Compra irregular causa prejuízos à Petrobras

Está sendo investigada a compra de uma refinaria de petróleo dos Estados Unidos pela Petrobras. Essa refinaria teria sido comprada pela estatal e pela empresa belga Astra Oil há muitos anos atrás. As duas companhias tiveram um desacordo que obrigou a petroleira brasileira a comprar toda a empresa estadunidense, o que é previsto em uma cláusula contratual chamada Put Optinon. Essa operação causou prejuízos à Petrobras. Em nota, a presidenta Dilma Rousseff, que na época presidia o conselho da Petrobras, afirmou que aprovou a compra em virtude de um relatório "falho", que omitia a cláusula. José Sérgio Gabrieli, que na época era presidente da estatal, disse que esta é comum em aquisições de empresas.
Se realmente for verdade a afirmação da Dilma, é necessário fazer investigações para descobrir quem redigiu o relatório e porque omitiu a cláusula Put Option. Acho que, devido à desavença, a Astra Oil pode ter feito isso justamente com o objetivo de prejudicar a Petrobras. Porém, se estiver mentindo, a presidenta precisa ser punida (pelas autoridades e pelo povo, que tem que evitar elegê-la nas eleições), juntamente com os demais envolvidos nessa maracutaia.
Essas irregularidades com certeza estão entre os fatores que contribuíram para esse momento de crise que a Petrobras está atravessando. Tudo isso está, de alguma forma, afetando o dia-a-dia dos motoristas e a economia do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Omissões que soterraram vidas e sonhos

Justiça de novo em busca de garantias de retidão

A solidez do inédito nível de apoio que Lula recebeu para voltar aonde já esteve