidos trabalhos de regeneração do asfalto. Ficam só os instintos da natureza, representados nesse caso pelas chuvas, como fator do qual é nada viável Marquinhos Trad assumir as rédeas no intuito de reconstruir mais rapidamente e com menos despesas a infraestrutura urbanística.

De modo sempre anseado por qualquer sociedade e nunca visto em Campo Grande, Marquinhos por algumas vezes teve contato presencial com as demandas populares em visitas a obras de "tapa-buracos" e sinalizou ter entendido as necessidades ao elogiar trabalhadores que prestavam um serviço eficiente e cobrar melhoras daqueles em cujas mãos os insumos rendiam menos avanços. Esses serviçais testemunhas diretas do interesse do contratante em ver as tarefas gerando bons resultados têm na prefeitura e no governo estadual patrões terceirizados em virtude de parcerias entre os dois entes e as empresas a que os operários servem. A suas incumbências junta-se uma outra parte do ofício feita pelo Exército sob demanda da primeira instituição pública. Quanto ao zelo para com os direitos a lucro para si e outrem, cabe aos obreiros civis e seus patrões prudência no desenvolvimento de boas espectativas. A postura do chefe do Executivo municipal frente a métodos alternativos de transporte de passageiros traz sugestões opostas às provindas da busca por ele de uma redução no valor do convênio com os militares paralela a críticas, por uma entidade representante das empresas de construção, à presumível tomada de vagas que podiam ser dadas a quem se encontra sem emprego pelos fardados, que já recebem o soldo.

Múltiplas vezes maior territorial e demograficamente que a urbe australiana, Campo Grande, ao contrário de lá, não tem um cenário fértil para um bom desempenho de um sistema estatal que concentre sobre si muitas atribuições. Tendo, contudo, por estimável impedimento eventuais propósitos ocultos do novo time administrativo que não lhe permitirão diferenciar-se totalmente da era Bernal ou qualquer outra trupe atuante sobre municípios, estados e o país, não está a caminho um sincero atendimento de eventuais esperanças de que algumas estruturas de uso coletivo recebam melhorias a partir de parcerias entre empresas privadas e cidadãos em condições financeiras para contratá-las e responsabilizar-se inteiramente pelos pagamentos, cabendo aos órgãos oficiais apenas garantir o respeito ao caráter social dos projetos por meio de fiscalizações para todos os envolvidos. Ver um futuro de estático status quo é possível a partir do exemplo que Marquinhos dá ao pelejar para sobrecarregar a Uber e seus usuários com regulamentações além das que a empresa oferece, desprezando os ganhos a serem obtidos com a facilitação do acesso popular a essa nova alternativa ao transporte com veículos individuais.

São efeitos colaterais da persistente concentração de poder conluios corruptos, sobre os quais nos atentam as atuais bombásticas revelações do que a Odebrecht e a JBS, por exemplo, faziam por trás das cortinas da política, e o estorvo aos planos de Marquinhos para reequilibrar as contas públicas. A recessão que em esfera nacional fustiga a economia e o desempenho por Bernal e equipe de seu trabalho sem a cautela que o ambiente hostil requer depreciaram bastante o erário governatício municipal deixando um vasto saldo de desordem a ser aplacada pelo sucessor, para tal dependente do empenho dos vereadores, das administraço~es de outras cidades e dos governos estadual e federal.

A luta pela mudança do estigma de cidade caloteira que Campo Grande adquiriu perante organismos federais e, na recente transição de ano e administrativa, defronte seus próprios servidores no que tange ao repsse dos salários, e as rotineiras demandas por recursos indispensáveis para que o efetivo faça funcionarem as instituições pelas quais está distribuído andam trazendo desafios para a conciliação entre o atual prefeito e os representantes de outras entidades em Campo Grande e fora dela do uso que fazem dos orçamentos governementais do citado território. Tendo entre os primeiros passos o reordenamento na quantidade de secretarias municipais, passando atualmente pela renegociação de contratos, corte de benefi´cios extras nos salários de trabalhadores ocupantes de cargos comissionados na prefeitura e suspensão de reajustes aos efetivados rumo a futuros esforços a fim de conscientizar a todos eles sobre o uso sob medida da água e eletricidade, a trajetória de Marquinhos e da maioria de seus subordinados vem por vezes se encontrando com aparente sabotagem provinda de atos de uma minoria no interior desse corpo regente e tradicionais impecilhos originários de fraquezas dos responsáveis pela saúde pública campo-grandenses e interioranos supridos na capital. Vai ser preciso que o Executivo se habilite para contornar as vicissitudes que gerarem obstáculos ao cumprimento de suas metas surgindo do aumento na remuneração dos servidores concursados do Legislativo e no valor do contrato da Secretaria de Governo com uma locadora de automóveis e busque exigir mais firmemente dos municípios do interior esforços deles mesmos ou junto a localidades vizinhas para diminuir a remessa de enfermos seus para a capital, uma das maiores causasdo problemas nas unidades médicas de lá juntamente com descuidos de seus respectivos corpos gerentes no manejo dos recursos recebidos da prefeitura, cabendo ao iniciante prefeito seguir chamando a atenção das equipes como fez em abril ao pedir que o presidente da entidade mantenedora da Santa Casa trabalhe em vez de reclamar.

