O caminho dos reflexos das políticas públicas regionais e nacionais até nós

Determinadas matérias do Diário do Pará referentes ao fim de novembro apresentam, nas interpretações a que são susceptíveis, pontos através dos quais mostram-se associáveis para a montagem, com a adição de elementos do panorama político e econômico nacional, de um retrato da situação do estado amazõnico que justifica sua presente situação e o que pode aguardar para o futuro se não houver mudanças evolutivas em alguns fatores de influência. Cidadãos de Belém em cujas mentes a onda de desemprego gerado pelo recente desarranjo financeiro fez brotar tendências empreendedoras fielmente retratam o rigor imprescindível para a cotidiana maratona de sobrevivência diante de abusivos limites originários ou capazes de surgir da possível adesão de líderes públicos regionais a viciosos pendores de gestão vistas em outras partes do Brasil. Sob uma não tão avançada média de condições de vida, os residentes das outras porções desta pátria dispõem de credível modelo, em relação ao qual só basta ajustar certos pormenores às particularidades da economia, política e interações sociais vigentes em cada lugar, do condicionamento da trajetória das massas ao perfil dos representantes que escolhem, tema a cujo respeito a proximidade de eleições regionais e nacionais demanda amadurecimentos.

O desajuste em iniciativas vigentes no governo federal com desejado intuito de permitir aos empregadores a criação e sustento de postos de trabalho pôs na rua muita gente Brasil afora, merecendo destaque indivíduos belenenses que amenizam as más implicações disso ocupando calçadas e vias públicas como local para oferta paga de serviços estéticos, de cosméticos, reparos em celulares, contratos de planos de saúde e até "Uber Bike". Em bem vinda solidariedade para com os bolsos da clientela, afetados por similares mazelas fruto também de demissões ou simplesmente do custo de vida inflamado, os atendimentos no primeiro dos segmentos antes citados inclusive são mais econômicos que em salões especializados. E dita prática de preços é boa sugestão de caminho para os demais trabalhadores informais em direção a uma conquista de fregueses ao menos em dimensões hábeis para encaixar melhor às despesas pessoais e familiares o instável retorno financeiro.

Em tamanho do qual se orgulharia, o custo de vida dos paraenses tem como principal formador logo um item que segue lhe conferindo grande visibilidade nacional. A baixa no preço de mantimentos como o feijão verificada pelo Dieese durante o ano só rendeu ao custo da cesta básica um modesto recuo de 0,77% em outubro, pouco para fazer o Pará retroceder na relação de unidades federativas de mais cara alimentação. A julgar pelo amplamente conhecido cenário da fronteira entre interesses pessoais de membros do governo federal e os do público, resta aos gestores municipais e estaduais que em novembro buscaram ajuda financeira junto à União garantir aos trabalhadores e empresários (incluindo os nascentes empreendedores) regras mais objetivas e flexíveis conforme estes tempos modernos e a infraestrutura essencial melhor funcionando em benefício das relações produtivas, comerciais e de consumo.

Mas as boas-vindas em dita época do senador Jader Barbalho à aprovação de aumento no valor dos royalties cobrados sobre a mineração, confirmada por decreto presidencial nestes últimos momentos de 2017, e de vários prefeitos paraenses aos 2 bilhões em ajuda financeira certamente repassados pelo governo federal até o término de mencionado ciclo se amparam com validade apenas na superfície do tema visível às mentes com rudimentar capacidade analítica máxima. Tal como é necessário o povo permitir que faça com o rumo de suas escolhas eleitorais, por meio da distância entre as políticas dos líderes regionais e as executadas de Brasília em matéria de compromisso com a utilidade pública estará apto a ser medido o afastamento que será obtido no trajeto socioeconômico do Pará quanto ao hodierno cenário.

Por onde terá se dissipado a situação de quase esgotamento de recursos pela qual as instituições sob responsabilidade do Planalto Central foram acometidas em função de crônico rigor na intenção de muitos líderes seus de tributar as fontes de riqueza e emprego, e ainda visando em grande parte o enriquecimento deles próprios? Evidências faltam de que as autoridades locais receberam junto aos repasses e terão como acompanhamento para o vindouro reforço na coleta de impostos na mineração encorajamentos para levar a cabo projetos objetivando atendimento mais digno a necessidade igualmente fundamentais aos cidadãos de quaisquer níveis socioeconômicos sem que rapidamente apareçam justificativas para impor mais peso tributário sobre afazeres lucrativos inerentes a talentos de muitos contribuintes. Com mais essas despesas ingenuamente contraídas os influenciadores do destino nacional tanto leais ao atual presidente quanto saudosos do lulismo-dilmismo, do qual a gestão Temer fora estruturada para ser substituta, prolongam a vida útil de suas estratégias de manejo do aparato institucional em prol de si e aliados, penalizando o restante da população que custeia a contragosto as benesses mediante o já listado penoso pagamento de impostos, resistência a ideias de reconhecimento legal de produtos e serviços postos no mercado por inovações tecnológicas e apoio a movimentos sociais que se escondem atrás das causas ecologistas e do acesso dos trabalhadores agrícolas à terra para sabotar os esforços destes e seus patrões pelo suprimento do país com importantes bens e serviços, tendo os bandos assim feito ao bloquear trecho da BR-155 próximo a Marabá, no Pará, semanas após destroço no patrimônio de uma fazenda em Correntina, oeste da Bahia.