Literalmente do chão ao teto, a saída é recompor Campo Grande. O melhor arranjo em que se poderia organizar esta jornada era o Estado e os produtores e provedores de serviços plea normatização dos quais as leis mercantis podem responder mais livremente atuando segundo os interesses populares. Mas no transcurso prático da maratona sob o comando de Marquinhos é vista uma tentativa de certo avanço no controle estatal atingindo uma atividade sem contínua vital necessidade coletiva. Sem dúvida muito mais recursos ficarão disponíveis ao suporte de atendimentos assim categorizáveis com o expansionismo para além deles na tributação e demais cobranças. Relativa, entretanto, é a chance de o tamanho da quantia induzir evoluções.

(Referências:
http://m.topmidianews.com.br/cidades/secretaria-de-governo-faz-reajuste-de-25-em-contrato-com-locadora-de/69676/

http://m.topmidianews.com.br/politica/com-pacote-de-ajustes-prefeitura-espera-economizar-r-10-milhoes-por/69901/

http://m.topmidianews.com.br/politica/vereadores-aprovam-reajuste-de-10-aos-servidores-da-camara-municipal/69884/

http://m.topmidianews.com.br/politica/prefeitura-ainda-fala-em-heranca-maldita-e-anuncia-corte-de-gastos/69895/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/alem-de-rever-privilegios-prefeitura-quer-reduzir-gasto-com-agua-e-luz

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/prefeitura-projeta-folego-de-rs-15-milhoes-mensais-com-revisoes-na-folha

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/crise-politica-fulminante-tornou-contencoes-inadiaveis-diz-prefeito

http://m.topmidianews.com.br/politica/com-pacote-de-ajustes-prefeitura-espera-economizar-r-10-milhoes-por/69901/

http://m.topmidianews.com.br/politica/vereadores-aprovam-reajuste-de-10-aos-servidores-da-camara-municipal/69884/

http://m.topmidianews.com.br/politica/prefeitura-ainda-fala-em-heranca-maldita-e-anuncia-corte-de-gastos/69895/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/alem-de-rever-privilegios-prefeitura-quer-reduzir-gasto-com-agua-e-luz

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/prefeitura-projeta-folego-de-rs-15-milhoes-mensais-com-revisoes-na-folha

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/crise-politica-fulminante-tornou-contencoes-inadiaveis-diz-prefeito

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/pontos-eletronicos-serao-instalados-nos-postos-em-30-dias-diz-secretaria

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/instalacao-de-guard-rail-nas-vias-com-transito-mais-critico-esta-suspensa

http://www.campograndenews.com.br/politica/-crise-nacional-atrapalha-e-temos-que-buscar-alternativas-diz-marquinhos

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/prefeitura-vai-a-camara-para-detalhar-obras-do-reviva-centro-na-terca-feira

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/obra-mato-grosso-parque-so-deve-ficar-pronta-meados-outubro-341658

http://www.midiamax.com.br/transito/uber-contesta-pontos-decreto-regulamenta-aplicativo-capital-341444

http://m.topmidianews.com.br/cidades/populacao-acredita-que-preco-da-uber-ficara-mais-caro-apos/68855/

http://www.dailytelegraph.com.au/newslocal/central-coast/report-those-potholes/news-story/bc594aab20d68fd9c3e97afc98966e69

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/para-comissao-uber-regulamentado-nao-vai-influenciar-no-preco-da-corrida

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/dias-plantao-funciona-emergencia-posto-saude-campo-grande-336832

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/plantonistas-sao-flagrados-assistindo-bbb-durante-plantao-posto-saude-tiradentes-337559

http://www.campograndenews.com.br/politica/cidade-deixou-de-ser-caloteira-e-resgatou-confianca-diz-marquinhos

http://www.midiamax.com.br/politica/balanco-100-dias-marquinhos-investimento-saude-recorde-337582

http://capitalnews.com.br/politica/nao-ha-comemoracao-mas-sim-reflexao-diz-marquinhos-trad-sobre-primeiros-cem-dias-de-gestao/303425

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/marquinhos-quer-posto-hospital-particular-precisa-r-15-milhoes-transfor-336741

http://www.midiamax.com.br/saude/marquinhos-trad-presidente-santa-casa-trabalhar-inves-reclamar-336967

http://m.topmidianews.com.br/politica/vereadores-sugerem-abertura-de-cpi-para-investigar-investimentos-na/66975/

http://m.topmidianews.com.br/cidade-morena/mesmo-com-periodo-chuvoso-exercito-conclui-3-de-obra-de-pavimentacao/66966/

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/com-r-650-mil-investidos-exercito-conclui-3-de-obra-de-recapeamento/301466/

http://m.jd1noticias.com/geral/video-primeiros-onibus-de-nova-frota-comecam-a-circular-em-campo/32867/

http://m.jd1noticias.com/geral/em-70-dias-prefeitura-tapou-mais-de-85-mil-buracos/32842/

http://www.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/com-ajuda-do-estado-prefeitura-amplia-equipes-no-servico-de/300749/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/asfalto-comeca-a-esfarelar-cinco-dias-depois-de-tapa-buraco-mal-feito

http://www.campograndenews.com.br/politica/cidade-deixou-de-ser-caloteira-e-resgatou-confianca-diz-marquinhos

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/dinheiro-gasto-em-tapa-buracos-poderia-asfaltar-toda-av-mato-grosso

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/asfalto-comeca-a-esfarelar-cinco-dias-depois-de-tapa-buraco-mal-feito

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/operacao-tapa-buraco-e-remanejada-em-carater-emergencial-apos-fortes-chuvas

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/prefeitura-assina-convenio-e-hospital-universitario-retoma-atendimento/300004/

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/nao-prejudicar-recapeamento-aguas-muda-rede-agua-calcada-333827

http://www.midiamax.com.br/justica/promotor-nao-ve-ilegalidade-exoneracao-aliada-bernal-333820

http://www.midiamax.com.br/politica/vereador-espera-23-assinaturas-cpi-taxi-comeca-audiencia-publica-333842

http://www.midiamax.com.br/politica/lider-prefeito-marquinhos-se-precipitou-sobre-decreto-uber-333850

http://www.midiamax.com.br/politica/limitacao-numero-carros-uber-divide-opiniao-motoristas-camara-333869

http://www.midiamax.com.br/politica/marquinhos-suspende-decreto-regulamentava-uber-pede-debate-mais-amplo-333837

http://m.topmidianews.com.br/cidade-morena/para-quem-usa-uber-para-servicos-medicos-decreto-de-marquinhos-causa/64807/

http://www.midiamax.com.br/economia/marquinhos-deve-fim-monopolio-insistem-motoristas-taxis-333044

http://www.campograndenews.com.br/politica/prefeitura-recua-autoriza-auxiliar-no-uber-e-da-prazo-para-regularizacao

http://www.campograndenews.com.br/politica/a-partir-de-hoje-motoristas-do-uber-estao-na-clandestinidade-diz-prefeito

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/a-partir-de-hoje-motoristas-de-uber-estao-clandestinos-em-campo-grande/298684/

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/buracos-de-campo-grande-formariam-caminho-ate-aquidauana/298376/

http://www.midiamax.com.br/politica/marquinhos-avisa-servidores-prefeitura-nao-tem-caixa-reajustar-salarios-332599

http://www.campograndenews.com.br/politica/-por-enquanto-nao-ha-como-dar-reajuste-a-servidores-reafirma-prefeito

http://www.campograndenews.com.br/politica/-por-enquanto-nao-ha-como-dar-reajuste-a-servidores-reafirma-prefeito

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/upa-tera-sistema-de-monitoramento-ligado-ao-gabinete-do-prefeito

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/motoristas-prometem-guerra-judicial-contra-limite-municipal-para-uber

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/campo-grande-motoristas-uber-podem-ser-triplo-prefeitura-quer-permitir-331207