Já tendo para si o montante em espécie adicionado ao orçamento por Brasília a despeito do saldo negativo acumulado lá, é tempo de a sinceramente bem intencionada parcela dos prefeitos paraenses contemplados fazerem surgir desses recursos, numa lição a ser daí em diante aproveitada na lida com as arrecadações cotidianas, progressos em matéria de salubridade, segurança e livre iniciativa a fim de compensar a inconveniência da indução dos repasses e acréscimos de impostos. Em posição de coadjuvante ao lado da conjuntura em vigor envolvendo a situação atual e as expectativas para o futuro político e financeiro do Brasil, o caráter duplamente instável do novo amparo federal confere maior preciosidade a seu uso pelos gestores como ponto de partida para mudanças no proveito das receitas em geral.

Havendo se encerrado o naturalmente finito prazo do comprometimento de Brasília com o envio aos municípios de mais sustância financeira e à medida que a taxação compensatória dos efeitos colaterais da atividade minerária se ajustar, como planejado, aos êxitos dos investidores no ramo sujeitando-se a alívios quando houver lucros insuficientes, também pesará sobre o que resulta da carga dos cofres públicos municipais em primeira mão (sob forma de IPTU, taxas sobre coleta de lixo e outros serviços comumente assumidos por tal esfera) por seus tutores a necessidade de aprimorado e idôneo uso. Não obstante, de acordo com as majoritárias escolhas populares para o comando do país, assim como em todos os estados a depender de seus respectivos quadros políticos, o povo precisará não se perceber só na luta por maior qualidade de vida ante um eventual prosseguimento dos de cor sabidos negócios entre mandatários nacionais com bens aos quais não é aceitável que eles restrinjam a si importantes extensões do direito a acesso. Em caso de fadiga nas capacidades dessas camadas do poder encarregadas de assistências no sentido de viabilizar construtivas imterações entre cidades dentro de um mesmo estado e outras áreas do país inerentes ao pertencimento das levas de habitantes às regiões e a pátria, as virtuosas administrações municipais desfrutarão, em consequência de seu proveito do limitado patrimõnio público comunitário de origem autóctone, destaque por acomodarem o que restar das esperanças de os obstáculos na fidelidade das lideranças nacionais ao bem comum serem superados ainda que em distante futuro.

Na amostra de autonomia concedida aos chefes do Executivo, membros do Legislativo e moradores das cidades cabem distanciamentos em relação a antipopulares modelos de gestão abraçados nos horizontes superiores do poder, em favor de eficaz e bem dosado resguardo da disponibilidade e controle do uso por cada residente dos específicos recursos materiais de cada ambiente. A condição de destino migratório para trabalhadores atraídos por oportunidades no ramo minerário é a particularidade de alguns municípios paraenses, de que Jáder Barbalho se apropriara no apoio ao incremente tributário vindo do Planalto, na qual se sustenta o dever a seus mandatários de aproveitar a relativa possibilidade de dar a volta por cima do atoleiro geral e assim indicar aos moradores os requisitos a serem empregados na escolha eleitoral de quem ocupará cargos nos outros níveis governamentais podendo Inserir também o estado e o país em um regime de avanços. Os desejáveis resultados vão aparecer na intensidade permitida pelo grau de apoio dos governantes municipais à busca pelos governados da maior parte do sustento a si e seus familiares através de suas capacidades economicamente úteis e de temperança nos investimentos em determinados serviços continuamente essenciais a todos, não importando o poder aquisitivo de cada um. Ou seja, se apropriarão de espaço dado pelo posicionamento das autoridades de cada território no tocante a inovações tecnológicas que prometem descomplicar nosso cotidiano e tornar-se fonte de lucros a muita gente (caso do Uber e similares serviços de transporte úteis até para desafogar o trânsitos nas grandes cidades), a depender de outro fator indispensável para os êxitos na sociedade: o amparo que os valores tributários tiverem na disciplina de sua aplicação para o sustento dos bens com que se deve atender às demandas elementares coletivas.

Para as respectivas populações do Distrito Federal e dos estados brasileiros tem se manifestado um relativamente comum descompasso político e econômico contra o qual a luta se dirige para uma excepcional fase. Nela serão seu rumo e velocidade inapelavelmente decretados em mais quatro anos pelos saberes e interesses dos representantes escolhidos pelos eleitores de acordo com sua compreensão do papel do ordenamento público geral sobre suas individual e/ou regionalmente distintas sagas pela sobrevivência fundamentadas na produção de bens e serviços para outrem e acesso aos frutos do trabalho alheio mediante o que lhes é pago pelos próprios labores. Isso em dita questão é uma força motriz adicional à contribuição dos gestores estaduais, para cuja escolha serve de orientação o mesmo mérito, do jeito que servirá também aos líderes institucionais dos municípios daqui a dois anos. Só conhecendo melhor as interligadas trajetórias das decisões estatais até nós e submetendo só a isso nossas decisões nas urnas para desvencilharmo-nos a passos largos da inadequadamente correspondida sujeição a muitas autoridades!

(Reprodução:
http://www.1news.com.br/noticia/485364/variedades/o-caminho-dos-reflexos-das-politicas-publicas-regionais-e-nacionais-ate-nos-23012018

Referências:
https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/23-senadores-investigados-na-lava-jato-ficam-sem-foro-privilegiado-se-nao-se-elegerem-em-2018.ghtml

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