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/mototaxistas-comemoram-fim-do-olhometro-na-cobranca-de-corridas

http://m.topmidianews.com.br/politica/marquinhos-descumpre-promessa-e-sem-eleicoes-indica-diretores-na-reme/63356/


http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/presos-do-semiaberto-reforcam-operacao-tapa-buracos-em-campo-grande

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/empresas-vao-refazer-tapa-buracos-danificado-sem-cobrar-diz-marquinhos

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/motorista-sem-carteira-estoura-pneu-de-del-rey-em-buraco-e-bate-em-palmeira

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/em-rua-esburacada-motorista-reveza-passagem-e-motos-usam-a-calcada

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/prefeito-da-bronca-ao-fiscalizar-servico-de-tapa-buraco-na-cidade/297618/

http://www.midiamax.com.br/transito/transito-infernal-hora-rush-transito-rua-divisao-tem-causado-dor-cabeca-330720

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/impasse-entre-prefeitura-santa-casa-deixa-pacientes-interior-sem-atendimento-331165

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/prefeitura-elabora-regras-rigidas-uber-mototaxis-campo-grande-330843

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/trad-desenterra-projeto-do-irmao-de-levar-secretarias-a-antiga-rodoviaria

http://m.msnoticias.com.br/editorias/politica-mato-grosso-sul/em-apenas-30-dias-prefeito-articula-muda-e-ganha-respeito-do-povo/70720/

http://m.topmidianews.com.br/politica/nada-mudou-em-2017-buracos-nas-ruas-e-descaso-na-saude-e-educacao/63020/

http://www.midiamax.com.br/politica/repercussao-negativa-nomeacao-vereadora-promete-exonerar-namorado-329639

http://www.midiamax.com.br/politica/acao-prefeitura-tj-suspende-volta-aliada-bernal-agereg-329636

http://www.midiamax.com.br/politica/prefeitura-tem-ate-dia-1o-provar-mtp-pagou-terceirizados-329630

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/com-parceria-prefeitura-pretende-tapar-235-mil-buracos-em-5-meses/295915/

http://m.topmidianews.com.br/colunistas/post/vereadora-novata-nomeia-namorado-para-cargo-de-confianca-na-camara/53514/

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/novos-onibus-comecam-a-circular-em-abril/295922/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/prefeito-vai-a-hospital-e-reclama-ao-nao-encontrar-medicos-plantonistas

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/a-um-mes-da-volta-as-aulas-equipe-corre-para-garantir-merenda-e-kits

http://www.campograndenews.com.br/politica/prefeitura-arrecada-rs-5-mi-de-iptu-em-24h-e-abre-plantao-no-fim-de-semana

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/em-menos-de-uma-semana-cinco-mil-buracos-sao-tapados-na-capital

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/ao-estilo-janio-quadros-marquinhos-coordena-limpeza-na-via-parque

http://m.topmidianews.com.br/politica/marquinhos-afirma-que-reforma-administrativa-trara-economia-de-r-8/61529/

http://m.topmidianews.com.br/politica/prefeito-firma-acordo-com-governador-para-acabar-com-buracos-na/61664/

http://m.diariodigital.com.br/geral/marquinhos-trad-garante-que-buracos-nao-vao-abrir-na-primeira-chuva/152819/

http://m.diariodigital.com.br/geral/tce-manda-prefeitura-retomar-contrato-com-solurb/152844/

http://m.topmidianews.com.br/cidade-morena/tce-derruba-medida-de-bernal-e-retoma-contrato-da-solurb-com/61563/

http://www.midiamax.com.br/cotidiano/pagamento-13o-servidores-prefeitura-ficara-disponivel-terca-feira-326828

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/frustracao-para-servidor-13o-caira-nas-contas-so-na-proxima-terca-feira

http://m.topmidianews.com.br/politica/no-apagar-das-luzes-prefeitura-da-mais-r-300-mil-a-empreiteira-do/61234/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/hospital-de-cancer-pede-bloqueio-de-rs-1-3-milhao-dos-cofres-da-prefeitura

http://m.correiodoestado.com.br/cidades/campo-grande/juiz-nao-bloqueia-contas-para-pagamento-integral-do-13o-de-servidores/294365/

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/para-garantir-salario-juiz-nega-novo-bloqueio-das-contas-da-prefeitura

http://www.campograndenews.com.br/politica/atraso-de-13o-contas-bloqueadas-e-buraqueira-na-ultima-semana-de-bernal

http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/salario-de-dezembro-de-servidores-municipais-tambem-deve-atrasar)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve